Mais emprego ou menos emprego?
A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) emitiu um alerta ao Xbox devido às demissões em massa após aquisição da Activision Blizzard.
Numa queixa enviada ao 9º Tribunal de Apelações dos EUA (via Bloomberg), a FTC argumentou que: “A medida é inconsistente com a sugestão da Microsoft ao Tribunal de que as duas empresas operarão de forma independente após a fusão”.
“Além disso, a suposta eliminação de milhares de empregos prejudica a capacidade da FTC de ordenar uma reparação eficaz. Isso caso o processo administrativo pendente resulte na determinação de que a aquisição da Activision pela Microsoft violou a Seção 7 da Lei Clayton”.
A gigante Microsoft concluiu a aquisição da Activision Blizzard por US$69 bilhões em outubro de 2023 após várias batalhas judiciais. Uma delas consistiu justamente contra a FTC em um caso que arrastou-se por diversos meses.
No entanto, em janeiro, a Microsoft anunciou planos de cortar 1.900 funcionários no Xbox, Bethesda e Activision Blizzard. Ou seja, um corte de cerca de 8% dos 22.000 funcionários em sua divisão de jogos. Estúdios como Sledgehammer Games (Call of Duty), Blizzard (Overwatch) e Toys 4 Bob (Crash Bandicoot) estão afetados.
Por fim, a Microsoft alegou que a Activision já estava “planejando eliminar um número significativo de empregos” antes de adquirir a empresa.