Xbox e PlayStation se uniram para enfrentar o Stadia?

Xbox

Compartilhe

Parceria entre as divisões do Xbox e PlayStation parecem ter um objetivo em comum

Hoje a indústria dos games foi abalada por uma notícia sem precedentes. Tanto a Microsoft – dona do Xbox – quanto sua rival Sony – detentora da marca PlayStation – se uniram em prol do investimento no futuro da indústria dos games. Mas nas redes sociais, muitos se perguntam o que poderia ter motivado essa parceria, e ainda mais, será que a vindoura plataforma Stadia do Google teria alguma relação com isso?

Sendo assim, este texto propõe a discussão em torno do assunto. E também correlaciona alguns pontos importantes sobre o futuro da indústria dos games.

Partindo do princípio, a Microsoft e a Sony oficializaram uma parceria que envolve basicamente uma troca mútua. Enquanto a Sony utilizará elementos do Azure em seus produtos desenvolvidos, a Microsoft terá a disposição os semicondutores que sua rival oferece. A motivação por trás disso seria o investimento no futuro da indústria. Mais precisamente, voltados para o Cloud Gaming e aprimoramento de inteligência artificial.

- PUBLICIDADE -

Mas o ponto central de todo alarde que ocorreu nas redes sociais gira em torno da função da Nuvem para ambas.

Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, faz um bom tempo que algumas empresas estão se dedicando a fornecer experiências para os consumidores de uma forma “livre” do hardware. Esse é o exemplo do xCloud, elemento que está em desenvolvimento pelas mãos da Microsoft e que visa facilitar o acesso do público aos jogos. Consequentemente, o jogador não precisará de um Xbox para rodar títulos da marca – ou derivados multiplataforma. Logo, com apenas um dispositivo móvel, seria possível jogar algo como Forza Horizon 4 – vide a demonstração apresentada pela Microsoft este ano.

- PUBLICIDADE -
É aí que entra o Stadia do Google

Este ano o Google também deu seu “pontapé inicial” para o futuro da indústria. Ao anunciar o Stadia – sua plataforma de streaming de jogos – a empresa propôs eliminar o hardware em sua totalidade. Logo, para utilizar esse recurso não será necessário ter um PC, ou Xbox ou até mesmo PlayStation.

E isso evidentemente atraiu os olhares de vários investidores.

Inclusive, a própria Slightly Mad – produtora de Project C.A.R.S – que está desenvolvendo o dito Mad Box, declarou ter sentido o anúncio do Stadia de forma negativa. Atualmente os desenvolvedores sequer têm noção se o console chegará ao mercado ou não. E de acordo com eles, o Google “dificultou a situação” após declarar que o futuro dos jogos não está no hardware.

Sendo assim, a parceria entre a Microsoft e a Sony seria uma resposta direta para essa empreitada?

Muitos acreditam que sim, apesar de ainda não haver detalhes sobre os elementos que cada empresa apresentará com relação ao streaming em específico.

Diversos rumores apontam que, tanto o próximo Xbox quanto o próximo PlayStation contarão com recursos focados no streaming. Logo, podemos assumir que ambas estão se preparando para o cenário que está tomando forma após o anúncio do Stadia.

Tendo em vista que cada uma é detentora de um aspecto que pode ser beneficiário para a outra, tudo indica que essa será uma parceria duradoura.

Mas, existem algumas boas ressalvas

Apesar da euforia e comoção, nos atemos aos fatos com relação a parceria oficializada.

Em suma, o que parece é que cada uma “emprestará” seu recurso para a outra. E consequentemente, elas trabalharão em seu próprio modelo de acordo com as próprias diretrizes.

Sendo assim, dizer que a Microsoft pretende “ensinar a Sony a manusear a PSN” seria mais do que errôneo. Até porque, atualmente, a parceria sequer atinge a divisão Xbox ou PlayStation de forma direta. Logo, a relação entre ambas é apenas definida pela parte tecnológica e nada mais.

No entanto, não há como negar que esse foi o primeiro passo real – e até mesmo ousado – rumo ao streaming de jogos. Ter ambas as empresas, cada qual com seu porte imenso, trabalhando “juntas” afim de prover o melhor recurso possível, é algo que não podemos ignorar.

Através do Twitter, o chefe da divisão Xbox Phil Spencer também comentou o caso.

Spencer declara que está “empolgado com as oportunidades relacionadas a Sony“. E ainda ressalta que isso será positivo para ambas as empresas “perseguirem as ambições mútuas nos jogos“. Em outras palavras, essa parceria – por menor que pareça – ainda se trata de um avanço colossal no abismo que há entre os usuários do PlayStation e Xbox.

Logo, não podemos descartar o fato de que tal ato possa render frutos a longo prazo maiores do que imaginamos.

Em conclusão…

Por enquanto nos resta aguardar por maiores detalhes. E também esperamos por novidades acerca do que a Microsoft e a Sony farão com a tecnologia uma da outra. Basicamente, o futuro parece promissor para ambas as partes, mas não sabemos como isso seguirá.

No momento, podemos apenas assumir que ambas estão trabalhando em prol da padronização deste novo formato de jogos. Consequentemente ambas poderão definir juntas qual será o modelo de distribuição de jogos no futuro da indústria.

Além disso, qualquer debate que seja estendido para os consoles atuais é mera especulação – muitas vezes sem fundamento.

Você pode conferir mais detalhes sobre a parceria clicando aqui.

Além disso, nossos queridos @arielsis e @alepitekus comentaram a respeito do que isso pode significar a longo prazo. E o resultado disso você confere no vídeo abaixo.


 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”