Ninja Theory nega a notícia de que não faria mais jogos para consoles

Compartilhe

Ninja-Theory-nega-a-noticia-de-que-nao-faria-mais-jogos-para-consolesSurgiu um rumor há alguns dias atrás que a empresa Ninja Theory, a qual desenvolveu Havenly Sword, Devil May Cry, Enslaved entre outros, deixaria de trabalhar em jogos de consoles para se dedicar 100% aos mobiles, de acordo com Tameen Antoniades, um dos co-fundadores e atual Diretor Criativo da empresa.

Tameen foi parafraseado pelo site Edge dizendo que o projeto principal do estúdio”está totalmente focado em mobile“. Antoniades fez o anúncio na conferência da Nokia em Helsinki. Continua dizendo “O modelo de jogos AAA está quebrado. Para nós, o sucesso é ser capaz de sobreviver, mas de vez em quando você olha ao redor de uma conferência e percebe que não sobrou ninguém. Isso é muito por causa das barreiras que o modelo de 60 Obamas impõe. Os donos das plataformas controlam a distribuição, as publishers controlam o financiamento“.

- PUBLICIDADE -

Continuando por justificar sua posição de avançar para jogos móveis, Tameen acrescenta “Quem daqui há cinco anos, pensou que os tablets substituiriam os PC’s? Sempre ouvimos dos programadores que celulares tem entradas ruins, baixa potência e que a vida útil da bateria é péssima. Isso é uma mistura de falta de informação e de problemas que vira e mexe são resolvidos. Celulares e tablets já estão se aproximando do jogos da geração atual. A interface é mais intuitiva, já conseguimos ver os monitores high-end em tablets – é como o Bruce Lee diz: Não se trata de como você luta contra a maré, se trata de como você flui com ela“.

Antoniades também deu uma declaração muito polêmica alfinetando o modelo de negócio das grandes Sony, Microsoft e Nintendo.

Ouviram o anúncio da Xbox One? TV, TV, TV. Não podiam estar mais longe da verdade, estão na direção completamente errada. Parece, apesar das melhores intenções da Microsoft, Sony e Nintendo, que ainda têm muito ímpeto para conduzir o mercado“.

- PUBLICIDADE -

Para Antoniades, a Valve com a sua Steam Machine é a única companhia que está no caminho certo – “É uma plataforma aberta, completamente digital e é um servidor de media. Sem dúvida que será integrada com os mobiles e tablets, e inclui todos os preços flexíveis do Steam. Ainda existem limitações técnicas – a largura de banda para streaming, o processamento e a energia da bateria vão atrasar alguns anos. Depois, espero que os dispositivos móveis sejam a forma dominante“.

Ou os consoles se adaptam e aprendem com os dispositivos móveis, ou morrem disse ele. Acredito que os consoles serão o centro de entretenimento durante os próximos 5-10 anos. Para isso, tem que se adaptar ao mobile. Tem que ser plataformas digitais abertas, servidores de mídia para todo o entretenimento e ter integração com o mobile“.

Pois bem, essa foi a história que Tameen contou para os 7 ventos, só que ele não imaginava que a coisa ia ter o efeito negativo, portanto a Ninja Theory logo se propôs a declarar e a colocar panos quentes.

Embora nós estamos entusiasmados com as oportunidades móveis, e o lançamento do nosso primeiro título móvel Fightback, não estamos fazendo a transição para um único gênero. Estamos atualmente desenvolvendo, tanto para console quanto para plataformas móveis e pretendemos fazê-lo no futuro previsível. Acreditamos que o futuro é digital para todos os jogos, seja console, celular ou qualquer outra plataforma, e este era o significado pretendido das observações que têm sido relatadas“.

Último jogo de console da Ninja Theory foi Devil May Cry, que possui uma média de 85 no Metacritic e em julho de 2013, o estúdio lançou o seu primeiro título para iOS, chamado Fightback.

Esses tipos de declarações devem ser feitas com muito cuidado, justamente para não manchar sua própria reputação e a das empresas, que são parceiras diretas. Criticar Sony, Microsoft e Nintendo não é uma boa ideia principalmente porque pode estar fechando uma porta. Ao meu ver Tameen tem razão em alguns pontos, porém declarar a morte dos consoles eu ainda acho um equívoco. O modelo está mudando Ok, mas isso não quer dizer que o anterior vai morrer – A TV não matou o rádio, a internet não matou a TV, e assim por diante. A Ninja Theory agiu bem em desdizer Tameen, mesmo que isso realmente signifique que a NT vai produzir apenas para Mobile. E o modelo de jogos AAA não está quebrado – GTA V está aí pra provar. Enfim, declarações bombásticas como essa sempre dão o que falar, logo mais estamos vendo alguém rebatendo e assim segue a vida.

E vocês meus amigos Combonautas, o que acharam dessa notícia? Acham que Tameen tem razão? Compartilhem e comentem suas ideias!

 

Compartilhe

Uma resposta

  1. Nussa velho! Agora, vendo as imagens que você usou, a Ninja Theory simplesmente copiou a pose da Nariko pra usar na Rihanna do Devil May Cry!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”