“Quem criou o design do Balrog em SFV é retardado” – diz jogador profissional

Compartilhe

O que não falta atualmente são jogadores profissionais reclamando de Street Fighter V, o mais recente título da franquia de luta da Capcom. Após GamerBee reclamar publicamente da atual abordagem da Capcom e que o jogo precisa de melhorias em diversos sentidos – apesar de a grande maioria de nossos leitores acharem que ele estava choramingando -, agora chegou a vez de RB|Bonchan, experiente competidor que fez uma ótima campanha em Street Fighter IV e que retornou para o cenário competitivo no último final de semana no NorCal Regionals.

- PUBLICIDADE -

O Pro Player, que joga com o capenga Nash da 2ª temporada (tá vendo aí Infiltration?), terminou na quinta colocação do campeonato de Street Fighter V. Ao final de sua participação, o Youtuber BornFree conseguiu uma entrevista com Bonchan onde ele não teve papas na língua e soltou o verbo, dizendo que a Capcom precisa melhorar algumas coisas no jogo, desde o netcode até o balanceamento dos personagens, que segundo ele está bem abaixo do satisfatório.

Porém, ele foi muito duro em uma de suas críticas ao falar de Balrog, um dos personagens mais fortes da segunda temporada. Segundo Bonchan, Balrog é excepcionalmente mal balanceado e ele chama a pessoa ou a equipe que desenhou o personagem de “estúpido”. Além disso, Bonchan criticou duramente diversos outros elementos de Street Fighter V. Ele falou tudo de uma maneira tão surpreendente que o tradutor que estava ao lado do entrevistador e o entrevistado não conseguiu deixar de se mostrar surpreso com as palavras de Bonchan (aos 11 minutos do vídeo).

 

- PUBLICIDADE -

“Eu entendo completamente a intenção da Capcom de permitir que personagens que não foram tão bem na primeira temporada, terem destaque na segunda. Mas não posso aceitar a maneira que está sendo realizado este balanceamento. Para mim, foram estudantes ou crianças que criaram este patch da segunda temporada. Eles adicionaram coisas simples e muito fortes em personagens que não estavam no topo da lista de força para que pudessem ir bem em campeonatos e eventos. Gostaria de ver algo diferente em relação ao balanceamento, eu não gostei.”

Bonchan diz ainda que Street Fighter V precisa de um melhor netcode para as lutas multiplayer e que qualquer jogo online, não somente falando dos de luta, possui um netcode melhor que o jogo da Capcom. E ele ainda foi além:

“Eu não acredito que eles tenham criado este tipo de netcode para o jogo, porque é tão ruim, mas tão ruim, que não importa mais se existe ou não um modo arcade, mas o netcode é tão ruim que não importa que tipo de jogo estamos falando, de luta ou não, qualquer jogo online tem um netcode melhor que SFV. Parece que a Capcom nem testou o sistema antes de lançar o jogo.”

Quando perguntado sobre qual personagem deu mais trabalho para o Nash de Bonchan, (aos 24 minutos do vídeo) o Pro Player chegou na parte mais complexa dessa matéria.

“O cara que criou o design do (boxeador) Balrog é retardado.”

Neste mesmo momento, BornFree e o japa tradutor caíram em gargalhadas que se misturavam com uma certa vergonha, mas Bonchan continuou:

“Minha crítica é ao balanceamento do personagem. Alguns personagens receberam muitas vantagens, como Ibuki e Balrog.”

Mesmo com as críticas, Bonchan tentou deixar claro que não é que ele não goste de Street Fighter V, mas que ele quer ver o jogo melhorando e sem os problemas que possui hoje. Bonchan gosta muito do conceito do game, da agressividade, dos personagens, mas que ele deseja demais ver melhorias no futuro. Bornfree compartilhou de seus pensamentos e disse que realmente, todos eles gostam do jogo, mas elementos importantes como o netcode precisam melhorar bastante.

Talvez esta tenha sido a entrevista mais pesada em críticas para o jogo da Capcom e que demonstra, acima de tudo, que muita gente está infeliz com tudo que vimos até aqui. Aos poucos os jogadores profissionais que se deram bem em Street Fighter IV estão reclamando bastante de SFV, seja por falta de adaptação ou surgimento de outros grandes jogadores como nosso querido brasileiro Brolynho. A comunidade também reclama muito do netcode implementado no jogo, eu mesmo não jogo SFV com o mesmo afinco desde dezembro do ano passado, de tanto que cansei dos problemas de servidores que o game apresenta até hoje.

Mas será que Bonchan pegou pesado em suas críticas, principalmente na que fala de Balrog? Talvez ele tenha passado um pouco dos limites, mas quero saber a sua opinião! Comente e converse com a gente! O que é preciso para que Street Fighter V melhore?

Compartilhe

32 respostas

  1. É verdade, se houvesse uma série de réguas com as habilidades dos personagens, como uma mesa de som, tá claro que alguns lutadores tiveram “tudo no máximo”. Além disso, o jogo continua travado (não é técnico, é travado mesmo) com partidas resumidas a socos e chutes médios… Quanto aos servidores… Cansei de perder Fight money por que ele caiam… A Capcom precisa rever o jogo desde a base se quiser manter ele por mais três anos como pretendem.

      1. Perder não é bem a palavra 😉
        Mas se por acaso o servidor dá erro, ele não contabiliza o dinheiro e os player points da vitória… Se bem que, 50fm por vitória no jogo é ridículo também… Além disso, quando terminei o modo história (aquele que veio depois) o servidor caiu e todo o Fight money foi pra onde? Pra casa do car_lho.

    1. Não acho o jogo travado, longe disso, é muito técnico, muito mesmo. Como qualquer jogo de luta, vacilou, toma combo e danos gigantes, é tudo resolvido em detalhes. Agora perder Fight Money é impossível, acho que você tá falando dos Pontos de Liga, certo? Eu parei de jogar por conta disso.

      1. Fala Ariel. Não estou falando da relação risco/recompensa e erro/punição. Acho travado por conta de algumas decisões​ de design (por exemplo, o V Skill do Ken ser uma corrida, sério? Uma feature básica dessas ser feita com dois botões e exclusiva pra dois ou três personagens?). A força que um soco fraco tem como anti aéreo, e o core da luta se basear em ataques médios muito fortes.
        Quanto ao fm, realmente não é perdido, mas sim não computado – assim como o PL – quando o servidor dá pau.
        Abraço

        1. Mas é justamente aí que tá o segredo da jogabilidade de SFV. Essa corrida do Ken pega a gente de surpresa, pode passar por baixo do adversário e pegar ele com a defesa invertida e criar chances de ele linkar combos que antes seriam impossíveis. Só o Ken tem uma corrida daquela forma, todos os outros são dashs, o alcance é menor saca?

          Essa do soco fraco como anti aéreo era um problema, mas diminuíram bastante. Só que o negócio entrou tanto na minha cabeça que até hoje jogo usando ele com o Necalli e me lasco quando Ryu vem na voadora. Ele não cai mais nesse anti aéreo, mas alguns personagens ainda caem.

          Quanto ao FM, faz total sentido. Além de o cara dar o Rage, você não ganhar PL ainda perde o FM que viria da luta. Esse é o maior pecado da Capcom junto com a omissão dela em se comunicar com a comunidade e dizer: “Gente, tá acontecendo isso, aquilo e faremos determinadas tarefas pra melhorar até tal data”. Tá faltando transparência na minha opinião.

          1. Eu entendo o seu ponto, mas passar por baixo de alguém que pula é relativamente fácil já que todos pulam alto. Além disso, ainda acho que o Ken devia ter uma V Skill diferente, ele e a Chun-Li, cujo V Skill é…. Um pulo. Outra coisa, o sistema de punição pra golpes normais tem que ser revisto. Exemplo Charlie ataca com soco médio, eu defendo, meu próximo ataque seria em cima desse soco médio, com um golpe fraco que seja, mas o Nash pode dar outro soco medio e vai cortar meu contra ataque. Isso deixa o jogo mais travado em defesa e contra ataque e não ataque e contra ataque, entendeu? Sem falar que o jogo não​ tem um sistema de guard Crush e nem o chip funciona mais, ou seja, ficar na defesa é relativamente seguro.

    2. Desintalei o jogo esses dias por conta desses estresses e fico me perguntando quando vão fazer valer a pena gastar as duas barras do akuma pra aquele Raging demon cagado que fizeram no SFV.
      Inclusive uma das minhas últimas lutas partidas o cara de balrog soltou o especial e eu fui fazer raging demon pra pegar ele e imagina só quem ganhou mesmo fazendo o especial antes?? é…
      akuma ta uma coisa muito triste, fora o raging demon cagado aquele design é só pra forçar o cara a comprar skin clássica

      1. cara do que eu sei da pra fazer 3 combos pra pegar raging demon, sem contar q ele atravessa projetil e da pra linkar com conter atack de golpe forte, e não precisa as duas barra de v skill cheia pra fazer. da pra esperar esvaziar até pq no combo você linka v trigger e termina com raging, so noob pra não saber isso, aconselho procurar vídeo combo na internet, tutorial ou jogar os trilas Vol 1 e 2 do akuma pelo menos q já ensina 2 dos modos

  2. Eu to vendo é muito japa chorar, principalmente por estarem perdendo dos americanos,. a ultima final que assisti esse mês os finalistas foram americanos, um deles jogador de Balrog. :Outro que ta indignado é o infiltration, eliminado duas vezes pelo brasileiro.

  3. Não boa servidor é um lixo, não colocaram o modo Arcade mas não dá pra jogar online. Você coloca pra jogar com pessoas com máxima qualidade e ainda sim fica um lago absurdo, não dá graça nenhuma jogar lagado. Como falaram nos comentários street V dá pra jogar sem fazer combo basta saber a hora de apertar socos e chutes que você ganha.

    1. Tem muita técnica envolvida, o jogo não é simples assim não. Na verdade pra mim, é o melhor jogo de luta atualmente, o problema é o que está ao redor dele. Esses problemas com servidor são os mais graves. O balanceamento acho que vai de adaptação mesmo.

  4. Acho que a pegada da Capcom vai ser essa mesma, seguindo o estilo de cardgames, tipo rotação. Cada temporada vai ter um personagem OP. O objetivo é fazer a galera jogar com todos os chars. Caso fosse tudo niveladinho, tava todo mundo na zona de conforto com o Ryu.. lembram?

  5. Comparar bpnchan, daigo, itazan, etc…. Com kbread, e companhia limitada é demais. O jogo totalmente desbalanceado, olhem o exemplo da namco com Tekken, já está a 2 anos nos arcades corrigindo falhas e só agora será lancado para os consoles

  6. E a Capcom não.e.de agora que lança jogos com personagens desbalanceados, digo isso porque já jogo games dos tempos de street 2 kof94, fatal fury. Etc

  7. Não tem desculpa, o jogo é ruim… quem ama esse jogo são os noob e os farofeiro. O jogo é uma “roleta russa” o tempo todo… Adivinhou errado PERDEU!!

    1. Só falou merda em noob, vc deve ser jogadar casual, ou deve ter Xbox One, SFV ganhou Goty 2016 de games de luta, chora mais ae

      1. kkkkk… “eu devo ser jogador casual ” caramba, como 99% jogadores de SFV, e vc deve ser jogador profissional ganhando para jogar SFV (e defender também) Obs.: Até quem ganha para jogar SFV tá descontente com o jogo, olha o exemplo da publicação aí. Só deixar seu erro mais redondo ainda: não tenho Xone… tenho PC e PS4, e jogo SFV no PC. E a respeito de eu ser noob, só em jogo de luta estou há mais de 25 anos jogando… se eu me colocar no mundo dos games são mais de 3 décadas.

  8. esse jogo não morreu até hoje, por dois motivos… o nome que pesa (Street Fighter) e os esforços da capcom e PS4… se fosse só pelos jogadores ninguém falava mais de SFV.

      1. jogo de luta mais jogado da pior geração dos vídeos games, inclusive que já está até morta, só para te lembrar que esse SF foi um fracasso de vendas.

  9. Ariel, estou traduzindo uma websérie sobre gamers, e surgiu a seguinte dúvida: a gente fala que o gamer joga “com” o personagem (exemplo: Tokido joga com R. Mika contra Gamerbee com Nash) ou se fala jogar “como” o personagem? (Daigo joga como Guile ou como Ryu)?

    1. Imagino que seja sempre “com” o personagem. Não saberia explicar isso, mas a gente se refere que alguém joga com determinado personagem, ou determinado carro, time, dependendo do jogo.

  10. Eu acho que os caras estão descontentes pela diferença técnica entre o usfiv e o sfv. O game está bem mais fácil e pouco técnico COMPARANDO com o predecessor. Mas ainda assim é o melhor fighting game da atualidade. Pra mim a defesa do jogo está ridícula, os combos estão mais fáceis e realmente tem personagens desbalanceados (Ibuki principaimente). Mas eu acredito que o game vai ser esse aí mesmo, a Capcom não vai fazer nenhuma mudança brusca até o sfvi. Agora, a respeito das melhorias, o dano dos especiais está menor e gostei da barra de stunning.

  11. Atualmente não tem mais retardado e fã boy do que o cara que balanceou o Ryu e Akuma. Ao invés de nerfarem personagens fortes como Balrog ou Abigail para o metagame eles buffam o Ryu e o Akuma, como se o jogo não tivessem outros personagens… E ainda tem gente estúpida que diz que o Ryu está fraco só pq viram notícias de 6 ou 7 meses atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”