O dilema das redes: Revelado que somos o produto, Facebook desmente o que o documentário afirmou

O dilema das redes

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“Dois tipos de indústria chamam clientes de usuários: a das drogas ilegais e a de softwares.”

O dilema das redes, um dos documentários mais assistidos das últimas semanas acendeu uma chama de preocupação. Afinal, somos o produto mais importante do mundo.

De acordo com eles, só nós não sabíamos disso.

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Aliás, as críticas feitas causaram um grande efeito. Inclusive, o próprio Facebook veio a público se defender:

“Se você não estiver pagando pelo produto – você é o produto”

Enfim, de acordo com o documentário, as redes sociais nos viciam, criam falsa esperança e recompensas, propagam fake news.

“Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta:
As redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.”

Esse é um ponto bastante falado no filme. A democracia.

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O dilema das redes

Aliás, abaixo podemos ver parte do comunicado feito pelo Facebook em relação ao documentário O dilema das redes:

“O que ” O dilema das redes ” errou

Nossas equipes de produto do Feed de notícias não são incentivadas a criar recursos que aumentam o tempo gasto. Em vez disso, queremos ter certeza de que oferecemos valor às pessoas, não apenas impulsionar o uso.

2018

Por exemplo, em 2018, mudamos nossa classificação para o Feed de notícias para priorizar interações sociais e diminuir a prioridade de vídeos virais. A mudança levou a uma redução de 50 milhões de horas diárias de tempo gasto no Facebook.

Esse não é o tipo de coisa que você faz se está simplesmente tentando levar as pessoas a usar mais seus serviços.

Colaboramos com os principais especialistas, organizações e acadêmicos em saúde mental.

Inclusive, temos nossas equipes de pesquisa dedicadas a compreender o impacto no bem-estar das pessoas.

Queremos que as pessoas controlem como usam nossos produtos. Por isso que fornecemos ferramentas de gerenciamento de tempo, como um painel de atividades e maneiras de limitar notificações. Já começamos a dedicar equipes de produtos a outras áreas, como solidão, justiça racial, saúde mental e inovação.

O dilema das redes
Contudo, continuaremos inovando

Continuaremos inovando e apresentando novas ferramentas para ajudar as pessoas a se manterem seguras. Devemos conversar sobre o impacto das mídias sociais em nossas vidas. Mas O dilema das redes enterra a substância no sensacionalismo. Em vez de oferecer uma visão diferenciada da tecnologia, oferece uma visão distorcida.

Os criadores do filme não incluem ideias de quem trabalha atualmente nas empresas. 

Nem de quaisquer especialistas que tenham uma visão diferente da narrativa apresentada pelo filme.

Eles também não reconhecem os esforços já realizados pelas empresas para resolver muitas das questões. Em vez disso, eles contam com comentários de quem não esteve lá por muitos anos.

Enfim, qual a opinião de vocês sobre o assunto? Aliás, assistiram O dilema das redes? De acordo com várias pesquisas vemos que tudo em excesso acaba nos prejudicando.

Contudo, será que redes sociais são tão piores assim? O assunto chega é polêmico. Mas chega a ser preocupante?

Por fim, a nota do Facebook está disponível na fonte abaixo. Acho que vale a pena ler. Assim como vale a pena assistir ao documentário.

Alguém lembra de outros pontos que merecem nossa atenção? Comentem e deixem suas opiniões.

Vale lembrar que os jogos também acabam sofrendo muitas acusações. Muitas delas injustas. Cabe a nós entender cada uma delas.

Fonte: About.FB

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