Dissidia Final Fantasy NT: Entenda as mecânicas do jogo de luta da Square Enix

Compartilhe

Dissidia Final Fantasy NT está quase chegando ao PS4

Dissidia Final Fantasy NT teve um teste de Beta aberto na última sexta-feira (12). A versão para testes está disponível para os jogadores do Playstation 4 no Brasil até o dia 21 de janeiro. O novo jogo de luta da Square Enix tem se mostrado uma escolha interessante e diferente para os fãs do gênero de luta. O jogo conta com batalhas frenéticas e, ao mesmo tempo estratégicas, onde o trabalho em equipe determina a vitória ou a derrota.

Desde que foi anunciado em junho do ano passado, o título tem gerado muita curiosidade das pessoas que não tiveram contato com os títulos passados, Dissidia Final Fantasy e Dissidia 012 Final Fantasy, ambos lançados para o PSP. Mesmo para os que estão familiarizados com o sistema dos jogos anteriores, NT traz uma reconstrução do sistema de luta. Segundo a desenvolvedora, ele foi reconstruído do zero em busca de torna-lo mais atraente para o mercado de games competitivos. Vale lembrar que o jogo para Playstation 4 é um port do game disponível para árcades japoneses, mas refeito e equilibrado para o console da Sony.

- PUBLICIDADE -

Se ainda não baixou o Beta, o download pode ser feito aqui.

Mudanças em relação à jogos anteriores

A mudança que salta aos olhos nos primeiros momentos, é a composição de lutas 3×3. Nos títulos anteriores as partidas eram de um contra um. O impacto causado pela composição é sentido na hora da seleção dos personagens, que agora foram classificados por classes. Os personagens de NT podem ser classificados em quatro categorias:

- PUBLICIDADE -

Vanguard: personagens especializados em combate corpo a corpo. Buscam dar o maior dano possível. Pecam em velocidade;

Assassin: personagens que possuem menos resistência que os Vanguards. Possuem maior velocidade, sendo excelentes em flanquear e abater inimigos enfraquecidos. Assim como podem abusar da estratégia de bater e correr;

Marksman: personagens com habilidades de combate a distância. Eles buscam causar o maior estrago possível à uma distância segura. Possuem pouca resistência para encontros corpo a corpo;

Specialist: são os personagens mais adaptáveis, sendo um meio termo entre as classes. Não possuem status tão altos quanto as outras, mas são únicos de maneiras diferentes

A mecânica das classes funciona como uma espécie de “pedra-papel-tesoura”. Vanguards tem vantagens sobre Assassins, que precisam chegar próximos para atacar e são frágeis. Ou Marksmen, que podem atacar com segurança personagens Vanguard, que demoram à se aproximar dos atacantes à distância. Em resumo:

Vanguard > Assassin > Marksman > Vanguard

 

O artigo continua abaixo

 

Os Specialist trabalham com um meio termo, não possuindo vantagens ou desvantagens. Eles são mais adaptáveis na hora do combate, mas sem as características de combate das outras classes. Personagens desta classe são únicos, mas difíceis de controlar.

Os papéis de cada personagem na composição da equipe são importantes, assim como o Summon que essa equipe escolhe, que funcionaria como um “quarto membro” do time. Quando o jogo é iniciado, um Summon é designado ao jogador, que pode obter mais Summons ao longo do game. Escolher qual Summon auxilia o time é essencial, já que cada um pode dar vantagens diferentes e cobrir fraquezas. Até o momento, os personagens e suas classes, assim como os Summons disponíveis no jogo, podem ser conferidos abaixo.

Para os novatos

Dissidia, desde a sua concepção em 2008, gerou muitas dúvidas. Ele foi anunciado como um jogo de luta, mas com uma mecânica inteiramente inédita. Os personagens se engajariam em combate em um ambiente completamente tridimensional e se enfrentariam usando Brave Attacks e HP Attacks.

Essa mecânica causou confusão para muitos jogadores de primeira viagem, que esperavam uma barra de HP em cada um dos lados da tela e os personagens lutando no cenário. Muitos jogos de luta são conhecidos por sua simplicidade de “pegar e jogar”. Nesse sistema até mesmo jogadores casuais se sentem amparados pela familiaridade de combos e golpes especiais. Dissidia Final Fantasy requeria que mesmo os mais casuais aprendessem uma boa parte da mecânica para poder entender o que estavam vendo na tela do PSP.

Como mencionado anteriormente, os lutadores de Dissidia podem executar Brave Attacks e HP Attacks. Os personagens possuem duas barras de “vida”, sendo os Brave Points os números na tela e a barra de HP abaixo dela. E para derrotar o oponente, basta levar a barra de HP à zero, mas o caminho até lá não é tão simples.

Os Brave Points podem ser considerados tanto seu ataque, quanto sua defesa. Os Brave Attacks aumentam seus Brave Points retirando-os do seu oponente, ou seja, quanto mais ataca com golpes de Brave, maior vai ficando seu valor em números e menor é o do oponente. Se eles são levados à zero, o personagem entra em Break e o atacante que acabou com seus Brave Points ganha um bônus e fica com ainda mais pontos, enquanto seu oponente recarrega sua pontuação do zero e fica mais vulnerável. Mas o que isso significa?

Acumulando Brave Points

O valor de Brave Points que o jogador tem é o dano que o HP Attack vai dar ao oponente. Quanto mais Brave Points, maior será o dano causado e uma parte ainda maior do HP do inimigo será retirada. Pode-se até mesmo acumular Brave Points até que o valor seja maior que o HP do oponente e acabar a luta com um único HP Attack. Nesse momento a estratégia entra em campo. Tanto o defensor quanto o atacante devem pensar na melhor maneira de acabar com a luta. Isso pode ser feito de forma rápida ou gradual, dependendo do estilo de combate e personagem que o jogador está usando.

Nos títulos anteriores, essa mecânica era relativamente mais simples, baseada no combate de um contra um. Em NT, existem mais dois oponentes para se preocupar e, mais uma vez, o trabalho em equipe se mostra importante. Auxiliar os companheiros à se proteger de um inimigo ou buscar proteção com sua própria equipe se torna uma estratégia válida. Isso é necessário enquanto seus Brave Points são recuperados para a próxima ofensiva.

Entretanto, é necessário lembrar que quando um HP Attack acerta, os Brave Points do atacante são zerados. Isso abre brecha para que outro inimigo possa deixa-lo em Break mais facilmente. Apesar de decisivos, os HP Attacks devem ser usados na hora certa, seja para dar dano em um oponente ou finalizá-lo.

O valor de Brave Points começa a brilhar em roxo quando o personagem já possui um valor alto o suficiente para abater um inimigo e os números podem ser vistos tanto por inimigos quanto aliados, o que pode tornar um jogador que acumula muitos Brave Points um alvo mais óbvio para toda equipe inimiga, que vai tentar diminuir o valor e abaixar o nível de ameaça.

Entender a mecânica dos Brave Attacks e dos HP Attacks pode parecer complicado à primeira vista, mas depois de um tempo, o jogador acaba se acostumando e se adaptando ao estilo de jogo diferenciado.

Um último detalhe

Além das já citadas classes, Summons e dos Brave Attacks/HP Attacks, uma outra mecânica importante à ser entendida são as EX Skills. Essas habilidades servem para auxiliar aliados e atrapalhar inimigos, e podem fazer a completa diferença no campo de batalha se utilizadas sabiamente. Elas servem para dar buffs para aliados e debuffs para inimigos. Diversas EX Skills estão presentes e podem ser estudadas e customizadas nas telas de personalização dos personagens. Cada personagem pode levar até duas habilidades para o campo de batalha. Elas devem ser escolhidas com calma, baseado em cada personagem escolhido pelo jogador.

Sobre o Beta aberto

De acordo com a Square Enix, o Beta aberto de Dissidia Final Fantasy NT começou na última sexta-feira (12) e estará disponível até o próximo domingo (21). À cada três dias, os personagens disponíveis no Beta aberto vão sendo alterados pela produtora. A lista de lutadores disponíveis em cada período segue abaixo.

12 de janeiro à 15 de janeiro

15 de janeiro à 18 de janeiro

18 de janeiro à 21 de janeiro

Dissidia Final Fantasy NT será lançado no dia 30 de janeiro exclusivamente para o Playstation 4.

Quais foram suas impressões sobre o Beta aberto do novo Dissidia? Deixe nos comentários.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”