Análise | Manticore: Galaxy On Fire leva batalhas espaciais ao Nintendo Switch

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A estrutura de hardware do Nintendo Switch colabora para que jogos para dispositivos mobiles, possam ser facilmente convertidos para ele. Entretanto, o mercado de games mobiles e de consoles é totalmente diferente um do outro. Assim, pensar que um jogo concebido para smartphones e tablets possa se dar bem no Switch é uma faca de dois gumes. Dependendo da execução, tudo pode ir por água abaixo.

Felizmente, pensando neste quesito, não é o caso de Manticore: Galaxy on Fire. O jogo tem em seu cerne a alma de um game para mobile, por conta do estúdio Fish Labs. Este estúdio tem diversos games para Android e iOS em seu currículo. Porém, foi comprado pela Koch Media em 2013. Os jogos lançados pela Koch Media levam o selo de ninguém mais, ninguém menos, que Deep Silver. Assim, uniram o conceito de um jogo mobile com a experiência da Deep Silver nos consoles para levar Manticore: Galaxy on Fire para o Switch.

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Então estamos diante de um jogo que faz jus a plataforma que ele roda? Mais ou menos…

Guardião da Galáxia Manticore: Galaxy on Fire Edition

O jogo é dividido em missões e tenta criar uma história bem trabalhada. Os personagens não possuem movimentos, mas tem uma boa atenção na atuação de voz. Mesmo que tudo pareça um tanto quanto superficial demais. Nosso personagem não fala e não tem nome. Ele se vê envolvido com uma equipe chamada Manticore. Aos poucos, percebemos que nossas missões iniciais são bem pequenas, comparadas com os inimigos que o jogo coloca a nossa frente no decorrer da história.

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O objetivo é neutralizar um cartel terrorista armado até os dentes. A reviravolta do jogo é até interessante. Porém, se seu único objetivo para jogar um jogo neste estilo for a história, este game não é lá uma boa pedida. Novamente, tudo é bem superficial e a progressão da história é lenta, tornando-a um dos pontos fracos.

Liberdade de movimento

Manticore: Galaxy on Fire PRECISA te chamar a atenção por conta da jogabilidade. O Nintendo Switch é um console com muito potencial, mas que ainda não tem diversos tipos de gêneros em seu catálogo. Manticore chega para ser uma boa opção quando o assunto é um game de nave no espaço com muitas explosões. O jogo roda muito bem tanto na Dock quanto no modo portátil, em 60FPS por segundo. Traz um visual muito bonito com 360º de liberdade de movimento. É possível fazer várias manobras a fim de esquivar de um ataque ou pegar o inimigo desprevenido.

Graficamente falando temos, com certeza, um belo jogo nas mãos. As naves são bem detalhadas, com um visual que fica entre a realidade e um desenho. O espaço é fantástico, com luzes, estrelas, planetas e lixo espacial. O que falta de carisma nos personagens e na história, sobra no visual e na parte artística.

Evoluindo seu arsenal

O jogador tem diversas opções de upgrades, mas essencialmente os ataques são bem comuns. Tanto a nave, quanto as armas, podem ser alteradas conforme a história avança. Tudo é divido em missões, que levam o jogador para pontos diferente do espaço em busca de derrotar os inimigos. O cenário é bem amplo e agrada bastante quem gosta de explorar, além de atirar em outras naves.

Assim, é possível encontrar peças e componentes que podem gerar o upgrade que você tanto busca. Existem missões especificamente direcionadas para a exploração. Entretanto, conforme você voa em busca de suprimentos, sempre vão aparecer mais inimigos prontos para serem explodidos. Ou seja, dificilmente você terá paz, mesmo que você só queira dar um role em busca algo valioso.

Loadings absurdamente demorados

Você deve ter feito uma careta neste momento. Pois é, Manticore tinha tudo para ser um game bem agradável. Entretanto possui um problema muito grave: os Loadings. Eu comecei analisando o game no modo portátil e me assustei com o primeiro Loading. Até que ele terminou e vi um pequeno trecho da história. Então, me apareceu outra tela de carregamento, também demorada. Joguei a primeira missão. Quando terminei, o jogo mostrou outra tela de Loading, mais uma vez, eterna. Logo entendi que poderia ser algo ligado ao modo portátil. Talvez o jogo não tenha se dado bem com este modo do Switch, mesmo que tenha vindo originalmente dos dispositivos mobiles.

Então testei na Dock e para minha surpresa… nada mudou. Os loadings do game continuaram gigantescos, talvez até piores. Embora eu tenha me permitido ter mais paciência do que o normal, tenho certeza que muitos jogadores poderão abandonar o game por conta deste grave problema. Muitas vezes ele tem uma tela demorada de carregamento para mostrar algo da história e logo em seguida entra em outra, para liberar o jogador para realmente jogar. Em 2018, com jogos como Zelda com mundo enorme rodando no Switch sem loading, é inadmissível.

Quase vale a pena

Manticore: Galaxy on Fire é um jogo que poderia marcar fortemente no Switch. Com a falta de games do gênero no console da Nintendo (e por que não no PS4 e Xbox One, certo?), seria de grande valia contar com um jogo de qualidade neste formato. A jogabilidade é boa, apesar das missões serem bem repetitivas. A maioria delas trata-se de escoltar e defender alguma coisa. Isso sem contar que a história é qualquer coisa e os loadings são enormes. Assim, sobra a boa jogabilidade.

Se você for paciente o suficiente ou usar o Switch no modo portátil com seu smartphone do lado, seja tranquilo de esperar os loadings enquanto navega pelo seu Facebook ou Instagram. Talvez a Deep Silver possa resolver este problema com algum update. Quem sabe.

 

 

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