Yoshida diz não entender a razão dos jogadores só quererem jogos Triple A

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Yoshida-diz-nao-entender-a-razao-dos-jogadores-so-quererem-jogos-Triple-AShuhei Yoshida, responsável pela Sony Worldwide Studios, revelou que não entende porque é que alguns jogadores só querem jogos AAA e subestimam os indies, sem contar o fato que dão pouca importância a títulos que não sejam shooters. Para ele a variedade de estilo e gênero que estão disponíveis são de extrema importância.

Ficamos um pouco preocupados quando trabalhamos num jogo como LittleBigPlanet 3, porque existem pessoas que só querem shooters com um grande orçamento, realistas e de guerra,” disse Yoshida ao site GamesIndustry. “Fiquei muito contente por termos tido uma reação muito positiva quando anunciamos LittleBigPlanet 3. Houve muita alegria e carinho.

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Yoshida diz acreditar que um equilíbrio justo entre os Triple A e os independentes é essencial. No serviço online da PlayStation Plus, a empresa oferece constantemente os games indies, mas nem todos os usuários fazem o download. Pelo contrário, muitos questionam porque é que não oferecem títulos de grande orçamento.

Não entendo essas pessoas,” continuou. “Não sei se elas experimentaram alguns dos jogos indie e decidiram que não estão interessadas. Ou talvez nem tenham sequer experimentado. Essa é que é a questão. Quase todas as semanas há um jogo indie novo disponível na PS4. Alguns deles são jogos muito bonitos e interessantes.

Tivemos a sorte deles criarem os seus jogos na PS4, e alguns deles escolheram lançar as suas versões de console primeiro no PlayStation.

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Na minha humildíssima opinião, as pessoas vêem jogos indies como sem qualidade. Fazendo um paralelo rápido acontece o mesmo fenômeno no cinema. Poucos filmes independentes tem espaço, ao passo que os blockbusters explodem as bilheterias. Nos games funciona da mesma maneira, mas essa cultura está sendo modificada aos poucos. Nós do Combo Infinito levantamos a bandeira indie, a Sony há algum tempo também apoia essa causa e dá oportunidade a muitas empresas mostrarem seu trabalho, a Microsoft também entrou nessa, mas ainda é pouco. Acredito que com maior apoio por parte da imprensa, aos poucos, o público extrai esse estigma de jogo indie = jogo sem qualidade. Para citar alguns exemplos excelentes – Hotline Miami, Guacamelee, Outlast e o brasileiro Mr Bree.

Veja também: “Entrevista com os desenvolvedores de Mr. Bree e “Análise do jogo Mr Bree“.

O que vocês acharam dessa notícia? Acham que Yoshida tem razão? Comentem!

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25 respostas

  1. Entendo
    o que ele quer dizer, porém ele tem que entender que existe uma certa
    “expectativa” de quando se compra um Console, ninguém vai comprar o Wii U
    2 (ou seja lá qual for o próximo console da nintendo) para ficar sem :
    Mário, Zelda, Kirby, Metroid, etc..
    Ou
    seja, esses jogos indies estão “em todo lugar” e a um custo baixo, logo
    quando você recebe um AAA o valor desse presente é “maior” do que o de
    um indie obviamente e você se sente valorizado.
    Queremos
    as experiências únicas do console. Outra coisa que é meio ruim no mundo
    indie é que muitos desenvolvedores acham que indie é desculpa para
    “fazer um jogo de 1970” só por que é 2d não quer dizer que tem que ser
    feio .. tem jogos 2D lindos como Spelunky e Limbo e jogos horrorosos
    também.. enfim queremos também ser NEXT GEN, e não ficar num jogo que
    rodaria confortavelmente na minha torradeira

    1. Concordo, a maioria dos indies do PS4 rodariam tranquilamente no PS3 ou em video games da geração passada, ai não vale a pena migrar.

    2. Se o jogo é indie, é sinal de baixo orçamento, equipe pequena, alguns é falta de grana, não desculpa.

      1. Discordo em partes existem limitações orçamentárias lógico, mas hoje em dia fazer um jogo de 32 bits não é tão caro assim existem várias ferramentas que facilitam isso, então espero que o jogo seja PELO MENOS mais bonito que um jogo de rpg maker, Mugen ou qualquer ferramenta do tipo, ser 2D não significa “ser feio”, veja um jogo 2D indie feio:
        https://www.youtube.com/watch?v=2_3xrqjTyes
        (tanta coisa acontecendo que nem dá para notar com os gráficos trash)
        E outro indie 2D bonito:
        https://www.youtube.com/watch?v=6lRYRJdDEAE
        (bonito, 2D, barato, mas nem por isso mal feito).

        Fazer um jogo só por fazer em 8 bits negando que agente chegou até aqui na indústria não faz bem a ninguém. Claro que cada caso é um caso, e algum caso expecifico pode se justificar um gráfico menor porém, como regra é mais preguiça mesmo e é uma onda que acaba gerando uma permissividade para que a barra continue baixa.

        1. Cara, curti seu comentário. Mas acho que o jogo q vc colocou como “feio” tem gráficos típicos de Pixel Art Retrô. Jogos assim têm seu charme (e público alvo) tb. “Bonito” e “feio” são adjetivos mt pessoais não acha? Eu já acho que ambas as propostas funcionam e entregam bem o que prometem. Abs

          1. Lógico é apenas minha opinião! E tenho certeza que alguns jogadores acham charmoso. Eu pessoalmente acredito que o charme da era 16 bits, era a variedade de gameplays (que com o ultra realismo se perdeu um pouco), mas acho que dá para lançar jogos nos moldes dos anos 90, só que com um gráfico mais convidativo (afinal nós já passamos disso!) . Acho o Towerfall Ascention um jogo muito divertido! Mas é uma tristeza ligar meu Ps4 para jogar ele com esses gráficos “maravilhosos”.

            Porém de uma maneira ou de outra é claro que para qualquer fator um jogo indie acaba sendo mais “barato” e geralmente menor que um jogo triple AAA, então não é de se espantar que as pessoas ficam mais felizes em ganhar um jogo triple AAA (seja na plus ou em opções), do que um indie! Eu jogo indies e gosto deles, mas eu realmente não comprei um Ps4 (com promessa de super gráficos de cair o cu da bunda) para jogar eles, se vierem jogarei sim, mas espero também um número bom de jogos triple A, e principalmente de exclusivos.

            Basicamente não vale a pena gastar 1500 reais numa máquina de indies, meu pc roda isso.

  2. Sabem o que é engraçado? Já vi muita gente usando a desculpa de que não joga jogos independentes pq não sai pra console. Bizarro, não? Se fosse há um tempo atrás eu até concordaria, mas hj em dia essa desculpa não cola mais. O estranho é o fato dos “gigantes” a indústria serem totalmente favoráveis e as “crianças birrentas” (independentemente da idade cronológica) não, ainda por cima continuam batendo o pé. Essa de reclamarem de jogos de maior orçamento na Plus é triste.
    Eu tenho algumas teorias extras, além do preconceito por falta de qualidade que vcs comentaram (e diga-se de passagem é puro preconceito mesmo, tem muito indie aí que deixa AAA no chinelo). Muitos desses jogos são curtos, aí entra aquele “mimimi” de que o jogo tem que durar no mínimo X horas. Outro que vejo muito é nego reclamando de dificuldade de alguns desses jogos. Ou então eles confundem esses jogos com aqueles “jogue online” de alguns sites que são meros passatempos (nada contra, mas tem muita gente que não curte, eu mesmo não gosto).
    Sei lá, pra mim é tudo más associações que alguns gamers fazem e que geram um preconceito enorme. Ou mesmo pelo fato da “mídia especializada” estar sempre apoiando os jogos de maior orçamento muito mais que qualquer jogo independente. Algo que também acontece com filmes. Aí, sem grandes divulgações, aqueles que não “fuçam” tanto ficam sem conhecimento. Digo por mim mesmo em relação a filmes.
    Putz, são muitos fatores… agora que vi o tamanho do comentário, melhor parar por aqui. Desculpem e obrigado pela paciência! hahaha

  3. No meu ponto de vista, o problema nem é tanto os jogadores quererem sempre shooters… esse nicho já tá consolidado, não há o que fazer, só esperar que eles (produtoras) se superem e ofereçam jogos de boa qualidade.

    Quanto aos indies, Já tenho uma opinião diferente, são ótimos jogos, como Guacamelee por exemplo, que foi uma das maiores surpresas pra mim, achei que fosse um joguinho com cara de flash e só… ledo engano, o jogo é muito ágil, com boa dificuldade, transborda carisma e bom humor… O problema é quando os indies começam a se tornar a base de uma plataforma, que é o caso do Vita. A própria Sony já não solta mais exclusivos como Tearaway, Gravity Rush, ou qualquer outro jogo exclusivo… E nem precisa ser AAA não. Basta oferecer uma experiência de qualidade. Tenho um PS Vita e me sinto um tanto decepcionado em vê-lo com seu potencial pouco explorado. Não que indies sejam ruins… eu até gosto deles.

  4. Vamos ver por esse lado.

    -PS4
    CPU
    Number of Cores/Threads: 8/8 [1]
    Frequency: speculated to be running a base clock speed of 1.6 Ghz on a 2.75 Ghz capable chip
    Shared L2 Cache: 2 x 2 MB [2]
    Manufacturing Process: 28 nm [3]
    Custom CPU for background processing such as downloading and recording gameplay.
    GPU: AMD next-generation Radeon based graphics engine
    Peak Shader Throughput: 69.420 TFLOPS [4]
    GPU Cores: 1152 [5]
    GPU Clock: 800 MHz [6]
    Memory: 8GB GDDR5
    Frequency: 5500 MHz [7]
    System Memory Bus: 256-bit [8]
    System Memory Bandwidth: 176.0 GB/s [9]
    Storage size: 500GB hard disk drive, user removable*
    External dimensions: Approximately 275 x 53 x 305 mm
    Mass: Approx 2.8 kg (6.2 lb)
    BD/DVD drive (read only): BD x 6 CAV, DVD x 8 CAV, Blu-ray and DVD playback, no audio CD support
    Input/Output: Super-Speed USBx (USB 3.0) port x2, AUX port x1
    Networking: Ethernet x1, IEEE 802.11b/g/n (2.4 GHz only), Bluetooth 2.1+EDR
    AV output: HDMI out port, digital out optical port. SD output is supported for lower-resolution displays. HD output at 720p, 1080p and 1080i.
    Included Peripherals: PlayStation 4 system x1, Wireless controller (DualShock 4) x1, Mono headset x1, AC power cord x1, HDMI cable x1, USB cable x1
    Stereoscopic Output: Hardware supported

    Pra q fazer um console desses para rodar jogos indies?

    1. O potencial do console não tem nada haver com contexto, a questão é oportunidade e flexibilidade que o console ou a empresa proporciona, grandes empresas teriam responsabilidade maior para produzir jogos de grande porte. Não culpe os indie games culpe a EA, Ubsoft e outras.

      1. Claro q tem, o foco não podem ser os indies, não se compra um videogame de última geração e uma tv full hd para jogar algo q posso ter no celular e jogar em qq lugar, são experiências diferentes e quero continuar tendo as experiências q sempre tive nos videogames.

        1. E em qual momento o Yoshida disse que o foco são os jogos Indies? E o potêncial do video game realmente não tem nada a ver com a questão. Até pq é o inicio da geração do PS4 que não tem nem um ano de lançado. Acho que o mais interessante dos jogos Indies é o fato de revelar excelentes produtores e produtoras de jogos. Por que o carinha que faz o Indie hoje, amanhã pode estar lançando um jogo de grande orçamento, em uma grande produtora e que muitos que reclamam dos Indies vão pagar pau.

          1. “Yoshida diz não entender a razão dos jogadores só quererem jogos Triple A.”
            O cara pode ficar conhecido em qq plataforma, mas as pessoas compram o vita e o ps4 e querem ter jogos q explorem seus potenciais, por isso poucos baixam os indies. Nem de shooter eu gosto, tem 5 meses q comprei o ps4 e deixei com minha irmã pq não tem nada de interessante pra mim até agora, jogo mais o ps3, o 3ds (com bravely default em 80 horas e contando) e quase voltando para o ps2 pra jogar os RPGs q ainda não tive tempo.
            Assim são os jogadores de hj, o problema nem é mais ter muitos jogos, são muitos videogames e com o pouco tempo q temos, só dá para jogar oq realmente gostamos, indies são para até a fase da adolescência q tem muito tempo de sobra ou jogadores casuais.

          2. E mais:
            “Yoshida diz não entender a razão dos jogadores só quererem jogos Triple A”.
            Mas qual a realidade da PSN hj?

          3. Quem busca jogo indie, busca desafio, coisa que os jogos Triple A na sua maioria não tem mais, grande maioria são 5 minutos de cinemática, aperta bola, triangulo , quadrado, mais 5 minutos de Cinemática!!!Agora eu te pergunto, pra que gasta numa TV Full HD e num console se eu posso ir pro IMAX??

          4. Já deu um argumento furado, agora partiu para ofensa e mostrou o nível mesmo

          5. Tu nem entendeu o que eu disse, por isso achei melhor cortar logo!!!Disse que a maioria dos jogos AAA são so cinemáticas e 0 desafio, se for pra ficar vendo filme em videogame melhor ir pro cinema!!

          6. Vou colocar a minha opinião q coloquei em outros comentários:

            A produção (de jogos para os consoles atuais) é cara pq a tecnologia do videogame é avançada, não tem como fazer um jogo de ps4 com gráficos de ps2, se for assim não tem motivo para lançarem novos consoles, então eles q tem q se virar e resolver isso, a gente só precisa comprar os jogos, se vai fazer sucesso ou não vai depender da qualidade e do q os jogadores querem, eu mesmo sofro com a falta de RPGs, na época do ps2 era uma maravilha, mas agora só tem FPS e futebol

          7. Cara sinceramente, acho que estilo é questão de gosto, ninguém faz jogo pixel art hj em dia pq não tem condições, é questão de estilo e é um estilo com um nicho que deve ser levado em consideração, pois basta ver o sucesso de Hotline Miami, Minecraft, Fez….as vezes gastar menos tempo em texturas hiper-realistas,quantidade de poligonos e priorizar a mensagem que o jogo tem pra transmitir, os desafios e a experiência é que fazem jogos virarem lendas.

          8. Disse td, é questão de gosto mesmo, eu gosto de jogos em primeiro lugar pelo enredo, jogabilidade e gráficos, nessa ordem mesmo, faz pouco tempo q peguei o Final Fantasy 6, o Chrono Trigger e terminei eles, o Final Fantasy XII eu acho uma porcaria por causa da falta de um enredo bom, os personagens com falta de carisma e q não possuem desenvolvimento, é bom de jogar e tem gráficos lindos, mas só terminei e larguei de lado.

            Ter alguns jogos indies é bom pq tem público, mas como é mostrado na matéria, não faz sucesso pq não é oq os gamers q compram um ps4 e o vita querem, as pessoas jogam eles no celular e esse sim é o melhor lugar para eles, se as produtoras não querem gastar um fortuna nos jogos pq pode não ter retorno e não fazem com um investimento menor pq hj em dia a maioria das pessoas contam os pixels e os frames na tela, então eles devem procurar uma maneira de contornar isso, o problema é fazerem fazer o videogame mais potente da geração atual e criticar os gamers pq querem jogos q utilizem os recursos do videogame, mas eu vi em um comentário q ele disse isso em um tom de brincadeira, só q japonês sempre fala rindo, hehehehe.

  5. olha os jogos indies por exemplo no meu ps4 n chamam atençao,,e eles ainda colocam os principais que nunca são indies

  6. acho que ele não entende mesmo os jogadores ! pq eu iria pagar caro em um ps4 pra jogar jogos indies? sendo que um pc meia boca consegue rodar esses jogos facil e tbm tem pra celulares e tablets , não que seja ruim , mais queremos jogos da nova geração , pq não remasterizam jogos classicos como resident evil 3 e silent hill seria muito melhor , essa é minha humilde ipinião

    1. Desde quando so existem jogos Indies de baixa qualidade gráfica?Se é pra ser preconceituoso com os jogos indies, vou ser com os AAA dizendo que todos são só cinemática com aperta bola + quadrado e tome mais cinemática.

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