BIG Playable City é um programa que busca criar uma cidade mais divertida

Compartilhe

big-festivalA cidade de São Paulo poderá se transformar em um ambiente urbano mais interativo e divertido. Essa é a ideia por trás do BIG Playable City, resultado de parceria entre o BIG Festival, maior festival de jogos independentes da América Latina, e o programa Playable City, do centro cultural inglês Watershed. O objetivo do acordo, que tem apoio do British Council, é incentivar a discussão de projetos que estimulem as pessoas a interagir de forma leve e criativa entre si e com o espaço a sua volta.

A iniciativa já gerou ideias e criações surpreendentes em países como Inglaterra, Nigéria e Japão, e na capital paulista, será abordada dentro do BIG Festival, que vai de 25 de junho a 3 de julho, no Centro Cultural São Paulo.

- PUBLICIDADE -

Este ano, o BIG Playable City terá duas atividades principais, ambas gratuitas. A primeira, no dia 1º de julho, será um painel de discussão aberto ao público que contará com a presença de representantes nacionais e internacionais da Playable City, arquitetos, urbanistas e profissionais ligados às áreas.

A segunda atividade, no dia 2 de julho, será um workshop para até 30 participantes selecionados. É voltado a profissionais como artistas, designers, empreendedores sociais, desenvolvedores de jogos ou de tecnologia, entre outros. Para participar é preciso preencher um formulário de inscrição, atendendo aos critérios de seleção, através do link.

O nosso intuito com essa parceria é criar uma rede de pessoas, de profissionais de várias cidades e países, que discutam, pensem, troquem informações e ideias sobre como os jogos podem influenciar a vida real“, diz Andrea Caccese Perrotti, idealizadora do projeto BIG Playable City.

- PUBLICIDADE -

A intenção é que a partir daí surjam novas formas de se pensar sobre o cinza do espaço público. É um pontapé inicial para o desenvolvimento de uma cidade em que diversas áreas possam ser interconectadas e que ofereçam experiências divertidas que tornem mais interessante o dia-a-dia urbano.

Playable City, ou “cidade jogável”, faz uso da infraestrutura da cidade para criar conexões, sejam elas de pessoa para pessoa ou entre pessoas e o espaço onde vivem, como num grande jogo, utilizando-se, por exemplo, de objetos ou locais como pontos chave para essa interação.

Desde 2013, a Watershed premia os melhores projetos no Playable City Awards, que acontece anualmente. No ano de estreia, o vencedor foi o projeto “Hello Lamp Post”, que estimula pedestres a conversar com objetos, como postes de luz e caixas de correio, usando seus smartphones. Em 2014, o vencedor foi “Shadowing”, que permite aos postes de luz da cidade gravar o movimento das sombras daqueles que passam. No ano passado, quem venceu foi o projeto “Urbanimals”, que incentiva pessoas a interagir com animais digitais, projetados nas paredes e no chão da cidade.

Serviço

  • 4º BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival)
  • De 25 de Junho a 3 de Julho (Segunda, 27, não abre)
  • De terça a sexta: 10h às 22h / Sábado e domingo: 14h às 22h
  • Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, SP
  • Entrada: Gratuita

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”