PlayStation 5 e Xbox Series X: Como avaliar a nova geração um ano depois?

PS5 Xbox Series X/S

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Primeiro ano do PlayStation 5 e Xbox Series X foi positivo?

O mês de novembro de 2021 marca o primeiro aniversário do PlayStation 5 e Xbox Series X, os consoles da 9ª geração dos videogames. Ambos foram lançados durante estágio avançado da pandemia do novo coronavírus no mundo todo, numa época onde as pessoas ainda trabalhavam em casa (em sua grande maioria) e a vacinação ainda não havia iniciado.

Apesar disso, ambas as empresas demonstraram empolgação com o lançamento dos consoles, tentando aproveitar o fato das pessoas estarem dentro de suas casas. Diversas promessas foram feitas em relação ao avanço do hardware, e a palavra “Ray-tracing” foi incluída em novo vocabulário diário.

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Porém, um ano depois, é possível dizer que o PlayStation 5 e Xbox Series X estão sendo grandes diferenciais para colocá-los em uma geração acima de PS4 e Xbox One?

Vamos começar…

As respostas infelizmente são, em sua maioria, negativas. Primeiramente, o lançamento de ambos os consoles acabou sendo marcado por falta de estoques no mundo inteiro devido à escassez da produção de semicondutores e do baixo ritmo de produção, afetado justamente pela pandemia. Com isso, diversas pessoas que tentaram aproveitar o lançamento não conseguiram comprar os consoles.

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Mesmo assim, a estratégia do lançamento dos consoles funcionou, pois o PlayStation 5 conseguiu o melhor desempenho de vendas iniciais da história para um console Sony (com cerca de 10 milhões de vendas), assim como o Xbox Series X (6,5 milhões), que bateu o recorde de consoles da Microsoft, representando um grande sucesso para ambas empresas.

O consumidor que conseguiu adquirir os consoles em novembro do ano passado provavelmente ficou animado com o line-up de grandes lançamentos que estava previsto para 2021. Entretanto, o resultado ficou abaixo do esperado, com diversos jogos sendo adiados devido ao ritmo de produção dos estúdios afetado pelo trabalho remoto, imposto pelo coronavírus.

Os jogos do ano

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Com exceção de grandes exclusivos como Ratchet & Clank: Rift Apart, Returnal e Microsoft Flight Simulator, todos os grandes lançamentos de 2021 estiveram disponíveis no PC e em consoles da geração anterior. Assassin’s Creed: Valhalla, Call of Duty: Vanguard, Battlefield 2042 e Marvel’s Guardians of the Galaxy são os principais exemplos.

Indicado a melhor jogo do ano e com altas chances de consagrar-se vencedor, Deathloop é exclusivo do PlayStation 5 nos consoles, mas também está disponível no PC. Outro exemplo é Forza Horizon 5, maior sucesso da Micorosft neste ano, o qual também lançou no Xbox One (console de 2013). Por fim, a Sony revelou que o jogo mais jogado do PS5 no primeiro ano foi o exclusivo Demon’s Souls, um remake do clássico de 2009 e original do PS3.

A Microsoft já se comprometeu a buscar lançamentos simultâneos do Xbox para o PC. E a maioria dos jogos originais da Sony estão sendo programados para serem lançados no PS4, como God of War Ragnarok, Horizon Forbidden West e Gran Turismo 7, dando uma sensação no consumidor de que a única diferença dos mesmos no PS5 em relação ao PS4 consiste no processamento, favorecido pelo SSD.

Jogos cross-gen são um problema?

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Cabe lembrar que este período de transição não é algo inédito da atual geração, pois os lançamentos de PS4 e Xbox 360 tiveram jogos cross-gen como Dragon Age: Inquisition, Call of Duty: Advanced Warfare, Forza Horizon 2, Grand Theft Auto V, Dark Souls II e Destiny. A diferença está nos exclusivos, os originais de Sony e Microsoft que criaram uma expectativa considerável para os novos consoles da época.

Não é necessariamente ruim que novos jogos estejam disponíveis para um público mais amplo. Mas, assim como vimos na última transição geracional, quando um jogo em 2021 deve ser produzido para levar em consideração o melhor hardware que 2013 tinha a oferecer, esses jogos serão retidos de maneiras tangíveis.

Por exemplo, a equipe de desenvolvimento do Horizon Zero Dawn revelou sobre como os limites de streaming de memória afetaram a liberdade com que as criaturas pré-históricas mecânicas do jogo podiam vagar ou interagir umas com as outras. É o tipo de recurso que o hardware ultrarrápido do PlayStation 5 teoricamente deveria resolver. Mas como Horizon Forbidden West terá lançamento nos consoles de geração atual e antiga da Sony, não está claro se a sequência será capaz de oferecer essa funcionalidade.

O mesmo pode ser verdade para o mundo semiaberto de Halo Infinite. Quanto das paredes virtuais que dividem Zeta Halo em áreas de jogo discretas no próximo jogo são escolhas de design? E quantas são devido ao hardware do Xbox One, que possui oito anos desde o lançamento?

Até mesmo os próprios consoles levaram algum tempo para superar os problemas do lançamento. Tanto a Sony quanto a Microsoft tiveram que fazer várias atualizações para suavizar seus softwares e incluir recursos básicos, como o painel 4K do Xbox Series X ou a opção do PlayStation 5 para adicionar armazenamento adicional; dando a sensação que ambos consoles foram disponibilizados sem estarem 100% prontos.

Armazenamento interno é um problema sério

Halo Infinite

É preciso também resolver a questão do armazenamento interno. Com 1TB de espaço no Xbox Series X e cerca de 800GB no PS5, o consumidor pode atingir esses limites rapidamente; com muitos jogos ocupando mais de 50GB do e alguns chegando a 80 GB ou mais. Cada console lidou com esse problema de uma maneira diferente, mas convenhamos que nenhuma das soluções é perfeita.

O Xbox Series X e o Series S permitem que jogos do Xbox One e Xbox 360 sejam jogados a partir de uma unidade externa conectada via USB-A. Os jogos modernos do XSX podem ser armazenados no drive externo, mas você terá que transferi-los de volta para o drive interno para jogar. Por que tornar algo universal quando você pode torná-lo proprietário?

A Microsoft também criou uma unidade de armazenamento de plug-in personalizado que se encaixa em uma porta especial na parte traseira do sistema. Tecnicamente, é uma unidade externa, mas se comporta como interna, e você pode armazenar e jogar qualquer jogo do Series X nela. Até agora, a Seagate é a única empresa que fabrica essas unidades, mas a primeira versão desta unidade de 1TB mais de R$1000 no Brasil.

Por outro lado, a Sony movimentou-se mais nesta questão. Depois de algumas atualizações de software, torna-se possível rodar jogos PS4 de (quase) qualquer SSD externo conectado via USB-C; além de armazenar jogos PS5 na mesma unidade. Mas, assim como ocorre no Xbox, os jogos mais recentes só podem guardados e não jogados; você acaba obrigado a transferi-los de volta para a unidade interna.

Há vantagens em ambos os consoles

Apesar de todos os contratempos, cabe ressaltar que há vantagens nos consoles da atual geração. Os tempos de carregamento estão mais rápidos para os jogos otimizados no PS5 e no Xbox Series X; o gameplay consistente do 4K é um diferencial notável e os frame rates melhoraram a experiências de gameplay.

O problema está na satisfação do consumidor. As vantagens descritas acima são decisivos para a compra de um console da nova geração? Volte no tempo e relembre os diferenciais no hardware e na experiência de gameplay entre o PS1 e o PS2; ou entre o Xbox e o Xbox 360. Até mesmo a diferença entre o PS3 em relação ao PS4 e do X360 com o Xbox One pareciam mais notáveis do que as diferenças entre as últimas gerações.

Por exemplo, além do salto gráfico notável dos jogos e do hardware, o PS2 permitiu que os jogadores pudessem jogar online e via LAN pela primeira vez; sem contar a chegada dos Memory Cards de 8MB e a possibilidade do console rodar DVDs, tornando o console um enorme diferencial em relação ao PS1.

Assim ocorreu também com o Xbox 360 em relação ao primeiro Xbox; com a experiência online totalmente renovada depois da revitalização do Xbox Live, além de um salto gráfico notável e a chegada de vários exclusivos de impacto, além dos third-parties de grande sucesso.

No final… cabe você escolher!

Certamente o PS5 e o XSX eventualmente chegarão ao ponto em que existem razões convincentes para escolher um em um console de geração atual. Mas considerando o cenário atual, os dois consoles parecem apenas caríssimos para obter um desempenho levemente superior para ter em mãos jogos que você já possui acesso no PS4 e no Xbox One. Além disso, as experiências que eles oferecem agora estão ainda mais próximas de um PS4 Pro ou Xbox One X aprimorado.

Podemos afirmar que o primeiro ano do PlayStation 5 e do Xbox Series X acabou sendo frustrante para o consumidor; que ainda enfrenta a escassez de unidades e alto custo (problema ampliado no Brasil) para comprar jogos, controles e os próprios consoles. O PS5 custa R$4.499,90 (a versão digital sai por R$3.999,90) e o XSX custa R$4.349 (com o Series S custando R$2.649); preços totalmente fora da realidade para um consumidor médio.

Contudo, é preciso reconhecer que ambos consoles terão longo tempo de vida e nos próximos anos. A Sony e Microsoft conseguirão explorar todo o potencial dos hardwares para, enfim, oferecer experiências inéditas. Dessa forma, esperamos que 2022 cumpra as expectativas e seja um grande ano para os consoles da atual geração.

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