Overwatch está morrendo? A resposta pode depender de você! – [Opinião]

Compartilhe

Overwatch, uma das franquias de maior sucesso da Blizzard. Lançado em 2016, garantiu a premiação de melhor jogo no mesmo ano e hoje é um dos games mais jogados nas plataformas da atual geração e PC. O game de FPS cooperativo da Blizzard conta com mais de 25 milhões de jogadores no mundo todo, sendo um sucesso absoluto. Constantemente recebe DLCs/Atualizações gratuitas com novos conteúdos e itens em praticamente todo mês com uma comunidade gigante e apaixonada, porém dentro destas dezenas de maravilhas e qualidades, o Overwatch anda sofrendo com um problema muito sério que vem afastando aos poucos, centenas de jogadores do título. Estamos falando da presença dos jogadores tóxicos.

Mas o que é um jogador Tóxico?

- PUBLICIDADE -

Se você é leigo em termos de jogos online, “jogador tóxico” é utilizado para identificar usuários que transbordam negatividade tanto dentro do jogo quanto na comunidade (grupos e fóruns). Visões pessimista, sair de uma partida em andamento, xingamentos e reclamações que muitas vezes são desnecessárias e não trazem benefício aos outros jogadores.

Esse problema geralmente é combatido por meio de ferramentas que permitem que uma testemunha de um “ato tóxico” alerte a desenvolvedora para que ela avalie e penalize o mal feitor. E como de rotina nos jogos da Blizzard, esta ferramenta fica disponível para todos. Entretanto muitas vezes parece não funcionar. Jeff Kaplan, diretor de Overwatch, afirma que funciona e que estão sempre de olho nas denúncias. O problema é que não vem sendo o bastante para punir jogadores irresponsáveis, o que frustra muitos jogadores sérios na comunidade, tanto os hardcores ou casuais.

O efeito negativo desta falha

- PUBLICIDADE -

Apesar de ser algo simples, eu me canso de escutar todo dia de amigos, colegas e jogadores na comunidade que estão abandonando Overwatch. Não tem como discordar, é frustrante você ser um jogador sério, entra no jogo para se divertir e acaba saindo mais estressado do que devia. Tudo porque algum jogador tóxico ficou gritando durante a partida inteira por alguém ter pego um herói que ele não aprovava ou pelo time ter perdido o primeiro ponto de três.

E como se não fosse frustrante o suficiente ter que aturar um jogador com um ato comportamental tão imaturo, ele chega ao seu ápice de toxidade bancando o “troll” na partida para que o time perca o jogo propositalmente. Os atos de “trolagem” geralmente são feitos quando o jogador tóxico chega em seu nível de “intolerância” mais alto, se matando a partida inteira ou ficando ausente no respawn. Em determinados casos, ocorre até discurso de ódio, preconceito, racismo e ameaças por meio de mensagens privadas.

O que a Blizzard vem fazendo

O artigo continua abaixo

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Recentemente a Blizzard publicou um vídeo de atualização do desenvolvedor em seu canal do Youtube em que Jeff Kaplan explica que a equipe de Overwatch vem trabalhando para melhorar e combater a presença de jogadores que não respeitam os colegas que estão na partida. Uma das melhorias já presentes é a adição da ferramenta de reportar jogadores nos consoles, um bom passo para se iniciar um processo de melhorias. Antes, na plataforma da Microsoft e Sony não era possível denunciar um jogador por atividades tóxicas. Só era possível fazer algo se você recebesse alguma mensagem imprópria, racismo, ódio ou preconceito.

A segunda melhoria destacada por Kaplan foi a penalidade gradual, quanto mais reports um jogador receber, maior será sua penalidade. Kaplan ainda destaca que se o jogador for insistente, poderá perder a conta do jogo permanentemente. “Não queremos você em Overwatch...”, afirma Kaplan sobre os jogadores tóxicos que receberem penalidade máxima. Por último e o mais discutido na comunidade, a resposta por parte da Blizzard de que sua denúncia foi efetuada com sucesso e que o jogador em questão recebeu uma penalidade. O recurso está sendo implantando aos poucos, está em fase de teste. Até o momento o jogador é notificado por e-mail. Porém futuramente estas notificações poderão aparecer diretamente no menu do game.

As novidades são extremamente interessantes se a Blizzard garantir que elas serão funcionais de fato. Caso contrário, de nada adianta.

Mesmo assim, depende muito de você, jogador!

No mesmo vídeo onde é revelado estas novidades, Kaplan passa uma mensagem antes de encerrar. Ele diz que os esforços da Blizzard não irão “fazer milagre” se a comunidade não colaborar. É preciso que se respeitem. Não vai adiantar ter diversas ferramentas se a mudança de postura não partir da própria comunidade.

Vou usar como exemplo um questionamento que vi em muitos grupos de Overwatch. Muitos jogadores denunciavam outros por escolherem personagens como “Hanzo”, “Widowmaker” e “Junkrat” (que são odiados pela maioria). Tudo por acharem errado, sendo que estes jogadores denunciados jogavam tão bem quanto a pessoa que o denunciou.

De quem é a culpa? Da Blizzard ou da comunidade? Logicamente da comunidade.

Falta bom senso

A falta de tolerância levou muitos se questionarem o quão funcional seria a ferramenta de reportar jogadores. Uma mensagem importante do Kaplan para que a comunidade reflita sobre suas atividades dentro de Overwatch. Mas diferente da visão positiva que obtive desta mensagem do produtor, muitos não gostaram, por acharem patético e desnecessário. Isso prova mais uma vez que a comunidade precisa repensar em suas ações no ambiente do game. O ego fala mais alto quando alguém diz que estamos errados. O fato é, Overwatch tende a piorar cada vez mais se a comunidade não desintoxicar.

A comunidade atualmente tem muitos jogadores com alto ego e intolerantes. O desempenho dos jogadores pode variar. É necessário que todos reconheçam quando um colega de partida não está muito bem. Xingar e ofender não leva a nada, principalmente depois que acabou a partida. Jogadores que se acham “deuses” e maltratam os outros estão espalhados pelo game. Já presenciei momentos vergonhosos de adultos ofendendo crianças e menores de idade por jogarem mal. Um ato tóxico e imaturo por completo.

Há muito o que melhorar

Por parte da Blizzard, a melhor ação é criar uma equipe capaz de avaliar minuciosamente cada report. Assim será possível identificar os possíveis “alarmes falsos” ou de fato atos tóxicos dentro da comunidade. O game vendeu milhares de unidades e uma das missões da Blizzard é “respeito e JOGO LIMPO” e “cada opinião IMPORTA”. É mais do que um dever da companhia se dedicar a esse problema que poderá manchar a imagem do game.

Overwatch é um excelente jogo! Ele te vicia pela diversão que proporciona e garante momentos únicos com ou sem amigos na partida. Isso quando todos se respeitam, caso o contrário pode ser algo decepcionante e desanimador.

Agora quero saber da sua opinião, escreva nos comentários o que acha disso tudo (sem ser tóxico) e até a próxima!

Compartilhe

42 respostas

  1. Vc paga 150,00 reais, e todo mês aquele personagem que vc joga, recebe uma atualização, ou seja, Vc comprou um jogo DEMO, porque demo, simples, eles são sempre arrumando o mesmo personagem varias, vezes outra questão, agora como pode uma plataforma como a blizz não se tocou que a maioria dos TROLL que estão suando no jogo, não são aqueles que pagaram 150 reais suado e sim e financiado por outras plataformas para suar, isso mesmo, ou seja 1 pessoa que paga 150,00 não vai querer ser banida agora qdo ela e financiada ela não ta nem ai, e pago para tirar outros jogadores e desanimar muitos, sei do que to falando… um deles já me falou como funciona

    1. Isso se chama equilíbrio de poder. um personagem pode ficar forte ou fraco durante as atualizações por isso eles atualizam constantemente.

    2. Ta faltando umas aulinhas de português e gramática ai. Impossível compreender esse teu raciocínio.

      1. vc = você,
        150,00 e igual R$ 150,00 cento e cinquenta reais
        demo = demonstração, talvez vc seja auto burro suficiente para não entender

    3. Bostejou pelos dedos vigorosamente.

      Você deveria agradecer de joelhos os rebalances que a blizz faz, ou vc queria um roadhog (e demais personagens) OP pra sempre?

      Esses balanceamentos que fazem deixa o jogo vivo e até mesmo te obriga a aprender a jogar com outros heróis. A blizzard faz isso em todos os jogos, WoW por exemplo, cada classe teve sua época de ouro.

      Qualquer medida pra diminuir o número de jogadores tóxicos é bem vinda, e quem reclama disso é justamente um desses jogadores, se você joga de boa sem ser um babaca essa mudança só te trará benefícios.

  2. Bom senso falta pra Blizzard que pune a gente e > não mostra o chat quando a gente pedi, muito menos diz o motivo certo numa suspensão e se o jogador for “reciclado” caso ele tome uma punição minima que seja só vai aumentar essa punição se tiver outras atrás, e acho que ela só ve quantia report e o que fez no passado para te punir e falso report não dá punição alguma para esses tipo de player… Onde tem bom senso aqui ?

    E fora que ela quer rever silenciamentos e dar suspensão que eu me lembre… Pode ter certeza que vai ficar vazio o game por um bom tempo kkkkkkkk

    Por mim que morra logo o game,negocio é mais BETA que Paladins, pelo menos assim fica gratis e lota o servidor br. kkkk

  3. Graças a Deus já parei faz mais de mês. É nem quero voltar chega. É bem raro eu jogar só pra dizer que eu n gastei meu dinheiro. pq se eu soubesse que seria assim nem tinha comprado. Prefiro csgo bom é barato

    1. Então você não sabe jogar.
      Paga uma internet, sozinho não dá pra jogar, CS:GO melhor NUNCA, CS:GO tem uma jogabilidade deprimente, gráficos antigos, repetitivo, chato, lotado de hack, enfim, um LIXO

  4. Na minha opinião, sabe qual o problema dos jogadores tóxicos do Overwatch? Jogo em equipe! A galera não suporta isso! Querem ser Messis ou Neymares, mas esquece que nem eles jogam sozinhos, e sim em time. Galerinha tá cada dia mais individualista e com ego inflado. Mas assim jovens, com esse mindset, é impossível praticar atos de colaboração e empatia, fundamentais para ter um gameplay consistente.
    O overwatch ta exigindo mudança da comunidade, e toda mudança dói, mas é para o bem, com benefício de você pode usar como oportunidade para vida.

    1. eu concordo,overwatch ja foi lançado a tanto tempo e ainda nao entenderam que pra voce jogar bem precisa do time inteiro jogar bem e quando o time vence foi por causa do time inteiro…

    2. Overwatch não ta morrendo, apesar dos rework desnecessários e alguns nerf e bufs desagradáveis, o game ainda continua ótimo para quem sabe jogar e gosta do jogo, o q ta morrendo são jogadores q sabem jogar em equipe, e tem cooperação e diálogo. E a falta disso, corresponde a um jogador tóxico, eu não gosto de chat voice(me desconcentra) mas eu sei pickar para um personagem q a equipe precisa, para deixa a equipe o mais equilibrada possível, sei proteger meus suportes, sei focar em jogadores chave do time adversário, sem deixar a minha equipe na mão. E é assim q se deve jogar um jogo em equipe, ter noção de tudo em sua volta e comunicação.

  5. É muito mimimi para falar da desenvolvedora para um jogo que está investindo para melhorar algo que não era para ser um problema direto deles.

    E com uma comunidade tão ruim quanto a nossa, choro não é a solução. É trabalhar para evoluir.

    1. o problema é que brasileiro se acha os unicos do mundo,ficam com essa babaquice de ov morrendo sendo que la fora ov continua estourado ate hoje,e o numero de jogadores so vem aumentado,se duvidar esses mesmos otarios que comentaram isso na certa ja tao jogando de novo,brasileiro é assim,reclama,xinga,chora mas nunca larga..

  6. Eu até queria comprar mais vou pegar meus 150 e comprar outro jogo pq os brs destroem os games!

    1. Acredite, o problema não é apenas no Brasil, existe jogadores de outros países até piores que o brasileiro.

      1. Sim, os Boludos são extremamente tóxicos, ainda mais se cair juntos de Br, a blizzard tinha que dá aos jogadores ferramentas que ajudassem a não cair mais com certos tipos de players, com o tempo o cara seria tão evitado que iria procurar partida eternamente.

    2. Compra, mas só tenta se afastar um pouco do competitivo enquanto estiver lvl baixo, sou main Widowmaker e veio retardado me xingar porque Widow é ruim, eu sou um lixo, devia trocar pra Reaper, enchendo. Fui de Reaper, fiquei NEGATIVO, fui de Widow, marquei kills e kills.

  7. Kkkkkkk, quem diria que overwatch estaria em situação “semelhante” a de seu “rival” Team Fortress 2 kkkkkkkk, Abandonei ambos os jogos pelos mesmos motivos, e não pretendo voltar tão cedo. A diferença entre a Valve e a blizzard é que a blizzard se importa.

    1. cara overwatch nao tem rival nenhum,as pessoas que ficam enchendo o saco falando que um copiou o outro…

  8. Eu gosto do jogo. Os personagens são legais e cativantes. O que realmente estraga são jogadores que xingam, ofende de manira grotesca e não entende que perder faz parte do jogo. Mas não é só jogadores que desanimam a jogar. O jogo está passando por muitas atualizações e modificações constantes. Imagina vc jogar com um personagem que 1 dia está com 500 de vida e no outro dia está com 600. Ou um personagem que tem sua ulti ressucitar todos virar uma habilidade comum… e os cenários? Transformam e passan por modificações como se fosse a vida real. Sinto saudade de escoltar a luva, que agora doomfist usa. E as histórias em quadrinhos… não sei não, mas colocar duas mulheres tendo relação para um jogo onde crianças tem acesso, isso nao é legal.

  9. Eu gosto do jogo. Os personagens são legais e cativantes. O que realmente estraga são jogadores que xingam, ofende de maneira grotesca e não entende que perder faz parte do jogo. Mas não é só jogadores que desanimam a jogar. O jogo está passando por muitas atualizações e modificações constantes. Imagina vc jogar com um personagem que 1 dia está com 500 de vida e no outro dia está com 600. Ou um personagem que tem sua ulti ressucitar todos virar uma habilidade comum… e os cenários? Transformam e passan por modificações como se fosse a vida real. Sinto saudade de escoltar a luva, que agora doomfist usa. E as histórias em quadrinhos… não sei não, mas colocar duas mulheres tendo relação para um jogo onde crianças tem acesso, isso nao é legal

    1. Todas as alterações q eles fizeram, visam tornar o jogo melhor. Vc pode lançar o jogo de uma forma e mesmo sabendo q não é perfeitamente balanceado(o q eu diria q é algo impossível de se atingir) acredita q esteja em uma forma justa pra todos os personagens e jogadores e tals, porém, quando chega nas mãos dos jogadores somente q vc poderá ter uma noção se a coisa realmente tá no ponto ou não, e mesmo assim, existem coisas como metagame e tudo mais q influenciam coisas se tornarem absurdamente fortes ou não, de modo q eles tem de fazer ajustes pra botar as coisas nos eixos de novo. Quantos aos cenários, vc tem q ver q a história está progredindo junto com o jogo kra, não vejo motivo o de reclamar de coisas como não mais escoltar a luva do Doomfist, q agr é um personagem utilizável do jogo, me pergunto aonde isso é ruim. E por último, o jogo tem classificação etária q indica q seja jogado por adolescentes, a forma como vc fala soa um pouco preconceituosa e aparenta q vc ao invés de mostrar q coisas como essas existem prós jovens por aí e explica-los como lidarem com isso da maneira correta, prefere colocar eles em uma espécie de bolha e fingir q não existe.

      1. Hauahauaha
        To achando que vc trabalha para a blizzard. Se sentiu muito ofendido com meu comentário (que foi para eles, e não para vc). Vc deve ter 10 anos, pela mentalidade ao dar essa resposta. Atualmente, a maioria das desenvolvedoras de jogos estão passando por crises: ubisoft, ea games, Riot… e por ai vai. Não sou o único que reclama desses detalhes, há muitos que nao concordam com alterações. Imagina vc jogar street fighter e descobrir que o Ryu não da mais hadouken, mudaram a habilidade dele para outra. Uma desenvolvedora tem que estudar todas as possibilidades, defeitos e qualidades de um jogo antes de lançar. A blizzard está dando muitos ouvidos para crianças mimadas que ficam pedindo as coisas. Doomfist não ia ser criado, mas pediram tanto…encheram tanto o saco, que eles fizeram. Quanto ao assunto das lésbicas no jogo, acho errado exibir em um produto que é comercializado para crianças. A blizzard sabe que menores de idade jogam, tem que ter o bom senso… se não daqui a pouco até nos desenhos infantis vai ter aranhas brigando. Pergunte para um psicólogo se esse tipo de incentivo não causa distúrbio sexual em crianças.

    2. ASHUASHUAHSUHAUSHU
      ESSES QUADRINHOS NÃO SÃO OFICIAIS, A FANBASE É QUE É MUITO PERVERTIDA E RETARDADA

  10. titulo sensacionalista,jogo a muito tempo e ate agora unica coisa que me incomoda é a demora as vezes pra repor um jogador que saiu,e quando saem no competitivo quando ta acirrado ou no começo,mas nem é pra tanto,quem reclama sao apenas choroes mimadinhos,cuja unica coisa a fazer na vida é jogar videogame e que so querem ganhar e ganhar,acham que a honra deles esta em uma partida de overwatch,ah vao a merda cambada de mimizentos,é so a porra de um joguinho…

  11. (desabafo) Não tem mais condições de jogar no xbox one, pelo menos, não sei no pc e ps4, fiz 500 níveis, 2 gold guns, jogando de tank e healer sempre pra ajudar o time, o problema é que sempre 3/4 dps, não da cara, nem no lol os mlks são tão retardados assim

  12. Além dos jogadores toxicos , não sei se é só comigo , mas tem demorado muito pra achar as partidas , ai fica indo pra confronto em vez de ir pra partida msm , ai vc fica 5 ou 10 minutos em confronto pra dizer que não tem jogadores suficientes e voltar a procurar , além de alguns bugs que impedem de finalizar a partida e acabam fazendo com que todos os jogadores tenham que sair da partida
    Isso gera uma situação em que eu fico mais tempo procurando uma partida do que jogando mesmo

    1. amigo seu comentario ja é um pouco antigo,mas de qualquer forma vou responder,va no menu e desligue o ´´confronto enquanto aguarda partida´´,desde que desliguei o confronto nunca mais demorei mais que dois minutos pra achar uma partida 🙂

  13. Eu jogo overwatch casualmente, umas 3 vezes por semana.. e não passo raiva! Se o cara começa a ser tóxico, eu saio do bate-papo por voz e pronto.. mas isso só aconteceu uma vez! A galera lá sempre me tratou bem, muito melhor que a comunidade do Dota2, até desisti do dota por conta disso.
    Sempre jogo com mais 2 amigos, deve ajudar.

  14. Pingback: Maria Smith
  15. um idiota cansa de jogar dai vai em um forum e põe ´´overwatch esta morrendo´´ so porque ELE cansou,dai um monte de babaca começa a repassar isso,e no fim o otario que começou com isso ja voltou a jogar e essa merda de ov morrendo ta ai ate hoje,pqp brasil é foda..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”