Westworld: Season Finale – A Nova Narrativa

Compartilhe

[ALERTA DE SPOILERS] – A primeira temporada de Westworld chegou ao seu final e muitas das verdades e segredos propostas desde o início foram desvendadas, porém não pense que acabou, pois coisas novas estão por vir.

Confira aqui as críticas do Episódio 1, Episódio 2Episódio 3, Episódio 4Episódio 5, Episódio 6Episódio 7Episódio 8 e Episódio 9

O Homem de Preto

- PUBLICIDADE -

homem-de-preto-westworld

Muito se especulava, desde o início da série, sobre a verdadeira identidade do Homem de Preto (Ed Harris). As teorias eram muitas, mas a mais aceita se confirmou, William era realmente o personagem misterioso. Existiam algumas coisas que ainda não batiam entre os dois “supostos” personagens, e uma delas era a extrema diferença de atitude.

No decorrer dos últimos capítulos, vínhamos notando em William (Jimmi Simpson) uma mudança drástica de comportamento, não apenas com seu ex-parceiro, Logan (Ben Barnes), mas com os anfitriões, Dolores (Evan Rachel Wood) e com Westworld em geral. Esse último capítulo mostrou a transição exata, onde o personagem tornou-se obcecado por encontrar Dolores, ao passo que encontrava o seu mais puro instinto.

- PUBLICIDADE -

Anos e anos se passaram e o William, Homem de Preto, buscava o labirinto. Nele, pretendia encontrar respostas para o “jogo de Arnold“, o qual mais tarde ficamos sabendo que, o que ele queria, era a veracidade, a liberdade e a realidade. Algo que pudesse fazer de Westworld um mundo de verdade, um lugar onde os anfitriões pudessem ter escolhas e não fossem apenas programados para perder sempre. No fim dessa temporada, o sorriso no rosto do velho William prova que ele conseguiu.

Master of Puppets

robert-ford

Nesse episódio pudemos acompanhar até onde Robert Ford (Anthony Hopkins) conseguiria chegar com sua capacidade de controlar tudo o que está a sua volta. Episódios anteriores nos fizeram acreditar que Maeve (Thandie Newton) tinha adquirido consciência própria e que todas as atitudes que vinha tomando, estavam sendo por livre arbítrio. Agora, sabemos que tudo o que a garota havia planejado, e objetivado estava pré-programado, mais um ato de Robert para poder libertar-se.

O criador também encontrou-se com Dolores e revelou tudo o que ocorrera com a garota e Arnold (Jeffrey Wright), pouco antes da abertura do parque. Deixando tudo claro, Ford estava pronto para a sua mais nova narrativa. Como disse o personagem, 35 anos controlando tudo e todos, manipulando, agindo com firmeza e maldade, o fizeram finalmente aceitar que Arnold conseguiu encontrar a chave para a auto-consciência que tanto desejava. Sabendo disso, Ford deixou a sua maior herança, sua nova narrativa, que começou com a sua própria morte – a primeira vingança.

O Centro do labirinto

labirinto-westworld

Esse era o principal segredo de Westworld. Que labirinto era esse? Onde ele ficava? Como Arnold o construiu? Ele era real? Alguém já havia achado? O que continha nele? Essas perguntas fazíamos a cada episódio, nos quais a série teimava em deixar tudo para o final.

O labirinto, colocado de maneira muito interessante e poética, era na verdade a grande conquista de Arnold, a verdadeira jornada de Dolores – a vida. Muitas discussões tornam-se interessantes quando o assunto é, um robô poderia pensar e agir por conta própria? Poderia saber diferenciar o certo do errado? Sofrer? Esse grande desafio proposto por Arnold conseguiu chegar ao final, quando a garota finalmente descobriu que a jornada pelo labirinto era autoconhecimento, chegando a simples conclusão de que Dolores adquirira “humanidade”.

O labirinto não foi feito pra você

westworld-labrinto

Sabendo de todos os esforços do sócio de Ford, Arnold, para construir uma vida “De Verdade”, descobrimos mais sobre o personagem e sua trajetória. Assim como Bernard, Arnold perdera o filho Charlie e após isso, sua vida decaiu de maneira meteórica. O rapaz, em uma epifania, descobriu que o principal brinquedo de seu falecido filho traria uma grande resposta para o criador – a autoconsciência não é uma jornada para cima, mas sim para dentro, ou seja, quanto mais perto do centro do labirinto, mais perto estará de chegar a vida.

Quando Arnold percebe que Dolores consegue encontrar o centro, busca em Robert a aceitação de que ele conseguiu criar vida. Depois de discrodar de seu sócio, Arnold vê o seu sonho destruído e desiste da vida para poder encontrar seu filho, mas não antes de deixar um presente para a garota – a voz, que muito tempo ela pensava que era do prórprio criador, mas era dela mesma. Esse era o verdadeiro propósito do criador, fazer Dolores entender que aquela voz era sim, do seu EU interior.

A Nova Narrativa

nova-narrativa

A primeira vingança aconteceu com Dolores e Ford, por todo o passado com Arnold. Sabendo da verdadeira atitude da garota, Ford discursa despedindo-se de sua companhia, tomando uma bela bala na cabeça. Sua nova narrativa baseia-se na grande verdade que foi construída no parque – as máquinas agindo de maneira autoconsciente e se vingando dos humanos.

Maeve é outra que encontra o centro do labirinto, pois, ao que tudo indica, sai do trem e faz menção a voltar para o parque porque pretende reencontrar a criança, a qual em outra narrativa fora sua filha. Sendo assim, a ex cafetina poderá ser uma forte inimiga dos humanos.

A Segunda temporada será pautada por essa grande guerra. Obviamente veremos novas intrigas e personagens misteriosos, mas a grande questão é – quem serão os vilões? Humanos tem total desvantagem sobre máquinas altamente inteligentes e capazes de tomar decisões letais. Será que todos os robôs terão o mesmo objetivo de eliminar as aemaças humanas? Será esse o principal objetivo da série – mostrar aos criadores que brincar de criar vida pode trazer consequências drásticas e inesperadas. E mostrar que, além de tudo, a ética e a moral precisam estar atadas sempre.

É muito interessante vermos a ficção científica sendo empregada de maneira tão genial e moderna. Conceitos de Asimov e companhia são prontamente mostrados, e o mais belo de tudo, nos fazem pensar e discutir sobre o limite da razão e criação.

Westworld cumpriu seu papel de maneira excelente, resolvendo todos os enigmas que criou e nos dando um final impressionante e imprevisível, não deixando a qualidade nem a coerência de lado. O melhor capítulo de todos.

Compartilhe

4 respostas

  1. A historia de willian é a que todos os fãs de star wars queriam ver na transformação de anakin/vader…vai ser dificil a segunda temporada superar essa, mas acho que ford não morreu pois naquele esconderijo dele estava sendo feito um anfitrião que não se sabe que fim levou, acho que foi ele que tomou a bala na nuca e não o verdadeiro ford.

    1. Cara, sabe que eu também pensei nisso. Aí um amigo me falou algo que faz sentido. Anthony Hopkins é muito caro hahaha – Vai saber.

      1. kkk… Sir Hopkins é mais provável que morra ao invés da HBO não possa pagar seu cachê, mas isso tb é uma possibilidade. Flw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”