Uma boa notícia para produtores de conteúdos. A M$ modificou as regras do seu console de nova geração, as quais autorizam o jogador a monetizar os vídeos que ele mesmo produz. Porém essas regras estabelecem que os compartilhamentos dos conteúdos devem ser feitos diretamente do Xbox One veiculando para o Twitch e Youtube, ou seja, qualquer outro meio que seja disponibilizado o conteúdo, infringirá as regras.
Outros detalhes importantes: Se o vídeo for feito do Xbox One, este não poderá conter pornografia, descriminação de religião, raça, sexo e etc, e também não será permitido o uso de palavras obcsenas, promover violência, apologia a drogas ou outras coisas ilegais.
Caso não sejam respeitadas as leis impostas, os vídeos poderão ser banidos do Youtube e Twitch, e o criador de conteúdo deverá coloar na descrição do vídeo uma notificação Copyright, a qual será fornecida pela própria Microsoft.
Isso abrangerá os jogos que a Microsoft produz, distribui ou tem os direitos de licença, caso não conste nessas condições, mas o cara ainda irá usar o Xbox para disseminar os conteúdos, o critério de monetização ficará a cargo de cada distribuidora.
Criar conteúdo hoje está ficando cada vez mais fácil. A Microsoft facilitar essa prática é ótimo para os jogadores claro, mas é muito melhor para a empresa, que estará motivando a galera a divulgarem seus produtos em uma escala absurda. Eu, particularmente, gosto dessa possibilidade, porém o produtor de conteúdo deve focar sempre em buscar qualidade do que facilidade.