Análise: DiRT Rally – aqui rally é coisa séria

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Hora de afundar o pé no acelerador e correr como se não houvesse amanhã e… O quê? Não posso? Isso mesmo pequeno Toretto, sente-se ali no banco do passageiro, ou melhor, do navegador e deixe o tiozão comedido aqui pilotar porque rally é coisa séria nesse jogo.

A Codemasters resolveu nos brindar com um excelente e real simulador de rally. Com uma fidelidade incrível a sensação de correr de verdade foi trazida para dentro de nossos PCs. No momento o jogo está como Early Access no Steam e tem 20 carros disponíveis e mais outros serão adicionados no futuro.

Se você está acostumado com a forma menos compromissada de dirigir no DiRT 3 ou Need For Speed, correndo mais num modo arcade, você pode ter muitas dificuldades neste novo jogo. A simulação está tão boa que cria uma dificuldade e é necessário treino para completar direito as provas, sem capotar ou danificar seu carro de uma forma que impossibilite continuar a corrida. É como estar dentro de um veículo real pilotando por uma estrada cheia da cascalho ou lama e fazer uma curva ou estar em alta velocidade com uma aderência mínima no solo. É preciso técnica e ao mesmo tempo não demorar demais, pois você está numa competição e o tempo é fator chave. O ponto positivo é que intuitivamente você vai melhorando e jogando cada vez melhor, só é preciso paciência. Se você tiver um volante será melhor ainda a experiência, caso não tenha um controle já ajuda. Eu sou adepto extremo do teclado e acabei utilizando-o para jogar. Meio complicado de início, mas como disse, você vai se acostumando e adaptando.

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Lá se foi o carro morro abaixo. Fim da corrida.
Lá se foi o carro morro abaixo. Fim da corrida.

Cuidado com os acidentes pois sua máquina vai sendo danificada e há penalidade de tempo ao ter de retorná-la para a pista. Em uma queda de um penhasco o radiador foi danificado e começou a superaquecer o motor demais. Em outro momento um pneu estourou e tive de completar a prova sem um pneu dianteiro. Algumas vezes o dano é tão amplo que não é possível continuar e você precisa retirar-se da prova.

Há um modo carreira no qual você recebe 50 mil para adquirir seu primeiro carro. Com essa quantia podemos comprar um dos dois modelos: um Cooper S ou um Lancia Fulvia HF, ambos 1960. Temos ainda a possibilidade de contratar profissionais para melhorar a equipe, que evolui com o passar das provas, aumentando as habilidades de reparo e liberando melhorias. Com isso pode-se fazer upgrades de motor e redução de peso, por exemplo. Esses aperfeiçoamentos também são liberados conforme  utiliza-se mais o mesmo veículo, aumentando o conhecimento da equipe com relação a ele. Aqui no modo carreira um dano é levado para as próximas corridas, assim todo cuidado é pouco, embora você tenha a possibilidade de aplicar reparos. Mas atenção, reparos demais resultam em penalidade de tempo e para uma melhor assertividade você pode seguir a recomendação da sua equipe. Conforme você avança vai ganhando dinheiro e pode obter mais modelos.

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Menus sóbrios e simpáticos

Logo no início do jogo somos apresentados a menus limpos, ligeiramente simples mas graciosos e intuitivos. Graficamente ele é bonito, não tanto quanto o DiRT 3, contudo o motor gráfico representa bem cada condição, seja climática ou de terreno de uma forma muito boa. Os cenários pelos quais corremos são muito bem representados e temos várias opções de câmeras, desde a tradicional visão de trás do carro quanto do detalhado cockpit, onde temos uma sensação melhor de realismo. Nas configurações do jogo podemos inclusive retirar informações da tela (HUD) como tempo de corrida, instruções do navegador e progresso, deixando a tela totalmente limpa e só com visão da pista, como num carro real.

A física é fiel e condizente com o tipo de terreno: cascalho, terra, lama, neve, etc e o carro reage muito diferente a cada um deles. E aqui temos um diferencial muito legal em DiRT Rally pois podemos personalizar uma quantidade assustadora de itens como freio, marcha (mais longa ou mais curta), suspensão dianteira e traseira (firme ou mais macia) entre outros parâmetros, tudo para melhorar mais a resposta e comportamento do veículo. Faça as escolhas erradas nas configurações do automóvel e acabe com um bloco de sabão em alta velocidade.

Mesmo estando em Early Acess e em desenvolvimento o jogo está sólido, sem bugs gráficos ou de jogabilidade e apresentando  solidez nos quadros por segundo. Vemos uma qualidade aqui que não vemos em alguns jogos que já estão finalizados.

Mais, menos assistência ou no modo se vira nos trinta.

Para quem é fã de simulação DiRT Rally mostra-se bastante divertido e desafiador, não ficando devendo em nenhum quesito. O game tem um sistema de recompensas para quem jogar com menos opções de assistência. Por exemplo, o freio ABS pode ser configurado para mais ou menos assistência e até completamente desativado, rendendo mais recompensa para o jogador. Além do ABS podemos ativar ou desativar o controle de tração e o controle de estabilidade. Sendo um fã hardcore ou entusiasta de simulação você vai divertir-se ao extremo controlando o carro com suas próprias manhas.

O jogo praticamente não tem fim se você assim desejar. Podemos jogá-lo todo dia sem enjoar. Temos diversos carros e pistas podendo mudar os parâmetros e obter uma jogabilidade diferente com o mesmo veículo, além do desafio de bater os próprios recordes de tempo.

A parte sonora está comedida, mas isso não é um ponto negativo. Temos música no menu e no replay apenas. Durante a corrida ouvimos apenas as instruções do navegador e os muito bem representados sons das partículas como pedras e terra batendo na lataria do carro e também os rangidos e sons característicos da suspensão e lataria que aliados com a visão de dentro do cockpit proporcionam uma ótima experimentação.

Olha mãe, estou correndo na lama!
Olha mãe, estou pilotando!

Jogar DiRT Rally traz uma real experiência de como seria correr de verdade numa prova. Cada vez mais temos vontade de melhorar para ficar numa colocação melhor e poder melhorar nosso carro e equipe. Podemos comparar nossos resultados de tempo com nossos amigos do Steam, aumentando a competitividade.

A Codemasters deu um incrível salto em direção à realidade com esse título. Percebe-se que tudo foi concebido cuidadosamente para representar da melhor forma o comportamento real numa prova de rally. Visual e som limpos dão um clima meio zen antes de competir e são sólidos durante a competição. Se sua praia for uma modo mais arcade de jogar você deve manter distância deste título. Mas se você é um fã de simuladores de corrida recomendo pegar sua cópia hoje mesmo e começar a jogar lama pra todo lado!


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