Forza Motorsport é o melhor trabalho da Turn 10 e um excelente exemplo de que simulador também pode ser divertido | Análise – Review

Forza MotorSport xbox game studios

Compartilhe

Esqueça os cenários abertos de Forza Horizon para novamente dar sinal verde para Forza Motorsport. A franquia nasceu vencedora e, desde 2005, vem marcando a vida dos jogadores que gostam de games de corrida. Como sabemos, o mundo dos videogames sempre abrigou grandes títulos de corrida. Mas os simuladores, como é o caso de Gran Turismo, Project Cars, GRID e Asseto Corsa, costumam afastar alguns jogadores mais casuais.

Assim como Gran Turismo, a série Forza sempre tentou mostrar que pode ser uma ótima opção de entretenimento para aqueles que não querem (ou gostam) de se aprofundar em todas as configurações dos carros em busca de um desempenho superior. No entanto, a busca pelo realismo faz parte da essência da experiência de Forza.

- PUBLICIDADE -

Assim, é chegada a largada para mais um Forza Motorsport após o sétimo jogo, lançado em 2017. Então, 6 anos depois, será que a evolução aconteceu? Devemos lembrar que este é o primeiro Forza pensado para a nova geração de consoles da Microsoft e não vai ser lançado para o Xbox One. Desta forma, o salto gráfico e de gameplay é muito aguardado, além de que a falta do “8” no nome passa a sensação de reinício. Afinal, Forza Motorsport é tudo isso mesmo?

Uma nova era com a mesma vibe de Forza e lindos gráficos

Embora não tenha o número 8 no nome, Forza Motorsport pode ser considerado uma evolução natural do que vimos até Forza 7. Talvez a ideia do Xbox aqui seja transformar a experiência com a franquia em algo mais longevo, e por conta disso, não tenha numerado o game como sempre fez. Assim, realmente podemos ver como um reinício, ainda que tudo seja bem familiar. 

Graficamente houve um salto absurdo em comparação com Forza Motorsport 7, que já era lindo. Contudo, eu joguei o sétimo jogo recentemente e, para minha surpresa, já percebi que havia muito espaço para melhorias, afinal, desde 2017 nós já vimos diversos jogos novos que entregaram gráficos de ponta. E é o que a Turn 10 faz com Forza Motorsport, entregando um visual incrível, desde os carros até os cenários. Diferente de Forza Horizon que busca um visual mais “brilhante”, Forza Motorsport já é mais realista, mesmo que ainda tenha um efeito “videogame” que deixa tudo mais bonito que a realidade. Além disso, existem algumas apresentações antes das corridas, mas nada que seja incrível e se repete bastante. Então, todo o destaque gráfico vai para os carros mesmo, o que é mais do que certo.

- PUBLICIDADE -

Os efeitos sonoros são maravilhosos e o som dos carros é um grande destaque. Muitos carros parecem gritar, tomando conta de todo o som que você está ouvindo durante a corrida. Um trabalho excepcional da Turn 10. As músicas são “ok”, não havendo uma trilha sonora licenciada ou músicas mais conhecidas, além de que, durante as corridas, não existe nenhuma música. Em alguns momentos eu senti falta delas, em comparação com outros jogos de corrida.

Modos gráficos em Forza Motorsport para todos os gostos, mas existem problemas

Forza Motosport

Jogos de simulação não costumam ter tantos detalhes gráficos nas pistas ou ao redor delas, ficando sempre um grande destaque para os carros. Mas Forza Motorsport faz diferente, adicionando efeitos de luz em tempo real, efeitos de neblina, mudanças climáticas drásticas e folhagens em 3D. Tudo isso regado a três modos gráficos: Performance, Performance com Ray Tracing e o modo Qualidade. O modo Performance entrega um visual quase que em 4K nativo, em 60FPS e com alguns efeitos de resolução dinâmica para conseguir entregar os 60FPS. Funciona muito bem. 

Já em Performance com Ray Tracing, temos um visual impressionante com 60FPS, algo raro nos consoles quando ligamos o Ray Tracing. Contudo, para manter todos os efeitos a resolução dinâmica precisa, muitas vezes, baixar demais a qualidade. Os olhos mais atentos vão perceber serrilhados e texturas mais fracas que o normal. Não ocorre sempre, mas acontece. Mesmo assim, é muito gratificante ver seu carro refletido no carro adversário, e vice-versa, além de todos os efeitos de luz que o jogo ganha com isso.

O modo qualidade é o de sempre, com visual de ponta, Ray Tracing em tudo que pode refletir e muito custo, mantendo o jogo a 30FPS. Já no PC é possível ligar tudo isso e ter o melhor de todos os mundos do Xbox Series X e, caso você tenha um PC parrudo, conseguirá atingir os 60FPS. Não testamos a versão do Series S.

Tudo melhorado na nova geração do Xbox

Forza Motosport

Um dos grandes fatores que fazem com que um jogo de corrida tenha que deixar de lado a geração anterior, é o fato de que a física toma conta de muito processamento e é necessário que a máquina responda aos anseios da equipe de produção.

Desde o anúncio, ficou claro que a Turn 10 queria entregar uma experiência de pilotagem virtual o mais próximo da realidade possível e é isso que eles fazem. Cada carro tem seu jeito de dirigir, e se você mudar os pneus, vai sentir a diferença imediatamente. Em cada corrida você pode escolher a quantidade de combustível que vai usar e tudo reflete no peso do seu carro, que pode te entregar maior velocidade.

Basicamente, tudo que vimos em Forza 7 está muito melhorado aqui no que diz respeito ao gameplay. O peso e a inércia dos carros correspondem muito bem ao que você faz na pista e sua busca pelo melhor tempo sempre será recompensadora. 

Modos de jogo em Forza Motorsport

Podemos jogar Forza Motorsport de forma single player ou multiplayer. Sozinho, você pode escolher diversos tipos de campeonatos da campanha, que lhe oferecem a possibilidade de escolher categorias de carro e se aventurar nas pistas. Tudo é bem semelhante a diversos outros tipos de jogos de corrida. Penso até que a Turn 10 poderia ter ido um pouco mais além neste modo, uma vez que tudo parece deveras familiar demais. Não entenda errado, não é ruim, mas parece faltar criatividade e logo você vai se sentir repetindo demais as mesmas coisas.

Além dos torneios do modo “Copa de Construtores”, existe o modo “Em destaque”, que vai trazer torneios sazonais com recompensas ou temas diferentes. É um bom modo para quem curte jogar contra a CPU, ficar voltando para o Forza Motorsport de tempo em tempo. Tudo bastante similar ao que vemos em outros jogos de corrida também. Por fim, temos o modo de jogar contra um rival, que é mais baseado no seu tempo de pista do que necessariamente uma corrida.

O modo multiplayer é sensacional e de uma qualidade impecável, ao menos durante os meus testes. Não cheguei a pegar pistas lotadas de jogadores, mas nos poucos momentos que o servidor estava disponível durante o período de review, tive uma ótima experiência de jogo, não havendo nenhum tipo de limitação por estar online. Realmente este parece ser o modo de jogo que a Turn 10 quer apostar para a durabilidade do game e incentivar os amigos a jogarem juntos. 

Realmente sinto que poderíamos ver um modo de jogo novo, ou mais criativo em Forza Motorsport. Mas os modos que acompanham o game são bons o suficientes para te manter ocupado por MUITAS horas.

Evolução do piloto e dos carros

Forza Motosport

Forza Motorsport simplifica as coisas e remove as cartinhas que tínhamos em Forza 7. Agora, devemos focar em dois tipos de levels: o seu e o do seu carro. O level do piloto no single player é definido pela sua experiência a cada corrida. Já do carro, enquanto você estiver usando um carro, você receberá experiência por cada atitude sua na pista. Assim, aumentar o level do veículo vai depender estritamente da sua habilidade. Você pode evoluir nas corridas ou nos treinos, o que pode ser bem positivo para quem gosta de tentar bater seus próprios tempos.

Em cada corrida e cada level que você sobe, adquire pontos de evolução nos carros que funcionam como um crédito. Então você pode instalar os novos equipamentos que recebeu. O jogo te dá opções de evoluir o carro manualmente ou automaticamente. Tudo é bem fácil de entender, bastante intuitivo

No modo online você tem tudo que mencionamos antes, mas seu carro só evolui se você estiver jogando um modo multiplayer sem limites, ou seja, onde você pode escolher seu próprio carro, com suas próprias evoluções. Além disso, você tem uma nota de comportamento online, que cai ou sobe conforme você bate nos adversários, usa atalhos de forma desleal ou pilota de forma agressiva demais. Contudo, você também tem nível de habilidade online que vai se moldando ao seu nível de experiência neste modo.

Níveis de dificuldade e como VOCÊ vai jogar Forza Motorsport

Um dos grandes elementos que diferencia Forza Motorsport de qualquer outro jogo de corrida é a maneira que ele pode ser facilmente moldado para o seu estilo de jogo. Forza Horizon tem algo parecido, que pode inclusive transformá-lo em algo mais simulador do que arcade. Contudo, a Turn 10 foi além em Forza Motorsport e traz muitas opções relacionadas a como você vai dirigir.

Logo, você pode escolher o nível de velocidade que seus adversários vão correr, sendo 4 o normal e 8 o nível mais difícil. Eu joguei no 5, por exemplo, e os adversários dão um trabalho enorme. Contudo, existem momentos que nitidamente o primeiro colocado desaparece, mesmo que você esteja fazendo a corrida da sua vida. Me parece um problema de balanceamento mesmo.

Você também pode escolher o nível de assistência e para simplificar foi criado um novo menu que, aparentemente, traz escolhas que os jogadores fizeram nos jogos anteriores e ajudaram a Turn 10 a entender quais seriam as configurações de se jogar no controle que fariam sentido para o jogo. Eu escolhi jogar na configuração com o menor nível de assistência, que mesmo assim deixa algumas assistências ligadas, como o controle de tração.

Por fim, temos o bônus de conjunto de regras, que te faz escolher entre ter dano real ou cosmético, ligar os desligar o retrocesso e também ligar ou não as penalidades. Eu fui no mais difícil e me fez ter mais e mais atenção na pista. Recomendo apenas para os fortes e insistentes.

Como a grande maioria dos pilotos virtuais vão usar o controle do Xbox, é excelente ter tantas opções, uma vez que só quem está no volante e que tem grande habilidade poderia jogar com tudo desligado. 

Um grande jogo de corrida com espaço para melhorias durante sua vida

Forza Motosport

Forza Motorsport claramente nasce com o intuito de ser mais durante os próximos anos. Espere por updates frequentes, uma vez que um jogo feito pelo próprio time do Xbox pode ser responsável por te manter assinando o Xbox Game Pass, que é a estratégia da empresa hoje em dia. Todas as novidades gráficas, de física e de jogabilidade fazem deste facilmente o melhor Forza já criado. Você se sente no controle dos carros e sente muitas diferenças em como pilotar cada um deles. De fato, é um jogo feito com bastante paixão e que aproveita para contar a história de diversos tipos de carros, pistas e tudo dublado em português.

Como mencionei acima, senti falta de algum modo single player mais empolgante, talvez mais criativo. Mas encontrei no multiplayer a razão para continuar jogando Forza Motorsport. Desta forma, o Xbox continua sendo a casa de quem gosta de jogos de corrida. O melhor simulador e o melhor jogo arcade tem o mesmo nome, mas desta vez é Forza Motorsport o rei do momento.

NOTA: 9.0

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”