Análise: Layers of Fear – A Arte de causar o medo

Compartilhe

[tps_header]

layers-of-fear-01Depois de Layers of Fear, você NUNCA MAIS olhará um quadro da mesma maneira.

- PUBLICIDADE -

O jogo foi desenvolvido pela produtora Polonesa Bloober Team e foi lançado para PS4, Xbox One e PC. Tem a visão em primeira pessoa, e se trata de um game de terror ambientado em uma mansão sinistra, onde você precisa desvendar os mistérios que envolvem um pintor renomado que parece ter perdido seu talento e um acidente que parece ter causado a perda de sua alma e/ou sanidade.

As Camadas da Arte

layers-of-fear-02

Quadros, tintas, desenhos, rabiscos, sucesso, medo do fracasso, realidade…Esses pontos chaves são trabalhados de forma extremamente intensa dentro desse game. A ideia artística jogada dentro de Layers of Fear tem um bom gosto, seja quando ele quer te alertar do perigo, ou quando ele quer te matar do coração.

- PUBLICIDADE -

Esse game te coloca em um Universo um pouco diferente do que estamos acostumados. Você está na pele de um pintor e preso dentro de uma mansão, que parece representar a sua consciência ou mente, onde precisa descobrir os “ingredientes” para finalizar a sua obra prima. O jogo utiliza de mecânicas simples, onde as suas ações se resumem em abrir portas, gavetas e armários e pegar alguns objetos, sejam eles para interagir ou apenas explorar e conhecer mais da história. Muitos dos puzzles que o jogador irá encontrar não são complexos, pelo contrário, são rápidos de resolver e bem intuitivos.

Acredito que esse é um daqueles jogos que te convidam a refletir. Existe uma história central que guia o personagem sempre para o lugar que ele realmente precisa ir, mas os acontecimentos durante essa trajetória, e os locais que você encontra, te fazem pensar qual tempo ou espaço você está inserido. O personagem principal está em um forte conflito interno, e todos aqueles problemas que você descobre ao longo da jornada te movem para um único ponto – finalizar a sua obra prima.

Uma vez dentro da mente de um artista problemático, você começa a entender o motivo real de toda aquela bagunça, de como isso afeta a vida profissional, pessoal e tudo o que envolve a vida de um indivíduo daquele.

As Camadas do Terror

layers-of-fear-00

Tudo começa com o nome do jogo, o qual foi escolhido de maneira brilhante: Layers of Fear ou Camadas do medo. Esse título traz a alusão de uma pintura, que são produzidas em camadas, ao mesmo tempo que elas representam a jornada e o terror do personagem dentro do game.

LOF tem como princípio aterrorizar o jogador e o objetivo é conquistado com maestria. Quando você está conectado com ele, imerso naquele mundo bizarro, tudo parece sinistro. Todos os aspectos do jogo contribuem para trazer uma atmosfera medonha, mas é na sonografia que o game se destaca. A trilha sonora e os efeitos conseguem te convencer que está, realmente, num local horripilante. A música de fundo te leva pra um ponto tão intenso que qualquer barulhinho de livro caindo, ou rato atravessando na sua frente, faz você tomar um susto do ca#$@%. Sussurros, choros e gritos contribuem pra essa atmosfera pesada que o jogo propõe.

Outra curiosidade bastante explorada é: como um quadro pode ser sinistro. O jogo tem uma característica artística que poucos ousariam em fazer. Ele trabalha muitos aspectos da arte, os quais poucos compreendem, mas que fazem sentido naquele universo. Quadros podem ser horripilantes. – “Minha avó pintou um quadro de maneira inocente, mas é muito sinistro. Tanto que se você chegar em casa de madrugada e der de cara com ele, com certeza não vai desejar não estar ali.” A comparação pode ser ridícula, mas esse ponto em comum te faz refletir: quadros podem ser sinistros per si, sem precisar de um contexto qualquer e nesse jogo, eles potencializam esse conceito de maneira extraordinária.

Outro detalhe muito importante, que contribui para o horror é a iluminação. De repente você se vê num ambiente bem iluminado, confortável e aconchegante e quando menos percebe está numa pocilga, cheia de ratos, em um breu que não enxerga um palmo a sua frente.

LOF tem um clima muito parecido com o PT (Silent Hills), mas por ser um jogo completo, ele te envolve e faz você se comprometer com aquele lugar.

As Camadas do herói

layers-of-fear-03

Quando você entende qual é o propósito do jogo, quem é você naquele universo e o porque você está ali, tudo fica mais interessante. O game parece retratar um pouquinho da história de verdadeiros gênios, problemáticos (não são poucos), que pudemos acompanhar na história da arte. Pessoas que se entregavam tanto àquele propósito, que, em certos momentos, não conseguiam mais lidar com a vida real.

O artista mostra toda sua vaidade, egocentrismo e orgulho dentro daquele universo e externaliza isso de uma maneira que também contribui para o comportamento totalmente controverso. Quando você descobre a existência de alguns outros personagens e monta essa história na cabeça, o terror, a maluquice e a distorçao fazem total sentido.

Conclusão

layers-of-fear-04

Layers of Fear vai do “teste pra cardíaco” ao “curiosidade máxima“, em segundos. Sustos imprevisíveis, a desconstrução da arte em si e envolver o jogador naquela mente bagunçada do personagem fazem de LOF uma obra bem interessante. É um jogo curto, assustador e descomplicado, o qual faz você viver realmente aquela história de maneira intensa.

Galeria de Imagens

[/tps_header]

layers-of-fear-05

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”