Cyberpunk 2077 terá suporte a Ray Tracing e NVIDIA DLSS 2.0 no lançamento

Cyberpunk 2077

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A tecnologia da NVIDIA é uma das mais cobiçadas para a próxima geração de games

Com um enredo envolvente, jogabilidade expansiva em mundo aberto e gráficos impressionantes, Cyberpunk 2077 tem tudo para ser um marco na história dos videogames. Nesta sexta-feira (26), a NVIDIA revela que o próximo jogo da CD Projekt Red terá suporte a sua tecnologia DLSS 2.0, que aprimora o desempenho e a qualidade gráfica, e detalha como o jogo usará o Ray Tracing

Para aqueles que não conhecem, o ray tracing é um tipo de renderização avançada, que melhora drasticamente a qualidade dos gráficos tridimensionais, aperfeiçoando sombras, luzes e reflexos para deixar as cenas mais realistas. A empresa detalha que, em CB2077, a tecnologia será usada para melhorar a exposição de iluminação de cada ambiente, os feixes de luz de superfícies que geram reflexo e até as sombras direcionais do sol e da lua.

Veja abaixo no trailer:
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Os jogadores encontrarão os seguintes recursos de Ray Tracing em Cyberpunk 2077 já no lançamento:

  • Oclusão ambiental – A oclusão ambiental é uma técnica de sombreamento e renderização usada para calcular a exposição de cada ponto de uma cena à iluminação ambiente. O resultado é um efeito de sombreamento difuso, que escurece as áreas fechadas e protegidas e aprimora o tom geral da imagem renderizada. Por fim, em Cyberpunk 2077, a oclusão ambiental por Ray Tracing também pode ser usada com iluminação local; Isso irá aproximar os efeitos locais de sombra onde as sombras não aparecem.
     
  • Iluminação difusa – Essa técnica é usada para capturar o brilho do céu, bem como a iluminação emissiva de várias superfícies, o que é difícil de obter com as técnicas tradicionais de renderização.
     
  • Reflexos por Ray Tracing – Em Cyberpunk 2077, os reflexos por Ray Tracing são usados em todas as superfícies e podem rastrear feixes de luz por vários quilômetros. Eles estão presentes em objetos opacos e transparentes para simular a maneira como a luz reflete de superfícies brilhantes e metálicas. Isso inclui espelhos naturais lisos, como vidros de janelas, e também superfícies mais ásperas, como metal escovado. Dessa forma, diferentemente das técnicas de “screen space”; que podem refletir apenas o que está na tela, o Ray Tracing incorpora toda a cena ao redor do personagem e pode representar com precisão objetos fora da visão da câmera.
     
  • Sombras por Ray Tracing – Cyberpunk 2077 apresentará sombras direcionais do sol e da lua. Essas sombras buscam ser fisicamente precisas e até mesmo levar em conta a dispersão da luz nas nuvens. Assim, as sombras podem ser aprimoradas na versão final para oferecer suporte a outros tipos de fontes de luz quando necessário.
O que é DLSS 2.0?

O DLSS (Deep Learning Super Sampling) é um método de anti-serrilhamento que usa a inteligência artificial para aumentar as taxas de atualização de quadros e gerar belas e nítidas imagens nos jogos. Basicamente, o jogador consegue rodar o game em 1080p, mas com saída 4K muito próxima do 4K nativo. A versão 2.0 é um aprimoramento muito melhor da tecnologia lançada em 2018.

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O DLSS trabalha treinando uma rede neural com dezenas de milhares de imagens nítidas de alta resolução; renderizadas offline em um supercomputador a frame rates muito baixos e 64 amostras por pixel. Assim, com base no conhecimento de inúmeras horas de treinamento, a rede consegue observar imagens de baixa resolução e construir imagens de alta resolução.

O Ray tracing e o NVIDIA DLSS 2.0 deverão estar disponíveis no lançamento em novembro de 2020. Cyberpunk 2077, no entanto, será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC em 19 de novembro do mesmo ano.

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Fonte: NVIDIA

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