The Crew: MotorFest faz a franquia encontrar seu lugar nos games de corrida – Análise | Review

The Crew: Motorfest

Compartilhe

O grande desafio de uma nova franquia ou IP é se manter relevante e visível dentro de um gênero com outros nomes já estabelecidos. Em 2014, The Crew nasceu como um novo jogo de corrida que simulava uma grande peregrinação por todo o mapa dos Estados Unidos.

Embora tenha introduzido uma ideia inovadora de percorrer todo o país, explorando diversas cidades conhecidas, o jogo não conseguiu alcançar o impacto necessário para competir com os concorrentes do gênero na época.

- PUBLICIDADE -

Quatro anos depois, The Crew 2 mudou a proposta e tornou-se uma versão genérica da franquia Forza Horizon. Toda esta busca de identidade por parte da franquia foi recompensada este ano com The Crew: MotorFest, nova game que chegou ao mercado em 14 de setembro de 2023 aos PCs, PS5 e Xbox Series.

Portanto, MotorFest dá à franquia a identidade e o reconhecimento que tanto buscou em quase uma década.

O Forza Horizon da Ubisoft, mas calma lá…

The Crew Motorfest

The Crew 2, lançado em 2018, trouxe uma experiência notavelmente semelhante à franquia Forza Horizon, do Xbox. Apesar de oferecer corridas que abrangiam os céus, os mares e a terra, The Crew 2 acabou sofrendo o mesmo problema que seu antecessor: a monotonia e a falta de variedade.

- PUBLICIDADE -

Em contrapartida, com MotorFest, embora as cores, a vibe e toda estrutura exalando os conceitos de Forza Horizon, a Ubisoft soube separar sua inspiração de sua identidade. Desta vez, somos transportados para o Havaí, com suas paisagens vibrantes e tropicais, bem como seus pontos turísticos icônicos. A jornada começa de forma empolgante, apresentando tudo o que a nova entrada oferece em termos de gameplay, enquanto o Havaí ganha vida com sua cultura e uma trilha sonora envolvente que nos recebe calorosamente.

Não há como não dar ao Havaí o protagonismo em The Crew MotorFest. Os quatro cantos deste arquipélago repleto de praias e montanhas ganham a atenção que merecem durante as corridas, com trilhas sonoras incríveis e narrações que se dedicam ao máximo para contar a história da localidade em que estamos competindo.

Entretanto, a falta de dublagem em portguês do Brasil é um pecado, pois não há como dar atenção ao que está sendo dito, através das legendas, enquanto estamos concluindo as playlists dentro do game. Saindo das pistas, a parte de exploração não teve o capricho e o esmero se comparado com o México de Forza Horizon 5. Na minha opinião, faltou preenchimento nas ruas com o que há de histórico e cultural do local. Em outras palavras, faltou representatividade do Havaí dentro do jogo.

Diversas formas de se pilotar

the crew

O grande diferencial de The Crew em relação a outros jogos do gênero é a possibilidade de participar de corridas em terra, céu e mar. No MotorFest, esse conceito retorna de forma ainda mais robusta e variada.

As “Playlists” representam uma nova abordagem da Ubisoft para envolver os jogadores em corridas temáticas que abrangem uma ampla gama de veículos de quatro rodas, duas rodas e lanchas. Com um total de 15 playlists disponíveis no lançamento, The Crew: MotorFest demonstra o que há de mais criativo no jogo. Cada uma dessas playlists apresenta uma introdução muito bem elaborada que mergulha o jogador em um tema específico.

Entre as corridas disponíveis, encontramos foco em carros americanos, uma pista de corrida com temática japonesa, corridas com carros elétricos, motos e, é claro, corridas aquáticas e aéreas. No entanto, é evidente que o jogo coloca um grande foco nas corridas terrestres e em carros.

Nisso, The Crew: MotorFest possui um hub central que conecta todas as playlists, e os jogadores devem desbloquear todas as corridas, embora não possam escolher a ordem em que as disputam. A progressão segue uma sequência crescente.

A inclusão das “playlists” no MotorFest enriqueceu a experiência do jogo, tornando-a desafiadora e variada. Cada uma das 15 listas de corridas oferece sensações específicas, seja ao competir em uma pista de corrida comparada a uma trilha off-road, dirigindo carros elétricos ou acelerando em um carro de Fórmula 1.

As “playlists” não estão simplesmente lá para prolongar a jogabilidade; o verdadeiro brilho de todas as corridas em The Crew: MotorFest está na forma como o jogador absorve cada uma delas. Por fim, a sensação de desafio dentro de cada playlist é que faz do gameplay de MotorFest persistentemente incansável.

The Crew encontrou seu lugar

The Crew

Depois de duas tentativas frustradas, a Ubisoft finalmente encontrou um lugar para The Crew no gênero de games de corrida. MotorFest apresenta um gameplay gostoso e variado que estará a toda hora te colocando em situações diferentes enquanto pilota no céu, terra e mar. Além das corridas, onde seu gameplay brilha, o mapa traz desafios em tempo real para experiências fora das corridas.

O grande desafio de MotorFest é manter sua diversidade ao longo do anos com a adição de novas playlists. O jogo possui um sistema de desafio diários com inúmeras recompensas. Fato é que The Crew encontrou seu lugar e, embora com comparações válidas com Forza Horizon, MotorFest se tornou bastante autêntico com a presença das playlists repletas de criatividade e variedade.

Afinal, The Crew: MotorFest é tudo isso mesmo?

The Crew Motorfest

The Crew: MotorFest finalmente faz a franquia The Crew encontrar seu lugar nos games de corrida e se tornando, assim, um digno concorrente. A criação das playlists são o grande trunfo da nova entrada da série.

Embora o Havaí não tenha uma representatividade dentro do game, isso não desmerece seu belo trabalho como um jogo de corrida. Por fim, a falta de uma dublagem em português do Brasil é o único deslize de The Crew: MotorFest.

NOTA: 9.0

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”