Análise: Marvel’s Spider-Man te coloca na pele de um verdadeiro herói

Compartilhe

Marvel’s Spider-Man é exclusivo de PS4, desenvolvido pela Insomniac Games e publicado pela Sony

Spider-Man, ou o Homem-Aranha é, sem dúvida, um dos heróis mais carismáticos da história das HQs. Picado por uma aranha radioativa, o jovem Peter Parker sofre uma mutação genética em seu corpo e adquire poderes semelhantes a de um aracnídeo. Seguindo essa ideia, o garoto explora seus poderes e descobre que pode ser um Super Herói. Com seus feitos e heroísmos, torna-se muito popular entre os cidadãos, porém causa revolta e ódio na criminalidade de Nova Iorque. Esse é um breve resumo do amigo da vizinhança.

Mas quem não o conhece? Raramente você irá encontrar alguém que nunca ouviu falar nesse personagem. Seja pelas HQs, pelas animações ou pelos filmes, Spider é muito querido entre os adoradores da cultura pop. Tanto é que, ao lado de Batman, é o herói que mais tem representatividade nos videogames.

- PUBLICIDADE -

Por essas e outras que Marvel’s Spider-Man foi concebido.

Marvel’s Spider Man

Spider Man

O jogo nasceu de uma parceria de empresas potentes da indústria do entretenimento. De um lado temos a Sony, dona do PS4 e dos direitos do herói para o cinema, junto com a Insomniac Games, empresa renomada no desenvolvimento de Games e, claro, a Marvel, uma das grandes responsáveis pelos sucessos estrondosos de seus heróis no cinema.

- PUBLICIDADE -

A parceria não podia ter sido mais feliz, pois aliou a competência do desenvolvimento e a possibilidade de ser feito com criatividade e representatividade. Aquele que aguardou por muito tempo esse game, pode ter certeza que estará de frente a um jogo de primeira qualidade.

Nova Iorque Pulsante

Marvel's Spider-Man

A cidade que nunca dorme não tem esse nome a toa. Quem acompanha as HQs e os filmes, sabe que essa cidade é extremamente importante para as histórias do herói. Em Marvel’s Spider-man ela precisaria estar muito bem construída, pois suas características famosas exigem um zelo a mais.

Durante a aventura do Spider, passamos por pontes e prédios muito bem construídos, porém os becos sinistros não podiam faltar. Todos aqueles que conhecem um pouco da história, sabem que os bandidinhos comuns adoram um beco escuro para fazer suas maldades.

Nova Iorque, fora tudo isso que já dissemos, favorece os poderes do herói. Com seus arranha-céus, prédios colados e muita construção, fica fácil jogar e balançar a teia. Vale destacar que essa seja uma das coisas mais divertidas dentro do jogo. Ver o herói balançar, pular e fazer suas acrobacias enquanto vai atrás de algum malfeitor, é gratificante.

O Melhor Peter Parker em tempos

Marvel's Spider-Man

Grandes personagens do universo do herói estão presentes no jogo. Vemos Mary Jane, Tia May, Norman Osborn, Rino, Electro, Abutre, Senhor Negativo, Shocker, Scorpio, J J Jameson e vários outros. Todos eles estão muito bem representados e com ótima participação dentro da trama. Agora, o brilho não poderia ser de mais ninguém, que não de Peter Parker

Se tem alguém que sabe levar as tragédias com bom humor e transformá-las em lição, esse alguém é Parker. O garoto, órfão, perdeu seus pais muito cedo e foi criado pelos tios. Ainda adolescente, logo depois de ganhar seus poderes, perde seu ente querido, tio Ben. Não era popular na escola, não era o mais carismático, ou seja, tinha tudo para ser um vilão. Acontece que a educação de seus tios o fez ser nobre e ter boas escolhas em seu caminho, e o jogo consegue demonstrar muitas delas.

Em Marvel’s Spider-Man jogamos com um Peter Parker experiente. Porém, ainda tem resquícios de moleque durante a sua aventura. Fizeram questão de botar uma relevância bacana em sua época de fotógrafo. Trouxeram bem o lado genial e cientista do rapaz. Mas o melhor de tudo foi o bom humor. Parker sempre foi conhecido por sua irreverência e piadas nos momentos mais tensos. Esse pacote de coisas, faz com que esse seja um dos melhores Peter Parkers do audiovisual.

Spiderman, Spiderman, does whatever a spider can

Marvel's Spider-Man

Para não dizer tudo, grande parte do que o aranha faz nas hqs, é reproduzido em Marvel’s Spider-Man. Suas acrobacias plásticas são perfeitas, golpes cheios de estilo e movimentos ágeis e característicos estão presentes. Por ser de mundo aberto, a liberdade que você tem para explorar a cidade, facilita em se sentir o verdadeiro spider.

A teia, material criado por Parker, é um dos principais elementos do herói e assim é no game. Com ela você não apenas salta de prédio em prédio. Quando você se encontra cercado por inimigos, ou está querendo capturá-los na furtividade, ela entra em ação. Vale lembrar que Peter é experiente, rodado, ou seja, já tem ótimas habilidades com a teia. Porém, ao longo do jogo, você desbloqueia novas técnicas e movimentos que fazem você ficar ainda mais versátil no combate.

A árvore de habilidades não é das maiores, nem acrescenta muitas coisas diferentes, mas tem seu valor. Os elementos de RPG estão presentes no jogo, como upgrades, subir de level e coleta de materiais para construir equipamentos.

Obviamente, como é um jogo de ação, essas mecânicas são bem superficiais, mas te motivam a explorar mais o jogo. Talvez o grande “tcham” dessas possibilidades é você poder trocar o traje. Há uma grande variedade de roupas e cada uma tem um poder diferente. Você pode liberá-las coletando materiais durante a sua aventura. Vale destacar que no seu uniforme, há 3 espaços para modificações, onde você pode colocar poderes adicionais, os quais são escolhidos dentre uma lista que aumenta a medida que você progride no game.

Não basta ser rápido, tem que ser bom de porrada

Marvel's Spider-Man

O combate de Marvel’s Spider-Man é um dos mais divertidos dessa geração. Há uma variedade imensa de golpes. Depois que você se familiariza com o que o aranha pode fazer, verá uma beleza interessante nas batalhas. Não preciso repetir a plasticidade com que Parker faz tudo, mas no combate, o estilo chega a ser até exagerado. As escapadas e desviadas de golpes e tiros tornam-se um dos movimentos mais importantes das lutas. Fazer uma boa esquiva pode garantir a sua sobrevivência em muitas ocasiões.

Socos, pontapés, teias prendendo e segurando e e muita piada, fazem desse um combate muito gostoso de participar. Há inimigos com bastantes variações de golpes e equipamentos, o que te tira constantemente da zona de conforto. Numa mesma luta você poderá ter que desviar de misseis, tiros de pistola, espadas com energia negativa ou até mesmo um escudo. O interessante é que você pode derrotá-los de muitas maneiras diferentes. Isso quer dizer que se você pretende apertar o botão de soco para desferir combos a todo momento, não durará muito para contar história.

Marvel’s Spider-Man conta uma história que vale a pena

Marvel's Spider-Man

A Marvel ficou conhecida por trazer histórias fantásticas para o universo cinematográfico. Nesse caso, o que vemos não foi diferente. Não é segredo dizer que é uma história nunca antes contada, o que a torna muito mais especial. Não temos a intenção de contar, muito menos estragar as surpresas ótimas que eles propõem, por isso vamos passar apenas por cima.

Nela encontramos Parker Cientista e isso tem uma grande relevância nos acontecimentos da aventura. Sua grande amada, Mary Jane, também está presente de uma maneira interessante. Ela tem uma importância muito grande para muitos acontecimentos, sendo responsável por dar uma boa ajuda ao Peter. Miles Morales também se mostra um ótimo personagem e com um carisma que se assemelha ao de Parker. A trama consegue te emocionar de muitas maneiras. Ora vemos elementos bem leves e divertidos, ora dramáticos e cheios de tensão. Em suma, é uma história bonita e corajosa.

Outro ponto que não podemos esquecer é a parte sonora. Que primor! Músicas são tocadas para várias ocasiões. Desde trilhas heroicas para suas balançadas nas teias, até acompanhar com bastante tensão, aquela batalha contra um chefe encardido.

Puxando o gancho, a dublagem é outro elemento que precisa ser falado e exaltado em Marvel’s Spider-Man. As vozes principais dos personagens ficaram EXCELENTES. Peter Parker será, sem dúvida, referência na dublagem de jogos. Porém, infelizmente alguns probleminhas de som, lip-sync e personagens com uma voz com um nível um pouco abaixo, contribuem para que ela não seja perfeita. De qualquer maneira o estúdio está de parabéns.

Outro problema que poderia ter sido melhor pensado, são os materiais que você coleta para construir dispositivos e trajes. São missões que enjoam um pouco e bem repetitivas. Lembrando que esses materiais, nada tem a ver com as side-quests. Essas, apesar de não ter muito apelo narrativo, são bem variadas e legais.

O desafio do game é outro ponto discutível. Quando você pega a manha do controle, fica difícil perder. Para ter um desafio considerável, melhor jogar no modo hard.

Concluindo

Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. Foi exatamente com isso na cabeça que a Insomniac construiu esse jogo que sem dúvida será um sucesso. Marvel’s Spider-Man te coloca na pele do super herói mais divertido e habilidoso das HQs. Você encarna profundamente os trejeitos do herói, e quando menos percebe está pensando e agindo como tal. O jogo tem seus defeitos, alguns até poderiam ser facilmente corrigidos, mas o que foi feito com esse título é digno de aplausos.

Ótimos gráficos, animações de primeiríssima qualidade, ótima história, apelo comercial gigantesco, combate extremamente bem desenvolvido e uma mecânica de evolução relativamente fraca, mas que encaixa. Um aviso importante: Marvel que é Marvel, fica depois dos créditos! Recomendo fortemente esse título.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”