BIG Festival – O maior evento de jogos independentes da América Latina

Compartilhe

[tps_header]

big-festival-2015O BIG (Brazil’s Independent Game) Festival é o evento de maior visibilidade e relevância da América Latina, no que diz respeito aos jogos independentes brasileiros e internacionais. Essa é a 3ª edição do evento, a qual trouxe 50 jogos expostos e uma série de palestras extremamente importantes para desenvolvedores e entusiastas realizadas por grandes profissionais da área, brasileiros e gringos. Destaque para palestras muito interessantes feitas por David Brevik (Desenvolvedor de Diablo e Marvel Heroes), Marcus Imaizumi (Escola Brasileira de Games) e Jeferson Valadares (Bandai Namco).

david-brevik
Alepitecus (esq.) e David Brevik (dir) – Criador de Diablo Marvel Super Heroes
- PUBLICIDADE -

Muitos jogos estavam expostos, incluindo os principais games do cenário brasileiro, são eles: Toren (Sword Tales), Odallus (Joy Masher), Momodora III (Guilherme Melo Martins), Treeker: Os Óculos Perdidos, Kriophobia (Fira Sofft) e Ninjin: Clash of Carrots (Pocket Trap). Alguns games já conhecidos das pessoas que acompanham o cenário indie tiveram grande destaque no festival, tais como: This War of Mine (11 Bit Studios), Apotheon (Alientrap Games), Plug And Play (Etter Studio), Lumino City (State of Play and Games) e muitos outros.

Uma das grandes atrações do festival consistia em premiar os melhores jogos em diversas categorias. Destaque para This War of Mine que venceu duas das quais estava concorrendo, incluindo a de Melhor Jogo.

Conversamos com alguns dos desenvolvedores que expuseram seus games e deram a sua opinião sobre o evento em si e as possibilidades que encontraram.

- PUBLICIDADE -

Luiggi Reffatti, Game Designer da Fira Soft, desenvolvedora do jogo Kriophobia, revelou que achou a organização do evento extremamente bem feita e que foi o melhor festival de jogos indies do qual ele participou: “O Big está sendo um evento muito interessante, pois ele não é tão grande como a BGS (Brasil Game Show) e isso possibilita aos desenvolvedores indies brasileiros, estarem aqui, junta fortalecendo as relações. Além disso, o BIG está com uma visibilidade muito boa, porque tem apoios importantes como a BGD e a Abragames e com isso muitas Publishers são atraídas, ou seja, você tem o lugar perfeito para o indie, com games e Publishers”.

Foi uma excelente oportunidade para reforçar contato com a Sony e, além disso, ser um evento aberto para o público e não ter sido extremamente divulgado ajudou, pois o espaço físico não comportaria tanta gente e o que foi bacana foi o contato com o público que é super importante. Nosso jogo sairá em dezembro e foi muito proveitoso ter esse contato com o público”, concluiu Refatti.

Outro desenvolvedor que conversou conosco foi Rodrigo Zangelmi, co-fundador da Pocket-Trap, desenvolvedora do game Ninjin: Clash of Carrots – “Eu acho muito legal porque toda vez que tem algum evento desse tipo nós acabamos fazendo um networking muito bom dentro de uma cena que está emergindo muito rápido. Há alguns anos não havia ninguém, hoje tem muitas pessoas talentosas na indústria. E o evento é muito positivo por conta disso”.

Perguntado sobre o feedback do público com relação a nova versão de Ninjin, ele disse: “O legal é que tem crianças jogando, adultos jogando e desenvolvedores jogando. Nós conseguimos ter um bom feedback, pois tem gente que já conhecia a versão antiga do game e isso nos possibilita ter opiniões de todos os tipos”, finalizou Zangelmi.

big-festival-11
Mascote do Festival

O festival acontece no Centro Cultural São Paulo, das 10:00 às 21:00. Fiquem espertos pois ainda não acabou – dia 05/07, Domingo, será o último dia e posteriormente o festival segue para o Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de Julho.

Para outras informações verifique no site oficial do evento: http://www.bigfestival.com.br

O Combo Infinito acompanha o cenário indie brasileiro há algum tempo e dá gosto de ver um evento tão bem organizado como o BIG. Publishers, desenvolvedores experientes, profissionais da área e investidores estavam lá conferindo e avaliando os jogos expostos. A parte de business ainda é muito carente na indústria brasileira e esse festival serviu para que contatos importantíssimos sejam feitos, sem contar na grande experiência que essas empresas adquiriram.

Essa matéria foi produzida em cooperação com o site Noobz.

Galeria de fotos do Evento

[/tps_header]

big-festival-00

Compartilhe

3 respostas

  1. Dei um pulo lá na terça e gostei bastante do que vi, só achei sacanagem não darem o título pra Odallus, mas tudo bem, tudo bem.
    Vcs chegaram a acompanhar palestras?
    Se souesse que iam, tentava ir no mesmo dia pra tietar vcs… ui… kkkkkkkkkk

    1. Pooooo Caduzão, q pena mano. Fui quase todos os dias. Na próxima a gente se tromba certeza. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”