Microsoft apresenta o DirectX 12 – Bom tanto para Xbox quanto para PC

Compartilhe

Microsoft-apresenta-o-DirectX-12---Bom-tanto-para-Xbox-quanto-para-PCComo esperado, a Microsoft anunciou na GDC (Game Developers Conference) de 2014, a qual ocorreu em San Francisco, a nova versão da mais famosa API de games,  o DirectX 12. De acordo com o anúncio, ele estará disponível para as principais plataformas da M$, como Windows, Windows Phone e Xbox One, e segundo a empresa, o novo sistema pretende aumentar a eficiência exigindo menos recursos do PC, porém com um desempenho melhor.

O anúncio da nova tecnologia foi feito por Anuk Gosalia, Gerente de Desenvolvimento do DirectX, com direito a uma demonstração do game Forza Motorsports 5, do Xbox One, rodando em um PC com a placa NVIDIA GeForce Titan Black.  O projeto começou há quatro anos e no fim, foi concluído com o apoio da Nvidia.

- PUBLICIDADE -

Mas o que importa é: quais seriam as vantagens? Basicamente, o hardware gráfico tornou-se cada vez mais forte ao longo dos anos, mas ele precisa ser impulsionado pela CPU, onde o poder single-core não aumentou massivamente e os processadores multi-core não estão sendo utilizados de forma eficiente na alimentação de dados e comandos para a GPU. O DX12 muda isso de uma maneira muito parecida com o que temos visto com o Mantle da AMD. O DX12 tem um nível mais baixo de uso de hardware, permitindo melhorias na utilização de CPU. Ele ainda introduz uma série de novas ferramentas de renderização para melhorar a eficiência de algoritmos em diversas situações. Essa vantagens também aparecem no Xbox One, obtendo níveis mais elevados de desempenho do console.

No geral, parece que a Microsoft finalmente respondeu às demandas de desenvolvedores de jogos na abordagem de algumas das principais preocupações com DirectX 11, mas com o longo período de espera até que a API entre em funcionamento, é claro que o Mantle da AMD tem tempo para reunir mais apoio, enquanto a Valve vai continuar a defender OpenGL como a API gráfica. Até pouco tempo, o futuro do DirectX estava incerto e perigoso – no entanto, o DX12 poderia até anular a relevância do Mantle, já que ele aparece para fazer o mesmo trabalho. Alternativamente, se o desenvolvimento do console continua a dominar e o Mantle provar seu valor em outras áreas, poderiam muito bem ter em um futuro, um API duplo, com versões para PC baseados no Mantle, derivado de otimizações do PS4, ao lado de versões DX12 projetados principalmente com Xbox One.

O DirectX 12 está previsto para os games do final de 2015, esse ano terão apenas versões para testes.

- PUBLICIDADE -

E vocês meus caros Combonautas, o que acharam desa notícia? Não deixem de comentar.

Compartilhe

5 respostas

  1. E viva a concorrência! Claro que a Nvidia não queria ficar para trás e já tirou suas cartas da manga! E eu já pensando se minha próxima placa seria uma AMD ou não ahuahuah! E a melhor notícia é que as placas da Nvidia a partir da GTX 460 terão suporte ao Directx 12, ou seja, nada de precisar comprar novas placas compatíveis com o novo Directx! E outra ótima notícia é que o Directx 12 dará um suporte maior a sistemas com SLI (que até hoje não está 100% perfeito)! Minhas duas GTX 680 agradecem 😀

      1. Pois é, eu vi falando sobre isso uns dias depois… Ingenuidade minha achar que a Nvidia não ia fazer algo assim para comprarem as placas novas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”