IA chegou para ficar?
A Ubisoft, publisher de Assassin’s Creed e Far Cry, revelou o jogo ‘NEO NPCs’ na Game Developers Conference em São Francisco.
De acordo com uma postagem de notícias da Ubisoft, esses NPCS não interagem através de uma máquina, mas através de um humano. Este consiste em moldar seu personagem, background e estilo de conversação, ajustando o modelo de aprendizagem da linguagem para improvisar diálogos.
“Este consiste no protótipo de IA generativa voltado para o jogador que pode transformar a maneira como os jogadores interagem com personagens não jogáveis (NPCs) em videogames e abrir novas fronteiras para uma jogabilidade que integra nativamente recursos de IA generativa”.
Em uma apresentada privada na GDC, a Ubisoft mostrou à imprensa convidada várias demos. Nestes, os jogadores interagiriam com os personagens alimentados por IA usando comandos de voz, segundo a GI.biz.
A primeira demonstração desafiava os jogadores a construir um relacionamento com um NPC chamado Bloom. Esta responderia às perguntas reagindo dependendo do tom de voz. Os jogadores foram incentivados a aprender sobre sua história e outros personagens.
Além disso, as perguntas certas desencadeavam informações de script relevantes para o jogo construir um relacionamento com o jogador. Ou seja, permitindo em teoria, “aumentar o nível” de seu vículo com o personagem por meio de um medior de tela, o qual desbloqueia mais comportamentos.
Na segunda demonstração, Bloom assistiu uma missão furtiva com um drone reagindo ao que estava ocorrendo na missão. Neste caso, o personagem respondia às perguntas do jogador mostrando consciência de seu progresso e de seu entorno.
Por fim, na terceira demo, um NPC chamado Iron aparece no planejamento de uma missão sugerindo maneiras de abordar a infiltração de um prédio. Os jogadores precisaram desafiar suas ideias, fazendo o NPC comentá-las em uma análise quanto ao funcionamento ou não.