Crítica: Como Eu Era Antes de Você traz a mãe dos dragões em filme emocionante

Compartilhe

como-eu-era-antes-de-voce-critica-01

Peraí que caiu um cisco no meu olho…

- PUBLICIDADE -

O dia dos namorados está aí e como todo ano acontece, Hollywood aproveita pra empurrar algum filme de romance para que o público apaixonado vá ao cinema e comemore a data. Porém, este ano a coisa é um pouco diferente com o novo filme da Warner, chamado Como Eu Era Antes de Você, baseado no livro de mesmo nome de Jojo Moyes.

Quem viu os trailers está sabendo que o filme é feito pra te derrubar, pra suar seus olhos, seja você uma garota, uma mulher ou um cara nerd como eu. Sim, meus olhos suaram um tiquinho, tanto pela cenas emocionantes, como também por dar muita risada com o lado cômico de Emilia Clarke.

A mãe dos Dragões também sabe fazer rir

como-eu-era-antes-de-voce-critica-06
Tagarela, se veste muito mal e sabe fazer chá.

Não se engane: Como Eu Era Antes de Você não é qualquer filme de romance, o longa se enquadra na categoria, se é que há essa categoria, de A Culpa é das Estrelas, onde o amor nasce de uma situação inesperada e extremamente complicada. Geralmente esses são os amores impossíveis.

- PUBLICIDADE -

Emilia Clarke (“Game of Thrones”) interpreta Louisa Clark, que vive em uma cidade de campo inglesa. A atriz demonstra que seu papel em Game of Thrones até mesmo limita sua capacidade técnica, de tão diferente que ela se mostrou como Louisa, uma grata surpresa. Ela começa o filme um pouco exagerada demais, naquele estilo atrapalhada e tagarela, mas logo ganha a tela com muito carisma e ela é realmente engraçada com suas caras e bocas.

Sem muitos anseios em sua vida a não ser cuidar de seus pais financeiramente, Louisa se vê sem saída e precisando de um novo emprego. Ao aceitar um trabalho no “castelo” da cidade, ela se torna cuidadora e acompanhante de Will Traynor (Sam ClaflinJogos Vorazes), um banqueiro jovem e rico que se tornou cadeirante após um acidente ocorrido dois anos antes, mudando seu mundo dramaticamente em um piscar de olhos.

Qual o sentido da vida quando a vida não tem mais sentido?

como-eu-era-antes-de-voce-critica-03
O filme levanta questões impossíveis de serem ignoradas

A partir daí, Will passa a viver uma vida altamente complicada. Claflin é muito convincente como Will, mostrando o rancor que ele tem por estar nessas condições e por saber que não mais poderá sair de sua cama sem a ajuda de alguém. É realmente dramático e chega a incomodar o expectador.

Não foram poucas as vezes que me vi pensando sobre como eu reagiria no lugar dele, já que todos nós corremos riscos diversos no momento que pisamos pra fora de nossas casas e qualquer coisa pode mudar o rumo de nossas vidas, nossos planos, nosso futuro. Emilia e Claflin conseguem transmitir a emoção de proporcionar a felicidade um para o outro, mesmo em condições tão extremas quanto a dele, principalmente. Afinal, se viver é se aventurar, como fazer isso estando no mesmo lugar todos os dias?

Legal, mas tem alguns deslizes

como-eu-era-antes-de-voce-critica-04
De nerd estranho em Harry Potter pra um cara fitness namorado de Emilia Clarke no filme. Eu bato palmas pra Matthew Lewis.

Temos também outro ator vindo direto de Game of Thrones, o líder dos Lannisters, Charles Dance que ao lado de Janet MacTeer são os pais de Will. É duro ver a dor dos pais em uma situação tão delicada e os dois atores também fazem muito bem seus papeis. Outro ator que ganha destaque é Matthew Lewis como Patrick, namorado de Louisa e viciado em corrida e coisa fitness. O ator retorna aos cinemas após os filmes da saga Harry Potter, onde interpretava Neville Longbotton e é curioso ver o quanto ele mudou e evoluiu nesse período.

Como Eu Era Antes de Você erra apenas por seguir algumas linhas conhecidas demais neste estilo de filme, tornando algumas coisas muito previsíveis, como partes da história e algumas reviravoltas. Louisa poderia ser um pouco menos estereotipada e sem tantos exageros, apesar da atuação de Emilia agradar.

Outro fato que incomoda bastante é não ter visto mais tempo de Will antes de seu acidente. O fato acontece em uma cena corrida, rápido demais e até por um motivo meio idiota, e o filme perde muito em imersão em nos mostrar um pouco da vida dele apenas enquanto a história segue, como se a gente visse aquilo pelos olhos de Louisa, mas não funciona como deveria.

Acima de tudo, uma grande história e um bom filme

como-eu-era-antes-de-voce-critica-05
“Arô, eu queria pedir um Uber ao invés de sair andando na rua falando no celular enquanto chove.”

O maior mérito de Como Eu Era Antes de Você é conseguir juntar uma porrada de conceitos conhecidos em personagens que fogem da curva, primeiro por Will não conseguir ser o príncipe encantado que a maioria dos filmes de romance nos trazem e segundo por Louisa ser totalmente diferente das mocinhas que a gente vê por aí.

A junção da ótima história vinda do livro, a boa direção da estreante Thea Sharrock e da atuação convincente de ambos os atores criam uma harmonia difícil de ser ignorada, que resulta em um longa altamente emocionante e que vai fazer muita gente sair pensativo do cinema, principalmente no quanto a gente reclama da vida, mesmo que tenhamos tudo. O final é muito corajoso, até mesmo perturbador, mas convém com tudo que a gente viu no filme, mesmo que possa levantar questões que são difíceis de serem discutidas.

Portanto, mesmo se você for um Nerd de carteirinha, Como Eu Era Antes de Você vale o seu ingresso e seu tempo, mesmo com alguns deslizes aqui e ali. No final das contas, o saldo é muito positivo. Ah, e leve um lencinho, você VAI precisar.

Como Eu Era Antes de Você já tem pré-estreia neste final de semana e lançamento oficial marcado para semana que vem, dia 16 de Junho de 2016.


Trailer (lotado de spoilers)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”