Xbox One pretende transformar todos os consoles em um Dev Kit

Compartilhe

xbox-one-id-box-indies

A Microsoft diz que o próximo passo no programa ID@Xbox (programa de publicação de desenvolvedores independentes) é implantar ferramentes de desenvolvimento para todos os consoles Xbox One, ou seja, o objetivo claro é atingir os desenvolvedores indies e trazer seus games para o console.

- PUBLICIDADE -

Um grupo de desenvolvedores já está fazendo isso, com a primeira leva desses jogos programados para sair apenas no ano que vem (até porque já é natal praticamente), mas a Microsoft diz que esse próximo passo consiste em fornecer aos usuários e proprietários do Xbox One, ferramentas de desenvolvimento próprias.

Veja também: Microsoft lança nova atualização de firmware para Xbox One

O Diretor da ID@Xbox, Chris Charla, explicou que a Microsoft quer alcançar um patamar onde todos os proprietários do console da nova geração serão capazes de produzir seus próprios jogos.

Isso é para todos os níveis, desde códigos complexos de games em C++, até alguém que não consegue programar nada e use algo como o Project Sparks“, disse Charla.

- PUBLICIDADE -

Alguns proprietários do Xbox One já descobriram uma maneira de transformar seus consoles em Dev Kits (Kit de Desenvolvimento), mas a empresa do tio Bill considera esse ato indevido, e tem se mostrado contra essa atitude aconselhando os usuários a não prosseguir, alertando que isso poderia até inutilizar seus consoles.

Chris também comentou no lançamento do programa ID@Xbox, uma cláusula que exige que os games sejam lançados no Xbox One ao mesmo tempo que nas outras plataformas.

Veja também: Microsoft bane usuários por fazerem uso excessivo de palavrões na Live

Essa cláusula foi alvo de críticas por parte de desenvolvedores indies como a Vlambeer (Ridiculous Fishing), mas Charla sugeriu que a Microsoft está disposta a conversar com os desenvolvedores sobre isso.

É óbvio que nós ouvimos o feedback vindo dos desenvolvedores e nós estamos tentando encontrar maneiras de diminuir as barreiras para eles“, disse Charla.

Mas eu realmente não posso comentar sobre as políticas de publicação. A realidade é que os desenvolvedores devem entrar em contato conosco para conversar” finalizou o diretor.

A Microsoft tem um projeto bacana nas mãos, mas com tantas limitações impostas há grandes chances de isso se tornar um tiro no pé. A comunidade indie cresce como água, e seus recursos estão cada vez melhores, e alguns projetos já podem ser comparados aos jogos triplo AAA que vemos por aí. Para isso dar certo, essa ideia de destruir barreiras para os desenvolvedores tem que sair do papel, porque trazer indies para o console é a melhor maneira de você produzir ótimo conteúdo com um preço totalmente acessível. Mais uma vez, a ideia de que todos os proprietários do videogame sejam desenvolvedores é muito bacana, mas um pouco utópica, de qualquer forma, o fato da M$ pensar nisso já é uma boa coisa, não?

E vocês meus amigos Combonautas, o que acharam dessa notícia? O que acham da atitude da Microsoft? Compartilhem e comente suas ideias.

Veja também:

Microsoft diz que não pode dar garantia de exclusividade de Gears of War

Microsoft parabeniza Sony pelo lançamento do PS4

Microsoft libera lista com espaço requerido nos jogos do Xbox One

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”