The Finals: Embark responde polêmica sobre ter usado IA

The Finals

Compartilhe

A Embark diz que a IA permite “fazer mais com menos”

The Finals é uma das grandes sensações de 2023. O FPS da Embark Studios (fundado por um ex-CEO da DICE) é ambientado num futuro distópico que traz mecânicas de alta destruição em um modo de extração de até 3 jogadores.

Embora com seu sucesso incontestável, The Finals recentemente esteve envolto com polêmicas que envolvem o uso de IA para a dublagem do game. Assim, conforme descrito pelo engenheiro de áudio Andreas Almström, a IA de texto para voz permitiu ao estúdio gerar reações dinâmicas por personagens do jogo, incluindo comentaristas do universo respondendo à partida.

- PUBLICIDADE -

Com o avanço da IA no mundo e já alcançando o mercado de games, o assunto se tornou relevante e a Embark Estudos decidiu comentar sobre.

Portanto, em uma recente entrevista a Game Developer, o estúdio deixou claro de sua transparência com o uso de IA em The Finals e que nenhum momento visa substituir dubladores pela tecnologia.

The Finals bate recordes na Steam em suas primeiras 24 horas

“Vimos a discussão acontecendo e uma das razões pelas quais a discutimos desde o início [no desenvolvedor podcast] foi porque fomos super transparentes sobre o uso de TTS (text-to-speech) baseado em IA no jogo.

- PUBLICIDADE -

Uma coisa que queremos deixar bem claro em termos de como usamos essas ferramentas em The Finals é que usamos uma combinação de dubladores gravados e TTS baseados em IA que consiste em dubladores contratados, não geramos voz e vídeo do nada.”, disse o diretor de marca da Embark Studios, Sven Grundberg.

 “Podemos trabalhar melhor e mais rápido e fazer mais com menos. Isso tem acontecido em todos os níveis de trabalho na Embark Studios, que inclui ferramentas procedimentais para design ambiental, como fotogrametria, e também em outras áreas, como animação.”

“Acho que com essas novas ferramentas elas não irão desaparecer. O importante para nós é sermos transparentes sobre a forma como as utilizamos. Esse é o contexto que queremos fornecer daqui para frente.”

Em suma, atualmente eu não vejo a IA como algo auto suficiente que não precise do dedo humano, como também acho que não conseguirá substituir a genialidade e o toque criativo que somente o ser humano pode trazer em suas criações. Contudo, a IA pode ser uma ótima ferramenta para otimizar produções e uma alternativa para pequenos estúdios fazerem muitos com pouco orçamento, como foi o caso da Embark Studios com The Finals.

The Finals está disponível gratuitamente no PS5, Xbox Series e PC.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”