Topsoil é um puzzle de jardinagem incrivelmente relaxante e confortável

Compartilhe

Estudar para prestar vestibular vem consumindo todo o meu tempo disponível para videogames, isto inclui não somente o ato de jogá-los, mas acompanhar as principais novidades que os envolvem. Assim, jogar no meu celular tornou-se uma atividade bastante corriqueira. Embora meu interesse por títulos móveis sempre tenha sido baixo, sendo talvez Alto’s Adventure, da canadense Built By Snow, e A Normal Lost Phone, desenvolvido pelo estúdio francês Accidental Queens, os meus favoritos, Topsoil apareceu-me como uma grata e feliz surpresa.

- PUBLICIDADE -

Disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS, Topsoil é basicamente um puzzle de jardinagem. As ações básicas que devemos fazer são simples: plantar e colher nossas crias vegetais. A priori, plantamos e colhemos deliberadamente. Porém, conforme começamos a entender a arte de ser jardineiro, compreendemos que a deliberação não nos levará a nada. Se você sair por aí plantando em todo espaço com que se deparar, seu jardim certamente durará pouquíssimo tempo.

Publicidade

- PUBLICIDADE -

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Jamais imaginei que plantar e colher fosse tão relaxante em dados momentos. A arte de Topsoil causa-me uma sensação de conforto, principalmente quando uma samambaia vem acompanhada de um pequeno pássaro, o qual canta ao tocarmos em seu ícone. Apesar do jogo não possuir trilha sonora, os efeitos sonoros compõem sua essência simplista, especialmente o canto dos passarinhos.

O grande fator desafio de Topsoil é o fato de ele possuir três tipos de solo, cada um representado por uma das três colorações: azul, amarelo e verde. Ao colher uma ou mais plantas, o solo varia para outra cor, a qual é possível estar ciente através da tonalidade exibida em sua borda. Desse modo, as três superfícies não podem ligar-se umas as outras, criando espaço para variadas (e, no meu caso, inúmeras falhas) estratégias. Um bom jardineiro precisa ter boas estratégias de plantio, certo?

Topsoil não foge da magia que muitos jogos mobile possuem: nos fazer dizer repetidamente “ok, essa será a minha última partida”. Porém, o título desenvolvido por Nico Prins apresenta um ótimo modelo para aqueles que são facilmente enfeitiçado. Ao iniciarmos o jogo, possuímos um número limitado de partidas. E para conseguirmos mais “fichas” é necessário que assistamos a um comercial de trinta segundos, que nos dá direito a mais três partidas. É um modelo de negócio inteligente para ambas as partes. No entanto, se você quiser contribuir com o criador do jogo, é possível pagar 12 reais para ter partidas infinitas; apenas tenha cuidado com a magia.

Plantar e colher têm sido hábitos bastante recorrentes nos minutos antecedentes ao meu sono. Topsoil me parece o tipo de jogo que você quer ter em seu celular quando precisar enfrentar filas no banco ou no dentista, ou ainda em uma pausa para um lanche — eu também tenho feito bastante isso.

Lembre-se: plantar e colher. Seja um bom jardineiro e escute o canto dos pássaros.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”