Epic Games: Fundador xinga Valve e Gabe Newell em e-mail: ‘seus imbecis’

Epic Games

Compartilhe

CEO da Epic Games critica as taxas da Valve em carta a Gabe Newell

Uma troca acalorada e um tanto hilária entre os chefes da Valve, proprietária do Steam, e da Epic Games Store foi revelada em um processo judicial em andamento. Conforme relatado pela GameDiscoverCo, o processo entre a Valve e a Wolfire Games – alegando que a Valve utiliza o domínio do Steam para controlar os preços dos jogos no espaço de jogos para PC – expôs uma série de e-mails entre o chefe da Epic Games, Tim Sweeney, e o chefe da Valve, Gabe Newell, por volta de dezembro de 2018.

A discussão começou com uma mensagem de Newell, questionando os motivos pelos quais o CEO da Epic Games estava tão incomodado com o Steam. Em resposta, Sweeney afirmou que não gostava da taxa de 30% cobrada pela plataforma, não mais justificável dada a realidade da época. Ele também afirmou que o Steam não trazia mais benefícios de marketing, já que recebia tantos lançamentos que sua tela inicial não servia mais para muita coisa.

- PUBLICIDADE -

Em seguida, veja um pouco mais da discussão:

“Houve argumentos válidos [para essas taxas] no início, mas agora a escala é alta e os custos operacionais foram reduzidos, enquanto a taxa de lançamentos de novos jogos é tão rápida que o breve marketing ou o valor de aquisição do usuário que a vitrine oferece é muito desproporcional à taxa”

A troca de mensagens ocorreu pouco tempo após a Valve afirmar que seria mais flexível em suas taxas, mas apenas para jogos que conseguissem superar determinados patamares de vendas (ou seja, quanto mais um jogo ganha na Steam, menor seria a comissão da plataforma: 30%, 25%, 20%). Sweeney não gostou, e foi rápido em expressar seu descontentamento:

“Neste momento, vocês, imbecis, estão dizendo ao mundo que os fortes e poderosos obtêm termos especiais, enquanto 30% são para os pequenos. Todos enfrentaremos uma batalha prolongada se a Apple tentar manter seu monopólio e 30% fechando acordos de bastidores com grandes publishers para mantê-las caladas. Por que não oferecer a TODOS os desenvolvedores um negócio melhor? Qual a melhor maneira de convencer rapidamente a Apple de que seu modelo agora é totalmente insustentável?”

Supreendentemente, a resposta de Lynch, COO da Valve, foi simplesmente essa: “Tá bravinho, bro?“. Apesar das tensões evidenciadas nas trocas de e-mails, o contexto do processo antitruste e da competição acirrada entre plataformas suscita questionamentos sobre as práticas comerciais e as dinâmicas do mercado de jogos.

- PUBLICIDADE -

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”