O que é uma engine? Qual sua importância no desenvolvimento de games?

Compartilhe

Hoje em dia é muito comum ouvirmos ou lermos a palavra “engine” ou “game engine” nas notícias do dia a dia dos games. Um assunto que começou a ser discutido e detalhado na atual geração com mais frequência, apesar de existir há um bom tempo, porém antes debatido apenas por desenvolvedores de games ou usuários que possuíam um conhecimento mais técnico sobre o assunto.

- PUBLICIDADE -

E pensando nessa frequência do termo em nossas vidas, estou fazendo esse artigo para esclarecer tudo sobre essa curiosa ferramenta e de tão grande importância na hora de desenvolver um jogo. Atualmente estou no fim da minha graduação em tecnologia em jogos digitais e estarei passando todo meu conhecimento e experiência com engines para vocês leitores entenderem um pouco mais de como isso funciona.

 

Simplificando a explicação

- PUBLICIDADE -

Se eu fosse explicar em poucas palavras o que é uma engine eu diria que se trata de um software com um conjunto de bibliotecas e ferramentas, para simplificar e abstrair o desenvolvimento de jogos eletrônicos, permitindo os desenvolvedores otimizar o tempo de produção do jogo sem precisar fazer tudo do zero.

Vamos voltar aos tempos dos jogos 8-bits. Naquela época os desenvolvedores precisavam programar tudo do início, literalmente! Era programado desde o primeiro pixel verde ou branco acendendo em sua tela, até as mecânicas do game, física, som e inclusive sua compilação para um arquivo final para poder distribuir ao usuário algo extremamente complexo e que em dias atuais poderia fazer um jogo demorar mais de 20 anos para poder ser concluído, tomando como exemplo jogos da atual geração.

Atualmente com os softwares engines, já vem boa parte das partes complexas prontas, permitindo que os desenvolvedores se foquem apenas no mais importante do seu game. Física, áudio, renderização dos gráficos em tempo real, cálculos de iluminação entre vários outros pontos são dispensados na hora do desenvolvimento por conta das engines já cuidarem disso para você, dando apenas as opções de configuração e personalização para você utiliza-las da forma mais simples possível.

A engine é nada mais, nada menos o software que “junta” todos arquivos e bibliotecas que o jogo vai precisar. É a ferramenta, na qual o desenvolvedor “monta” o seu jogo. Os softwares necessários para desenvolver um game vão muito além de uma engine, ou seja, é necessário editor de imagem, áudio ou vídeo, modeladores 3D ou softwares vetoriais – tudo depende do desenvolvedor escolher o que será necessário. Após criar tudo nesses softwares externos, chega a hora de dar vida a eles dentro da engine, colocando animação, física, som, efeitos e tudo que for preciso.

 

Conhecendo as principais engines do mercado

Hoje existem inúmeros motores disponíveis no mercado para o público em geral, além dos motores exclusivos em determinados estúdios no qual preferem possuir seu software. Ao público existem desde motores gratuitos até a pagos, e os mais populares são Unreal Engine, desenvolvido pelo estúdio de jogos Epic Games, a mesma que desenvolveu Gears of War, Paragon e Unreal Tournament… opa, espere… o nome da engine da Epic Games é o mesmo do seu famoso game de arena Unreal Tournament? Exato! Afinal, foi um dos primeiros games da produtora a utilizar o software e até hoje é utilizado nos games da desenvolvedora e por grandes games indies ou AAA atuais, como: Mortal Kombat, Injustice, Middle-Earth, Final Fantasy, Batman Arkham, Street Fighter entre outros.

Temos também a engine Unity, uma das mais populares atualmente, utilizada em mais de 80% dos games mobile (Pokemon GO e Super Mario Run) e também muito forte nos games de PC e console. Esta se popularizou com o lançamento do Slender e hoje é utilizado inclusive pela Ubisoft, Nintendo, Eletronic Arts e muitos outros estúdios famosos – o game “Ori The Blind Forest” é um exemplo popular de uso dessa ferramenta.

O próximo motor bastante conhecido no mercado é a CryEngine, conhecida por proporcionar gráficos de altíssima qualidade, desenvolvida pelo estúdio Crytek e consequentemente utilizada nos jogos da desenvolvedora como por exemplo Crysis, Warface e Ryse Son of Rome.

Todas as engines citadas neste artigo possuem download e utilização gratuita, o que muda é o modelo de negócio de cada uma. Enquanto a Unreal Engine fica com parte do lucro das vendas do game desenvolvido a Unity, por sua vez, cobra a utilização do software apenas se o game conseguir um lucro de mais de cem mil dólares por ano.

Existem diversos outros motores populares disponíveis, além dos exclusivos que não estão livres para o público, como por exemplo a Frostbite que pertence à Eletronic Arts ou a Decima Engine da Guerrila Games e a recente Snowdrop da Ubisoft.

A importância da escolha da engine

Escolher uma engine é um grande momento na hora de desenvolver um game. É preciso avaliar todos aspectos das opções disponíveis para ver qual se enquadra melhor no que você precisa. Alguns motores possuem um foco grande em facilitar o desenvolvimento de jogos graficamente realistas, outros já possuem uma quantidade de ferramentas maior, permitindo que o estúdio ou desenvolvedor gaste menos com softwares externos para determinado assunto, entre outros pontos.

Dependendo do tamanho do estúdio e de seus lucros, o contrato de direito da engine pode impactar também na escolha, visualizando qual é mais rentável.


Agora você sabe detalhadamente sobre o do que se trata uma engine e sua importância no desenvolvimento de games, não ficando mais com dúvidas ao ver uma notícia em que cita essa tão importante ferramenta. Possui mais alguma dúvida? Fique à vontade para comentar abaixo que buscaremos esclarecer o que for possível.

Compartilhe

3 respostas

  1. Ajudou muito, eu não sabia nada mesmo sobre o assunto, agora sinto que ficara mais fácil entender mais sobre o desenvolvimento de jogos. MUITO OBRIGADO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”