Análise | Scribblenauts Showdown é tão simples que até sua avó poderá jogar

Compartilhe

Sabe quando você junta a galera – sejam amigos ou familiares – para fazer aquela sessão de jogatina? Um dos poucos jogos capazes de realizar esses momentos únicos, são os que utilizam sensor de movimento. Just Dance e os clássicos do sensor Kinect no Xbox 360 e One conseguiam realizar tal tarefa com muita facilidade. Os jogos da Nintendo também. O motivo da popularização destes tipos de games acontece devido a facilidade nos controles, em outras palavras, a simplicidade. Todo mundo tem alguém na família ou amigo que não possui capacidade motora para conseguir jogar títulos mais complexos. Seja alguém que não consegue controlar o personagem e a câmera simultaneamente ou que não sabe lidar com inimigos inteligentes (que possua algum tipo de IA).

Para a tristeza deste público, infelizmente os sensores de movimento estão caindo no esquecimento e abandono da indústria. De tempo em tempo, ainda temos alguns que tentam focar neste público e Scribblenauts Showdown é um deles. Lançado primeiramente no Nintendo Switch, o jogo cooperativo e competitivo da Shiver chega as demais plataformas. Com diferentes modos e mini games, o título foca na jogatina cooperativa ou competitiva local. Porém será que ele vale o que diz pelo preço que é vendido no lançamento? Confira o que achamos do jogo nesta análise.

Para os criativos e espertos!

- PUBLICIDADE -

 

Uma das principais mecânicas da franquia Scribblenauts, é o sistema de criação de itens. Basta digitar o que quer e você terá! Acredite, o banco de dados de itens é absurdamente gigante e irá te impressionar. Tudo que você precisar no jogo, basta abrir o menu de criação e digitar o nome do item que necessite. Está precisando subir em um local alto? Crie uma escada! Ela é pequena? Adicione o adjetivo “Gigante” e pronto! Você superou o obstáculo ao estilo Scribblenauts. Neste título, as coisas não mudaram e melhoraram em relação aos anteriores. A quantidade de possibilidades duplicou e seu limite é definido pela sua criatividade. Diversos modos do jogo usam e abusam da mecânica e isso é bem divertido.

- PUBLICIDADE -

Porém, o que é divertido, também pode ser entediante. Nos minis games disponíveis em Scribblenauts Showdown, alguns necessitam que você escreva o nome de um objeto por alguma razão ou consequência. No entanto, muitas vezes é difícil pensar em algo rapidamente. Será comum as vezes que o jogo irá te pedir para criar uma arma que comece com a letra “P” e de raiva você usa uma “Panqueca” para lutar com seu adversário, porque é a única coisa que lhe vem em mente.

Um jogo para desfazer amizades…

Scribblenauts Showdown

Sabe o UNO? Sim! Aquele jogo de cartas que desfaz amizades das mais fiéis possíveis. Scribblenauts Showdown vai trazer a mesma consequência durante o entretenimento. Isso porque o jogo traz o modo versus para até 2 jogadores com um total de 27 minis games únicos.

Muitos destes minis games são extremamente simples e rápidos, porém muitos outros são de fazer você ficar sem falar com o segundo jogador (ou primeiro?) por muitos anos. Na maior parte, esses jogos são competitivos e se ambos jogadores dominarem as mecânicas ou técnicas, se torna uma verdadeira disputa.

Modos de jogo

Scribblenauts Showdown

Além do modo “Versus”, Scribblenauts Showdown possui mais dois modos, sendo: “Embate” e “Caixa de Areia”. No “Embate”, o jogo funciona quase que igual ao “Versus”, porém com um tempero a mais. O modo permite que até quatro jogadores locais participem da partida com a opção de três modos de duração, sendo: rápido (partidas de até 15 minutos), média (30 minutos) e longas (45 minutos).
Após entrar no jogo você estará em um tabuleiro com diversas casas (a quantidade de casa varia do tempo de partida selecionado). O jogo a partir daí funcionará por meio de turnos e cartas. Na vez de cada jogador, ele “comprará” uma carta e poderá jogar uma de sua mão.

Cada carta tem uma “ação”, algumas permitem que você avance 3 casas se vencer uma partida de “batata-quente” (um dos minis games do Versus), enquanto outras faz com que seu adversário volte algumas casas se você vencer uma disputa de “quem enche o balão primeiro”. Existe também as cartas especiais, que te realizam determinada ação instantaneamente sem precisar jogar um mini game e outras que te dão alguma vantagem sobre o adversário durante a disputa no respectivo mini game. É quase igual o “Versus”, mas como eu disse… com um tempero extra. Vence quem chegar no fim do tabuleiro primeiro e não quem vence uma determinada rodada de mini game.

Por último, temos o modo “Caixa de Areia”. Funciona como um “modo campanha”; você possui 8 níveis e em cada um deles, terá uma lista de objetivos a se cumprir. Os objetivos variam de eliminar um inimigo ou ajudar um NPC. Este modo é o que mais oferece liberdade, é praticamente um sandbox. O modo permite que até dois jogadores colaborem na aventura.

Personalização ao infinito e além!

Scribblenauts Showdown

Scribblenauts Showdown traz uma quantidade generosa de personalização dos Scribblenautas. Você pode criar o seu próprio personagem personalizando o nome, cabeça, cor do cabelo, acessórios de rosto, roupa (feminino ou masculino), veículos, chapéu, cor da pele e corpo ou então utilizar algum dos 60 Scribblenautas especiais, que são desbloqueados ao cumprir objetivos indicados. Alguns itens de personalização podem não ser “destraváveis” e precisarão que você compre. Calma! Não é por meio de micro-transação. No jogo você utiliza as “Starites” para adquirir itens cosméticos, você pode ganhar mais apenas jogando e vencendo.

Um dos maiores defeitos na parte de personalização nos consoles é a impossibilidade de utilizar seu Scribblenauta personalizado ao ser o segundo player do jogo. Ele só poderá escolher alguns dos disponíveis pelo perfil do primeiro jogador. Uma alternativa é em ambos perfis criar um modelo personalizado próprio.

Apesar de você possuir dezenas de itens para desbloquear em Scribblenauts Showdown, talvez não seja o suficiente para você se empolgar. Afinal é apenas personalização, ganhar “Starites” é extremamente fácil e você conseguirá desbloquear rapidamente o que deseja. Isso é tudo que o título tem a te oferecer quando o assunto é progressão no jogo. Nada de níveis, melhorias ou algo relacionado.

Tudo que é bom, dura pouco!

Scribblenauts Showdown

Os minis games são praticamente o “carro chefe” do título. Scribblenauts Showdown é um game totalmente focado em se jogar com dois ou mais jogadores localmente. Apesar dos minis games serem altamente divertidos, em sua maioria, são todos curtos. A duração de alguns é de 15 segundos até 1 minutos e meio. A diversão é rápida demais e acaba se tornando decepcionante. Geralmente os games que duram menos de 15 segundos são os que enjoam rapidamente. Em 10 minutos ou menos você é capaz de jogar os minis games.

Se você é uma pessoa sem amigos e sozinho e quiser se aventurar contra a inteligência artificial do título, poderá cansar rapidamente. Mesmo jogando na dificuldade mais alta, você sente que está jogando no modo “super fácil”. Portanto, se estiver interessado no game, comece já a cobrar os amigos e familiares para jogar com você. O modo “Caixa de Areia” é outro modo que decepciona em relação a duração. São pouquíssimos níveis que podem ser completados rapidamente.

Em “Embate” ao contrário dos outros dois modos, é o único capaz de oferecer uma jogatina duradoura. Mesmo optando pela partida mais rápida no qual o jogo sugere que leve 15 minutos para concluir, ela poderá se estender por até 30 minutos. Um dos melhores modos de jogo.

Controles fáceis e para todos

Scribblenauts Showdown

Uma das principais características deste jogo são os controles extremamente fáceis. Até sua avó será capaz de jogar com você, isso é muito legal. Nada de controlar câmera, mira, gerenciar inventário ou algo do tipo. Aqui você só move o personagem, pula e realiza uma única ação com um único botão. No Playstation 4 o jogo usufrui também dos sensores de movimento do Dualshock 4, trazendo uma experiência ainda melhor e mais engraçada, como por exemplo, no mini game de encher balão você terá que abaixar e levantar seu controle como se estivesse usando a bomba de ar.

O único modo onde pode oferecer um pouco mais de complexidade nos controles é o “Caixa de Areia”. Você precisará pular em plataformas, abrir menus, digitar palavras para criar itens, mover objetos e muito mais. Porém, ainda sim é muito fácil e prático todos os comandos.

Conclusão

Scribblenauts Showdown é um jogo totalmente situacional. Por não existir modo online, você ficará dependente de amigos e familiares para jogar lado a lado. Excelente título para reunir a galera na sua casa e realizar uma competição entre eles. Uma decepção se você não tiver com quem jogar, caindo na monotonia rapidamente. O jogo atualmente no lançamento é vendido por R$ 199,00, um preço consideravelmente alto pelo que oferece. Talvez em alguma promoção ao decorrer do tempo seja uma boa opção se você procura por um game para se jogar com alguém. Em plataformas como Nintendo Switch, é um título perfeito em caso de viagens por conta da sua simplicidade e diversão.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”