Facebook vai limitar o acesso de aplicativos ao seu perfil na rede social. Veja detalhes!

Compartilhe

Muitas mudanças chegando ao Facebook

Com o escândalo envolvendo o Facebook, a Cambridge Analytica e as eleições americanas de 2016, muitas mudanças foram anunciadas sobre como a rede social vai tratar dos dados dos usuários. A primeira vista, as alterações parecem bem substanciais. A partir de agora, o Facebook vai delimitar a quantidade de informações que repassa aos aplicativos que se conectam ao perfil do usuário. Jogos, cadastros, logins realizados com a rede social, tudo vai mudar. Muitos dos dados que antes era o usuário quem decidia passar ou não, agora dependerá da aprovação do Facebook. Além de dados que eram repassados sem nosso consentimento.

Em suma, quem recebe os dados dos usuários do Facebook, terá menos acesso. Ao invés de receber uma ficha completa do usuário, agora serão pequenas informações, como nome de usuário, foto de perfil e endereço de e-mail. Outros dados, como postagens feitas pelo usuário, não farão parte das informações. Para que o aplicativo tenha acesso a esta parte do perfil do usuário, dependerá que o próprio Facebook aprove. Ainda não está claro como a rede social vai controlar tudo isso. Mas é certo que com a nova iniciativa, Mark Zuckemberg está tentando evitar que os dados de seus usuários sejam espalhados pela internet.

Aplicativos não utilizados serão cortados

- PUBLICIDADE -

Ao mesmo tempo, o Facebook anunciou uma nova medida, que parece ainda mais dura. Todos os aplicativos que o usuário da rede social não utilizar durante 3 meses, será cortado do histórico da pessoa. Assim, aqueles apps que você se cadastrou ou instalou há meses, e não usa mais, serão automaticamente removidos. Esta é uma decisão que ajuda o usuário a ter um controle muito maior de seus dados. Quase que uma manutenção automática sobre o que é ou não importante para você. O tempo de 3 meses também parece bem razoável. Esta é uma medida que fará os desenvolvedores se movimentarem para continuar chamando seus clientes para seus aplicativos. Aquele jogo que você instalou na metade do ano passado e não se lembra mais, terá que criar novos conteúdos para você continuar o abrindo.

Do mesmo modo, o Facebook vai adicionar uma ferramenta de fácil visualização para o próprio usuário desinstalar aplicativos de sua conta. Todas estas medidas são para assegurar que os usuários tenham certeza do que está ocorrendo com seus dados. A empresa também prevê investigar todos os aplicativos que tiveram acesso à muitas informações no passado. A tentativa é ter certeza que não tenha ocorrido nenhum abuso no uso dos dados dos usuários.

Separando os bons dos ruins

Para separar os bons aplicativos dos ruins, o Facebook vai fazer audições. Todos os desenvolvedores de apps que se recusarem a fazer esta audição, serão banidos da rede. Caso a rede social identifique, já na audição, que houve abuso com o uso dos dados dos usuário, o app também será banido. Esta investigação será aplicada aos aplicativos que entraram na rede durante ou antes de 2014. Na época, o Facebook fez uma alteração que limitava a quantidade de acessos que os desenvolvedores conseguiam de seus clientes. Já havia uma quantidade menor de dados possíveis de se coletar. No entanto, a mudança atual é ainda mais dura.

- PUBLICIDADE -

A medida parece desesperada, mas também necessária. Assim, a rede social pretende se manter de pé, após um tropeço histórico onte perdeu bilhões em valor agregado.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”