Exclusividade nos direitos do nome
A FromSoftware adquiriu os direitos da marca registrada Elden Ring da Bandai Namco em relação especificamente ao nome do jogo.
De acordo com um documento de cessão do Escritório de Marcas e Patentes dos EUA, a propriedade da marca modificou em março de 2023. Ou seja, exatamente 13 meses após o lançamento do jogo.
“A Cedente [Bandai Namco] cede ao cessionário [From Software] todos os direitos, títulos e interesses na marca registrada, juntamente com a boa vontade do negócio simbolizada pela marca registrada e o registro identificado para ela, e com todas as reivindicações decorrentes de ou relacionado ao uso da propriedade da marca.”
No entanto, cabe ressaltar que a transferência de uma IP como Elden Ring ocorre normalmente por contrato, sem exigir necessariamente um registro público. Por isso, acredita-se que a mudança nos direitos por enquanto consiste apenas no nome.
Elden Ring lançou em fevereiro de 2022 e vendeu 20 milhões de cópias no primeiro ano, de acordo com a FromSoftware e a Bandai Namco. A desenvolvedora publicou o jogo no Japão, mas a publicação internacional ocorreu através da Bandai.
Em agosto de 2022, a proprietária da FromSoftware, Kadokawa Corporation, anunciou planos de vender ações para Sony e Tencent, o que resultaria na propriedade combinada de 30% da FromSoftware.