Análise | Ballistic Overkill é um FPS brasileiro digno e para todos

Compartilhe

Porque Ballistic Overkil é “digno” e “para todos”? Primeiramente vamos ao significado de “digno”, segundo o Google, significa que está em conformidade; apropriado, conveniente, adequado. E “para todos”? Essa que seria um ponto principal do game, pois permite que uma grande quantidade de pessoas possa jogar satisfatoriamente, mas vamos aos detalhes antes de começar esta análise.

Ballistic Overkill é um game de gênero FPS (First Personal Shooter/Tiro em Primeira Pessoa) focado no multiplayer online, se tratando de um game brasileiro, desenvolvido pelo estúdio Aquiris Game Studio.

- PUBLICIDADE -

O Aquiris Game Studio vem conquistando aos poucos o seu espaço na indústria de games, antes focada em Advertising Games (Jogos de Publicidade), agora vem com seus desenvolvimentos originais e próprios, se iniciando com Horizon Chase que atraiu olhares de todos no mundo e agora temos Ballistic Overkill, que lançou nesta terça-feira (28).

Apesar do game ter sido lançado nesta terça-feira, Ballistic Overkill a alguns anos atrás se encontrava de graça para usuários do Facebook, o game teve sua primeira aparição em 10 de outubro de 2014 como um game freemium para a rede social, que não necessitava de instalações ou algo do gênero, bastava criar um login e jogar, o game antes possuía apenas o nome de Ballistic e tinha muitos jogadores ativos já na época. E após muito sucesso o estúdio resolveu tornar o game pago para trazer mais novidades e lançar para plataformas conhecidas como Steam e LevelUp com o nome de Ballistic Overkill.

Dinâmico e Veloz

- PUBLICIDADE -

O gameplay de Ballistic Overkill é muito rápido e dinâmico, os jogadores são eliminados facilmente e os objetivos são constantemente disputados. Os mapas do game são extremamente pequenos o que facilita os jogadores a entrar em conflito em poucos segundos de gameplay, é difícil você encontrar uma zona do mapa que não irá possuir algum player aos arredores para trocar tiros e explosões com você.

Ao mesmo tempo que isso pode se tornar divertido em algumas partidas, também pode ser frustrante, já que alguns mapas não possuem um bom planejamento, ocasionando momentos onde players conseguem “camperar” na própria base pra matar você diretamente na saída do seu respawn sem maiores problemas, ocasionando frustração em determinados momentos. Se você curte jogos frenéticos, Ballistic Overkill já ganha um ponto por isso.

Servidores Dedicados

A Aquiris Game Studio trouxe algo de respeito ao seu game focado no multiplayer online, que são os servidores dedicados, são dezenas de servidores disponíveis para você ingressar e jogar, espalhados para todos os cantos do mundo e com a possibilidade de você poder criar um host público, privado ou por senha para jogar com quem quiser, definindo o modo e o mapa que quiser.

O game traz também no menu principal um explorador de servidores, que permite em uma lista ver quais servidores estão online para entrar, podendo saber de detalhes ainda como por exemplo, quantos jogadores estão online, mapa e modo atual, nome e até latência de conexão.

Os servidores possuem uma conexão estável na maior parte das vezes, alguns servidores da América do Sul ficam entre 30 a 50 de latência, já outros alcançam 100 a 200, o que pode interferir um pouco no desempenho do jogador por se tratar de um game dinâmico e muito rápido, afinal cada segundo e milésimo é valioso para o jogador eliminar seu adversário.

Classes Únicas e Loucas

Ballistic Overkill traz um estilo de classes parecido com o que temos em Team Fortress 2, algo totalmente diferente uma da outra, com habilidades únicas como por exemplo: velocidade, invisibilidade e entre outros.

São no total 7 classes com suas habilidades únicas:

Furioso – Possui dano alto e se movimenta rapidamente e após abates, ele ganha resistência extra.

Vanguarda – Possui alta quantidade de vida (HP), é efetivo a qualquer distância e recupera granadas dos corpos dos adversários.

Espectro – Típico sniper, é eficaz a longa distância, fica invisível ao ficar parado e não aparece no mini mapa dos adversários.

Sombra – Eficaz a curta distância, fica invisível ao correr e possui dano de queda reduzido.

Granadeiro – Possui um lança granadas, além de ter um intervalo de carregamento de granadas reduzido e muito resistente a explosões.

Tanque – O próprio nome já diz, ele é o brutamontes das classes, possui muita vida (HP) além de regeneração de vida.

Atirador – Possui o mini mapa melhorado, atributos balanceados e um arsenal variado, é eficaz a média e longa distância.

As classes permitem personalização de arsenal, sendo mais de 20 armas diferentes disponíveis, entre elas shotguns, rifles, pistolas, metralhadoras e submetralhadoras. Além da personalização dos equipamentos ainda possui diversas habilidades para alterar a classe e também skins para armas e personagens. O game permite possuir vários loadouts personalizados para você criar vários estilos de classes e personagens.

Modos de Jogo

O game possui 4 modos de jogo que podem ser utilizados em qualquer mapa disponível. Tem o modo “Rei do Pedaço” que é posicionado um local fixamente no mapa e o objetivo é ver qual time consegue manter aquela zona conquistada por mais tempo.

Tem o modo “Todos contra Todos”, o famoso Deathmatch, em que o objetivo é eliminar mais inimigos possíveis, cada um por si.

“Disputa entre Times” é parecido com o Deathmatch, porém aqui é o Team Deathmatch, em que o objetivo é ainda matar o máximo possível, porém vence o time que somar a maior quantidade de mortes.

E por último o “Captura de Pontos”, em que o objetivo é conquistar todos os pontos colocados no mapa por mais tempo, o time que conseguir ter mais pontos, vence!

Gráficos Bonitos e Bem Otimizados

Ballistic Overkill possui gráficos com alguns elementos parecidos com Team Fortress e Overwatch, os cenários são muito bem detalhados, metais reflexivos e vidros se estilhaçando aos tiros. Mas não é algo que chega a impressionar se comparar com os títulos citados anteriormente, porém isso se enquadra ao que falei no início desta análise, lembra da frase “para todos”? Então… é aqui que ela se encaixa, os gráficos do game são bem detalhados e muito bem otimizados, o que permite que qualquer computador ou notebook que possua uma placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 4000 ou superior, consiga jogar o game em resolução máxima a 60fps na qualidade baixa, que consegue manter boa parte da beleza da arte do game.

Se comparado aos gráficos de jogos brasileiros, Ballistic Overkill possui uma qualidade gráfica de respeito e satisfatória a proposta do game que permite o acesso de muitos gamers que não possuem um computador de alto desempenho.

Vozes Carismáticas, mas…

Cada classe possui dublagens de ótima qualidade, todos se enquadram perfeitamente ao estilo do personagem. O game está disponível em 13 idiomas, sendo os principais Português (Brasil), Inglês, Francês e Italiano. Porém o game só está dublado em Inglês mesmo se você estiver jogando em nosso idioma.

Sistema de Level e Caixas

O game traz progressão por level de perfil e de classe. O level adquirido nas classes destrava armas e habilidades novas para ser utilizada, o level adquirido no perfil de jogador de presenteia com uma caixa que pode destravar itens raros que só é possível destravar por este meio.

A Aquiris Game Studio novamente nos surpreendeu com mais um grande game “brazuca”, conseguiram com Horizon Chase o feito e novamente estamos aqui com Ballistic Overkill melhor do que nunca. O game vai ser um grande exemplo para futuros desenvolvedores e um sonho a nós brasileiros, ver um game nacional apresentado esta qualidade de produção, um grande passo para a indústria de jogos nacionais. Dinâmico, otimizado, divertido, viciante e fluido são boas palavras para definir o game, ou melhor, digno e para todos.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”