Presidente da Square-Enix diz que a empresa precisa de reforma urgente

Compartilhe

Presidente-da-Square-Enix-diz-que-a-empresa-precisa-de-reforma-urgente

Durante muitos anos vivendo as emoções que somente os vídeo games conseguem nos transmitir, percebi muitas mudanças neste mercado, que em sua maioria foram para o bem. No entanto, duas mudanças eram necessárias e até hoje não aconteceram. Uma é a Nintendo voltar aos trilhos, e outra é a magia dos games da Square retornar ao mundo dos games e das produções da empresa.

- PUBLICIDADE -

Ao menos o Presidente da companhia pensa que chegou a hora de mudar. Yosuke Matsuda detalhou em uma entrevista por quais mudanças a empresa poderá passar,  no entanto ele deixa claro que a “reforma deve acontecer com urgência”.

Falando ao site InfoseekMatsuda disse que com as mudanças na indústria de games acontecendo em ritmo acelerado, para que a Square possa reagir na mesma velocidade, “é necessário e urgente que o desenvolvimento e as vendas sejam unificadas em um só.”

“O modelo de negócios está a ponto de mudar. Até agora, o lucro dos jogos nos consoles eram decididos pela quantidade de jogos vendidos. O desenvolvimento e as vendas foram divididos e os desenvolvedores precisavam apenas se preocupar em concentrar-se em seus trabalhos. E nossa empresa colocou todos os seus esforços neste modelo de negócios,” continuou Matsuda.

- PUBLICIDADE -

“Lá no começo, o mercado de jogos se iniciou com ‘como podemos convencer as pessoas a inserir moedas’ (numa clara referência aos Arcades). Depois disso, os consoles ficaram populares, e o lema mudou para ‘como podemos cobrar das pessoas’, e aí os desenvolvedores e as vendas tornaram-se inseparáveis. Os equipamentos que eles poderiam jogar espalharam-se vastamente. É verdadeiramente uma mudança de paradigma.”

“A geração de jogadores do passado levou cerca de 3 à 5 anos para mudar completamente para os consoles. Hoje em dia, os títulos são atualizados todos os dias, e o cenário pode levar apenas 3 meses para mudar completamente. Para reagirmos da maneira necessária, precisamos urgentemente que o desenvolvimento e as vendas sejam um só.”

“O primeiro núcleo de desenvolvimento de jogos foi a ‘padronização’ e hoje em dia é a “personalização’. Um índice muito importante é a relação de ativos e volume de negócios. Quando estão desenvolvendo novos jogos, os criadores querem gastar mais tempo e mais dinheiro, mas isso pode ser relacionado à redução de ativos e volume de negócios, e a chave de tudo é conseguir balancear todos os fatores, encontrar um equilíbrio,” afirma Matsuda.

“Na verdade, um dos fatores que trazem um déficit final é o atraso no desenvolvimento e por consequência, no lançamento dos games. Este lapso de tempo produz uma diminuição na frequência com que mantemos contato com os jogadores. Se faz necessário que criemos um sistema que nos permita atender às demandas de nossos clientes, de uma maneira mais oportuna. Não podemos apenas ter um ano de clemência, devemos reformar nossos negócios com urgência.”

Matsuda apresentou nos últimos anos uma postura de apoio ao ex-presidente da Square, Yoichi Wada, mas também deixa claro que agora que ele está na cadeira mais importante da companhia, quer tomar decisões diferentes, mais corajosas e criar mais desafios para que a empresa venha a crescer e retomar a posição de outrora.

“Nós temos o DNA que nos faz fornecer conteúdos de alta qualidade, isso nunca irá desaparecer da Square. Continuaremos a honrar isto, mudando o que precisa ser mudando. Estou convencido de que podemos realizar esta mudança drástica logo que tivermos uma chance real para tal,” concluiu Matsuda, em um discurso bastante convincente, de que ele está a par do fato da Square não estar atendendo ao que os jogadores esperam.

De todo modo, para que a magia da empresa venha a se fortalecer novamente – magia que encontro apenas na série Kingdom Hearts – a empresa precisa criar novas franquias, com aquele ar de novidade que eles traziam antigamente, ou até mesmo continuar franquias de sucesso como a série Chrono, que sabe-se lá porque a Square não retoma. Talvez o medo seja o de não fazer jus à história da série, entretanto é aí que mora o desafio e penso que baseado no que Matsuda diz, podemos ter grandes surpresas nos próximos meses relacionados à Square.

Ou, posso estar completamente errado e veremos jogos  para mobiles, como a empresa vem fazendo ultimamente. Dúvida? Veja aqui e aqui.

Comente pessoal, o que vocês esperam da nossa querida Square, e se o discurso de Matsuda empolga à vocês também.

Compartilhe

4 respostas

  1. A Square-Enix tem de seguir os passos da SEGA na questão de reestruturação. A empresa de David Rosen demorou quase dez anos para voltar a melhorar… agora a empresa de Final Fantasy não terá este tempo todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”