Manifold Garden é uma experiência atípica e encantadora| Análise

Manifold Graden

Compartilhe

Você é bom em puzzles? É aquela pessoa que possui um raciocínio a frente das demais? Se sim, imagine você adentrar em um cenário totalmente desprendido da realidade onde a gravidade pode ser alterada e seu objetivo seria resolver puzzles das mais variadas dificuldades e formas. Imaginou? Então seja bem-vindo a Manifold Garden.

Originalmente lançado para PC em 18 de Outubro 2019, via Epic Store, hoje (18) o game ganhou versões para PS4, Xbox One e Switch. Deste modo, nós do Combo Infinito recebemos o game em antecipado para jogarmos e revelarmos nossa opinião. Eu me chamo João Antônio e venha conferir minhas impressões de Manifold Garden em mais uma análise do Combo Infinito.

Só resolva os puzzles
- PUBLICIDADE -

Manifold Garden não possui um conceito, muito menos uma história. Sua essência é levar o jogador a uma experiência atípica, sobretudo voltada para resolução de quebra-cabeças, em uma realidade totalmente desvinculada do mundo real. Nesta jornada que irá testar sua inteligência, teremos a gravidade ao nosso favor. Acima de tudo, na resolução dos puzzles.

Manifold Garden

O título utiliza das cores para representar cada local do cenário. Temos as cores: laranja, azul, verde, vermelho, lilás e amarelo. Estas tonalidades darão vida a novas perspectivas dentro do cenário que te levarão a resolução dos desafios e seu avanço no cenário. Quanto aos quebra-cabeças, de fato, eles testam os limites do nosso raciocínio, porém eles poderiam ter mais variações. Em contraponto, embora simplórios, confesso que passei um bom tempo tentando abrir as benditas portas. De todo modo, este sentimento desafiador outrora constrangedor, quando solucionado, nos transmite uma sensação recompensadora.

- PUBLICIDADE -
Uma viagem as mais engenhosas obras arquitetônicas

Se Manifold Garden carece de todo um contexto e um cerne de games AAA, sua ambientação é de cair o queixo. De forma simplória, seus gráficos harmonizam uma ambientação das mais engenhosas obras arquitetônicas já feitas ou adaptadas nos games. Cada estrutura é única e a extensão de cada uma delas nos faz delirar e nos encantar com tamanha imensidão depositada. Tudo parece infinito e criativo onde a cada novo estágio somos surpreendidos por outra estrutura ainda mais criativa.

Manifold Graden

Estes cenários possuem diversas ramificações que nos levam a locais diferentes e a outros níveis. E esta dinâmica desafiadora e exploratória, e fascinante é a pegada do game. Se por um lado desbravar esta obras colossais e infinitas é mágico, o sentimento de claustrofobia e insegurança também coexistem . Caminhar por estas estruturas têm um preço. E somos punidos por qualquer descuido. Assim, todo cuidado é pouco ao explorar, pois a queda de uma dessas estruturas não gera “game over”, mas pode te levar a estruturas inferiores a qual você se encontra.

Uma experiência fora do comum

Sem “game over” brinque com a gravidade e explore as belas estruturas arquitetônicas em uma ambientação encantadora e desafiadora. Manifold Garden é uma obra de arte da mais simplórias intenções. No entanto, ser simplória não é deixar de ser complexa e desafiadora. Assim, esta jornada de resolução de puzzle tem muito mais a mostrar e a explorar de nós mesmos. Ser desafiado por puzzles “cabulosos” e estar em um ambiente vazio desperta muitos sentimentos desde solidão até a mais pura fascinação por tamanha imensidão que o game consegue trazer com seus planos de fundos e com suas estruturas. Sem falar da trilha sonora. Esta alegoria é a pitada certeira ao contexto de solidão e imensidão que Manifold Garden transmite.

Veredito

Manifold Garden é lindo, complexo e desafiador. Esta obra do artista William Chyr faz jus ao seu portfólio e a suas obras anteriores que vislumbram desta arte empregada no game. Particularmente, fui pego de surpresa e fui levado a uma imersão onde as leis da física não preponderam. Sobretudo, por uma obra tão simples que conseguiu oferecer uma imersão tão profunda e sem fim.

Em suma, pode ser que você não se veja jogando o título, mas se permita experimentar algo atípico nunca visto antes dentro dos games. Certamente, Manifold Garden irá te proporcionar isso.

Confira mais análises clicando aqui.

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”