Good Pizza, Great Pizza: um jogo sobre ter uma pizzaria e fazer pizzas que me fez chorar

Compartilhe

Quando nos referimos a jogos sobre cozinhar, logo os associamos a sites de jogos gratuitos e aqueles títulos do Facebook que já tiveram seu espaço no passado, os quais anteriormente podiam ser encontrados no Orkut. Atualmente, bons jogos acerca do cozinhar não são vistos — e nunca de fato foram. Claro, há exceções, como o recente e incrivelmente divertido Overcooked, que ganhou diversos prêmios em 2016, e a série Cooking Mama, que nasceu no Nintendo DS e teve sua entrada mais recente lançada em 2013 para Nintendo 3DS, chamada Cooking Mama 5: Bon Appétit!.

- PUBLICIDADE -

Apesar de haver raros casos de boas produções, as lojas virtuais de dispositivos com Android e iOS estão repletas de títulos sobre cozinhar de qualidade péssima. É preciso apenas que  pesquisemos “hambúrguer”, “pizza” ou simplesmente “comida” para sermos bombardeados com resultados de jogos completamente genéricos e, em sua maioria, ruins. No entanto, numa rápida visita na app store do meu celular, um título — cujo o nome inicialmente me trouxe um pouco de desinteresse por ser uma variável de saturações — em específico me chamou a atenção.

Desenvolvido pelo estúdio estadunidense TapBlaze, que eu nunca havia ouvido falar antes, Good Pizza, Great Pizza trata-se de um jogo sobre administrar uma pizzaria e fazer pizzas. Ao iniciar, somos apresentados à uma simplória narrativa. Você é um pizzaiolo novato que acabou de abrir sua primeira pizzaria e terá de lidar com um concorrente que fica do outro lado da rua. Durante o jogo, ele, às vezes, pede uma pizza só para dizer que ela está ruim e falar o quão fracassado você é.

O início da minha carreira como pizzaiolo foi um pesadelo. Eu não conseguia fazer boas pizzas e os comentários dos clientes não eram nada bons. Porém, conforme mais pizzas eu fazia, melhor eu ficava nisso. No jogo, não é tão fácil fazê-las quanto em outros — péssimos — títulos do gênero, que se limitavam a fazer com que puséssemos os ingredientes em um prato simplesmente clicando em seus ícones e os arrastando até onde era desejado. Em Good Pizza, Great Pizza as mecânicas são um pouco mais profundas.

- PUBLICIDADE -

Nele, é preciso que, por exemplo, coloquemos o molho na massa manualmente, preenchendo toda a área da pasta, sendo isso também válido para o queijo. Outros ingredientes como pepperoni e calabresa (é possível comprar mais especiarias, bem como decorações e itens para a sua pizzaria), requerem que os insiramos sobre a massa um por um. Embora aparente ser fácil na teoria, inicialmente fazer uma pizza digna nesse jogo é bastante difícil, na prática. Conseguir não fazer com que o molho ultrapasse as bordas da massa é simplesmente um inferno.

Diferentemente do mar de jogos ruins sobre cozinhar, Good Pizza, Great Pizza dá vida aos clientes. Apesar de não haver um protagonista e, assim, existir um diálogo, as falas dos fregueses são maravilhosas, com referências até de Super Mario, além do fato de que os personagens do jogo são bastante diversos. Óbvio, não chegamos a ver um guaxinim cadeirante como em Overcooked, mas a variedade de rostos, formas e cores é visível.

Assim como por muitas vezes acontece no mundo real, moradores de rua vão até a pizzaria pedir-nos comida. Na primeira vez em que um apareceu, hesitei por alguns instantes, uma vez que, inicialmente, meu dinheiro estava curto e no final do dia seria preciso pagar o aluguel do estabelecimento. Porém, acabei cedendo e fazendo uma pizza para ele. Embora tenha pedido qualquer coisa, eu o dei a melhor pizza que pude.

Ao longo dos dias, algumas vezes me deparei com os tais moradores de rua, e, com exceção de uma vez na qual meu rendimento estava quase zerado, em todas elas ofereci uma pizza para eles (no total, são dois diferentes). Alguns dias se passaram e eu não fui visitado por nenhum deles. A minha pizzaria estava indo bem e os clientes saíam satisfeitos com os pratos que preparava para eles, apesar de serem medianos no geral.

Em um certo dia, um dos moradores de rua apareceu e algo completamente inesperado aconteceu: ele me deu 50 dólares — eu presumo que sejam dólares. Se houvesse uma opção de rejeitar, com certeza eu o faria, porém o jogo o recebe automaticamente. Ao me entregar o dinheiro, ele diz que “as coisas estão indo bem agora” e algo mais que já não me lembro do que se tratava. Isso me afetou de uma maneira tão forte que fui às lágrimas enquanto jogava antes de ir dormir. Um gesto de gratidão que pode parecer tão simples para muitos significou muito para mim. Eu, definitivamente, não esperava receber algo em troca. Eu ofereci aquelas pizzas porque simplesmente queria ajudá-lo.

É complexo especificar com palavras sentimentos subjetivos, mas o que senti foi uma mistura de estar grato e ao mesmo tempo surpreso por ser abordado por aquele que uma vez ofereci ajuda. O jogo reconheceu o meu ato não somente me oferecendo dinheiro adicional, mas através de um simplíssimo recurso narrativo, que me impactou de uma forma que, honestamente, nenhum jogo no passado conseguiu, não ao menos dessa forma e por essa causa.

Apesar de já vermos NPCs nos recompensando em jogos, principalmente em RPGs, geralmente com itens ou com uma quantia da moeda do título em específico, todas essas ocasiões são, em sua maioria, completamente sem alma e vazias. O que quero dizer não é que todas as recompensas em grandes ou pequenos jogos devem ser acompanhadas de um grande impacto emocional, mas que momentos como esse sirvam de lição para eventos de mesma espécie.

Francamente, jamais pensei que um jogo que baixei tão descomprometidamente fosse capaz de me afetar e atingir-me dessa maneira.

Good Pizza, Great Pizza está disponível para iOS e Android gratuitamente, porém com a opção de se comprar itens com dinheiro real.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”