EA Sports UFC 5 traz ainda mais realismo para uma fórmula já saturada – Análise | Review

EA Sports UFC 5

Compartilhe

Lançado oficialmente em 24 de outubro de 2025, o EA Sports UFC 5 chegou ao Xbox Series e PS5 com a proposta de oferecer uma experiência mais realista e incluir novidades que podem agradar aos fãs apaixonados pela franquia UFC.

Carregando o selo EA Sports, a série de lutas da Electronic Arts agora faz parte do portfólio de franquias consolidadas da EA, juntando-se a outras como F1 e EA Sports FC.

- PUBLICIDADE -

No entanto, no que o EA Sports UFC 5 aposta no realismo, seguindo uma fórmula já conhecida, o mesmo pode se tornar uma experiência um tanto previsível e, na minha opinião, cansativa.

O mesmo de sempre

EA Sports UFC 5 chega após 3 anos de seu antecessor, o UFC 4, lançado em 2020. Embora 3 anos seja um excelente período para evoluções, a EA se permitiu apenas evoluir no visual – que será algo que falaremos depois – e esqueceu de investir no conjunto geral, que é a parte que lhe introduz ao universo da franquia.

Como de praxe, tudo começa com um modo campanha que te coloca na pele de um lutador (homem ou mulher) de rua no anonimato que, de repente, se torna reconhecido através da internet e que logo inicia sua trajetória de sucesso até estrear como lutador profissional no UFC.

- PUBLICIDADE -

Ao investir mais uma vez nesta fórmula familiar, o EA Sports UFC 5 apresenta um modo campanha desgastante, carente de inovações, com exceção dos gráficos que, de fato, impressionam. Além disso, não há uma evolução perceptível.

Apesar do esforço do modo campanha em proporcionar entretenimento ao consumidor, sua presença talvez não seja tão crucial para o jogo. A ausência desse modo não seria necessariamente algo negativo, especialmente considerando a repetição de conteúdo a cada três anos. Nesse sentido, a EA poderia direcionar seus esforços para explorar aquilo em que a franquia se destaca: o arcade e a experiência online.

Realismo e bugs bizarros são os golpes fatais desta experiência

Enquanto o modo carreira de EA Sports UFC 5 mantém a fórmula, a EA apostou tudo no visual. O novo título da franquia trouxe uma versão ainda mais avançada do motor gráfico Frostbite. A movimentação dos golpes, seguidos com a reação de cada músculo do corpo, é algo, sem dúvidas, impressionante.

Esse aspecto se estende para os efeitos colaterais de cada golpe, com áreas detalhadamente machucadas. Cada momento no ringue traz um senso de realidade nunca antes visto na franquia.

Assim, se você é um fã de UFC, estará diante da maior e mais fiel representação de um dos entretenimentos de maior receita global. Cada um dos convidados foram muito bem cuidados com seus trejeitos visuais e, também, durante o combate. O visual de EA Sports UFC 5 é um aspecto que dispensa comentários.

Porém, esse visual veio seguido de um efeito colateral arrasador. Inúmeros bugs foram relatados por alguns jogadores (inclusive por este que vos escreve) que, de fato, colocam em risco a imersão do título.

Bugs bizarros que trazem deformidades aos lutadores e personagem voando após um soco são algumas das atrocidades que a nova edição do UFC nos presenteou. De fato, é algo lamentável e vergonhoso, pois quebra toda a imersão do game que vende uma experiência realista dos ringues, mas ao mesmo tempo desmente este princípio.

Mais formas de entreter

Apostando em 7 modos de jogo, UFC 5 trouxe uma maior variedade de personalização na hora de criar seu personagem, seja ele homem ou mulher – inclusive o cenário feminino do UFC ganhou um grande espaço e é algo que se tornará mais frequente nos games de esportes da EA.

Assim, caso você não engrene no modo campanha, há modos que trazem a diversão do combate até experiências online, diárias ou competitivas. A verdade é que há público para a franquia. Os grandes amantes do UFC tem onde repousar e se divertir.

Deste modo, embora com os problemas, EA Sports UFC 5 se torna um lugar que oferece diversão seja para o jogador casual, seja para os fãs – com a presença do modo com competições ou em sua jornada pelo online.

Mas afinal, EA Sports UFC 5 é tudo isso mesmo?

EA Sports UFC 5 deixou claro que a franquia é um entretenimento que diverte e que tem um público fiel. Porém, seu retorno depois de três anos não trouxe evoluções empolgantes.

Seu aspecto visual é sem dúvidas seu grande álibi, enquanto o restante mantém a fórmula de sempre. Embora não chegando anualmente como seus irmãos de sangue, como o F1 e EA Sports FC, o UFC 5 está seguindo o mesmo caminho das franquias de esporte, fazendo de suas novas edições DLCs de seus antecessores.

Se vale a pena o investimento, espere por uma promoção, pois será o tempo da EA corrigir certos problemas presentes no jogo.

NOTA: 7.0

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”