Análise| Call of Duty: Black Ops 4 mesmo sem single player, Treyarch faz bonito

CoD: Black Ops 4

Compartilhe

Black Ops 4 traz uma nova postura da Treyarch para a franquia Call of Duty

Este ano fomos surpreendidos não com o lançamento de Black Ops 4. Afinal, todo ano temos um novo COD. Mas sim pelo fato do novo game da Treyarch não possuir modo campanha. Tal postura gerou opiniões mistas após o aguardado anúncio. Segundo a empresa, o motivo da exclusão do modo single-player foi sua má recepção em Black Ops 3. Por isso, a decisão de concentrar seus esforços em uma experiência mais social do que uma simples experiência de 5  a7 horas de duração.

Dito isso, um novo linep up nos foi apresentado, com novos modos e o tão especulado battle royale, intitulado Blackout. Estes modos prometem preencher o tradicional modo campanha que a série e seus demais estúdios costumam adotar. Nesta nova visão da Treyarch para a franquia Call of Duty, temos: 3 modos Zombies, o tradicional Multuplayer e Blackout. Com todas essas promessas, Call of Duty: Black Ops 4 vai conseguir ser um sucesso? Irá conseguir superar seu irmão de sangue, Modern Warfare? Talvez a intenção nem seja essa, mas sim de trazer uma nova linha de Call of Duties.

Esquadrão de Especialistas

- PUBLICIDADE -

Call of Duty: Black Ops 4

Uma das promessas da Treyarch foi que não traria o modo single-player. Ao invés disso, optou por uma abordagem bem similar como a de Overwatch e Titanfall. Usou todos seus especialistas em um tipo de tutorial que vai progredindo gradualmente e desbloqueando animações. Estas animações servem para dar vida a cada um dos especialistas, mostrando suas origens e seus dramas pessoais. – o que é bem feito por sinal. Além de trazer uma qualidade gráfica impecável, as animações são desbloqueadas conforme você vai completando o tutorial de cada um dos personagens.

Deste modo, se era para tirar qualquer vestígio de um modo single-player, então pra que colocar algo que não será utilizado pela a maioria dos jogadores? Este tutorial forçado serve para você conhecer mais de cada um dos especialistas presentes no jogo. Porém, a forma que ele foi executado é cansativa e incoerente. Visto que, a proposta por trás de Call of Duty: Black Ops 4 é uma experiência totalmente multiplayer. Assim, todos que compraram o game, foram no intuito de se aventurarem em experiência multiplayer e não mais no single-player.

- PUBLICIDADE -

Portanto, a intenção da Treyarch em dar vida a estes especialistas não foi errada, porém seria um ótimo modo campanha. Onde poderíamos jogar com cada um deles. E, sem dúvida, seria uma forma do jogador se “familiarizar” com cada um dos personagens antes de ir para o multiplayer. Ou até mesmo trabalhar fora do jogo, na internet, como faz a Blizzard com Overwatch.

Um modo Zombies nunca visto antes

Este novo modo Zombies é apogeu de tudo que modo já foi um dia. A princípio, para quem caiu de paraquedas na franquia através deste novo título, o Zombies é um modo horda com narrativa que ao longo dos anos ele foi evoluindo suas mecânicas e suas histórias. Ambas se tornando cada vez mais interessante a cada novo título.

Agora ele veio com 3 novos modos cada um com histórias e personagens diferentes, trazendo uma maior longevidade à modalidade, bem como uma maior experiência social. Como dito anteriormente, temos 3 novas aventuras. Temos: O IX, onde somos gladiadores dentro de um cenário que lembra bastante o Coliseu; O Voyage of Despair, traz uma historia alternativa sobre o motivo pelo qual o Titanic afundou, e não foi um iceberg. E por fim, temos o Blood of the Dead, onde será possível jogar com personagens de histórias anteriores do modo Zumbies. Nesta aventura, os jogadores terão que encontrar uma maneira para fugir do encarceramento físico e espiritual em Alcatraz.

Sobretudo, essas três novas aventuras trazem novas mecânicas que agregam bastante o gameplay. As classes estão de volta, porém, agora, elas são estruturadas na forma de 4 deuses, cada um com sua vantagem. Estas vantagens serão desbloqueadas conforme você avança no modo. Além das novas classes, temos consumíveis que nos garantem vantagens adicionais e limitadas por um determinado tempo. Por outro lado, a maneira com se joga o Zombies não mudou. Você ainda compra armas, abre portas com o dinheiro adquirido e encontra os mistérios e os easter-eggs tradicionais deste modo. E o fator dificuldade continua com toda sua glória.

Em suma, este novo modo Zombies trouxe uma maior gama de cenários e personagens que só agregam ao modo. Estabelecendo, assim, uma tendência para futuros títulos.

Sem KDA, o importante agora é cumprir objetivo e se divertir

Uma das grandes mudanças do modo multiplayer foi à retirada do KDA, Kill / Death / Assist – algo bastante comum no modo online da franquia. Nesta nova faceta de Call of Duty, a procura obcecada pelo o K/D dos sonhos foi trocada por uma experiência mais sociável e menos exclusiva de jogadores casuais. Assim, Black Ops 4 conseguiu equilibrar a experiência daquele jogador casual com o competitivo, de forma que ambos possam se divertir.

O modo multiplayer online é composto de 6 modos: Mata-Mata em Equipe, Dominação, Controle, Kill Confirm, Hardpoint e Heist. Todos estes modos já são conhecidos de todos, porém, há um em especifico que é o destaque de todo este portfólio. Controle é um modo assimétrico de 3 rodadas onde duas equipes defendem e atacam locais totalmente aleatórios no mapa. Mas isso não é tudo. A cereja do bolo está no total de respawn que cada equipe possui, 25 no total. Assim, temos 5 respawn para cada jogador. Então, não basta só matar, você também tem que evitar morrer. A equipe que exceder seus números de respwan perde a partida. Além de uma boa estratégia, você deve montar uma boa equipe e de preferência amigos e que sejam BR, pois o modo exige muita comunicação e sincronia.

Assim como na beta, você inicia sua odisseia multiplayer sem nenhuma categoria destravada. Após o nível 5 você desbloqueia uma das categorias e assim gradualmente. Assim como citei na analise da beta, a Treyarch está propondo ao jogador uma progressão induzida, onde para desbloquear, de fato, vai ter que jogar. Por outro lado a jogabilidade e novas mecânicas aprimoradas, definitivamente, colocaram COD no eixo. Toda a premissa coloca o jogador em jogabilidade ”pé no chão”, sem mais saltinhos, pulinhos exagerados. Tudo está como antes.

Blackout

É aqui que Black Ops 4 brilha. O modo Blackout definitivamente não foi pensado apenas como um plus, mas como a cereja do bolo do novo game. Hoje temos dois grandes concorrentes neste mercado, sendo Fortnite e PUBG. Definitivamente os jogadores poderão ver semelhanças entre COD e PUBG, pois são jogos mais pé no chão. Então, sem as construções e um foco total na guerra, Blackout é um Battle Royale mais puro, perigoso e violento.

Porém, nem tudo que reluz é ouro. Durante a fase a beta, o modo Blackout mostrava um visual poderoso, mas cheio de defeitos como serrilhados absurdos. Na versão final isso continua, com construção de ambientes na nossa frente, até mesmo na versão PC. Ainda assim, a versão dos computadores leva vantagem, por ter uma imagem mais consistente, dependendo da configuração que você possui. Nós testamos numa GeForce GTX 1080 e rodando em 4K. Porém, nos consoles é mais fácil de encontrar partidas, uma vez que no PC o Blackout muitas vezes começa com 30 jogadores, por falta de contingente e por um defeito no matchmaking do game na plataforma. Algo que a Treyarch já avisou que está trabalhando para arrumar.

Como um todo, o modo Blackout é sensacional, sendo possível jogar sozinho, em dupla ou em grupo de 4 pessoas. É um estilo de jogatina frenética, cheia de estratégia e muito viciante. Um Battle Royale de rico, que mostra como este sub-gênero ainda tem muita lenha pra queimar, principalmente se grandes empresas como a Activision botarem mais a ‘mão na massa’.

E até quando vai esse sucesso?

A Treyarch ouviu muito sua comunidade durante a beta e prometeu trazer aquilo que os fãs achavam que melhoraria a experiência. O resultado é uma ótima dose de multiplayer em um cenário totalmente sociável. Todos os modos, sem exceção de nenhum, propõem uma experiência social e saudável de formas distintas. A Treyarch conseguiu abrir a porteira para novos jogadores, mas também para aqueles que se sentiam rejeitados e impotentes em modos com o multiplayer. Agora esse oásis online é lugar para todo o tipo de jogador, onde a diversão é fator dominante.

Porém, o carro chefe de toda está proposta é o modo Blackout. Este modo é a galinha dos ovos de ouro da Treyarch. Esta modalidade conseguiu trazer a premissa do battle royale sem se tornar uma cópia barata. O reflexo deste belo casamento está nos números que o modo vem ganhando na Twitch desde seu lançamento.

Enfim, Call of Duty: Black Ops 4 possui três modos longevos, divertidos e viciantes que nos farão jogá-los por um bom tempo. A falta de uma campanha é notória, mas tê-la por tê-la não seria interessante sem uma boa dose de criatividade. Só nos resta saber se a Treyarch vai fazer desta grande aposta uma tendência para seus futuros jogos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”