Conheça Paladins, o MOBA gratuito que vem para expandir o cenário do E-Sport

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Após o estrondoso sucesso de Overwatch, estamos presenciando uma nova era onde os shooters MOBA têm tomado a posse dos holofotes, e não só do público, mas também de grandes times que vem surgindo dentro do cenário de E-Sport. Mas além do famigerado game da Blizzard, temos do outro lado um promissor título produzido pela Hi-Rez Studios, e que está marcando presença não só nos PC’s, mas também nos consoles.

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Estamos falando de Paladins, game ao estilo MOBA cuja versão para os consoles se tornou ativa no ano passado – no dia 16 de Setembro – e que atualmente está em fase Beta, com versões disponíveis para PS4 e Xbox One. Não é a toa que o game da Blizzard pode ser facilmente tido como o precursor que gerou o título feito pela Hi-Rez, mas a realidade nos revela que o mesmo é quem foi o predecessor deste novo estilo de jogo em ascensão. Paladins: Champions of the Realm trás consigo um ambiente bastante familiar ao de Team Fortress, mas sua premissa apresenta uma mistura de elementos do estilo shooter habitual, com o uso de itens e cards customizáveis e que influenciam na performance de cada personagem selecionado pelo jogador.

Apesar de pouco visado, o game já acumula diversos campeonatos ao redor do globo e inclusive já possui um circuito brasileiro de profissionais, denominado Brazil Paladins League, e que dá direito ao time campeão de disputar o Campeonato Mundial de Paladins, realizado anualmente.

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O game possui um aspecto técnico agradável, com jogabilidade “fácil de aprender, mas difícil de dominar“, que faz com que o jogador passe algumas horas desvendando as melhores táticas para se adaptar a cada estilo de jogo de cada um dos personagens. O game conta com a divisão dos campeões por classes, sendo elas: Dano, Tanque, Suporte e Flanco.

Os personagens com função de “Dano”, fazem justamente o que o nome sugere – quem diria – e são os pilares da força bruta do time, apesar de sofrerem com a falta de defesa e os baixos níveis de vida. Campeões “Tanque” tem como base níveis elevados de saúde e armadura, e servem como barricada para cobrir o dano vindo da equipe inimiga. Os “Suportes” do game, funcionam basicamente para manter a regeneração de saúde do time, e por vezes fornecer algumas alternativas para quebrar o avanço da equipe inimiga, e por fim, os campeões de “Flanco” são personagens mais ágeis, cujas habilidades proporcionam jogadas mais estratégicas e que fornecem alternativas para ataques frontais.

Cada time é composto por 5 jogadores, não necessariamente sendo especificada a necessidade de se ter um campeão de cada tipo na equipe – apesar de ser o mais indicado, e até mesmo o mais viável em prol da versatilidade no campo de batalha. Cada campeão do game possui habilidades únicas, e que podem ser úteis tanto na hora dos confrontos, quanto em ocasionais retiradas. Atualmente, os modos de jogo constam nos seguintes:

  • Cerco: Onde os jogadores lutam para capturar um objetivo centrado no mapa.
  • Escolta: Os jogadores terão de tentar escoltar uma carroça pelo mapa, afim de atingir a maior distância possível dentro do tempo estipulado. A equipe que conseguir a maior distância leva a vitória, e caso uma equipe consiga levar a carroça por todo o percurso, resulta na queda da duração da rodada de seus adversários.
  • Jogador vs Ambiente: Um modo insano onde uma equipe enfrenta 5 Bots, sendo 4 deles Tanques e um Suporte. É um modo que oferece dificuldade devido às habilidades dos Bots resultarem em danos quase fatais para os jogadores.

Existe também a possibilidade de jogar uma partida onde os modos Cerco e Escolta se misturam, e cada equipe deve tentar controlar o ponto central do Mapa e seguir acompanhando a carroça que surge.

O game é uma ótima pedida tanto para jogadores casuais quanto àqueles que já possuem experiência com tiroteio frenético e habilidades sendo conjuradas em toda tela. Indico-o à todos que estiverem a disposição de jogar essa curiosa mistura entre o habitual Team Fortress e Smite – e o melhor de tudo, é totalmente gratuito, lembrando que para os usuários do Xbox One é necessário se cadastrar para receber a chave da atual fase Beta.

 

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8 respostas

    1. Poxa cara, mt obrigado pelo reconhecimento, isso é mt gratificante HAHA <3
      Até tentei ir atrás de mais informações sobre o cenário competitivo aqui no Brasil, mas infelizmente não recebi retorno pra conseguir dar uma detalhada maior. Só queria que tivessem mais jogadores no XOne, o server tá muito parado :/

  1. o paladins n tem semelhança com o overwatch e sim vice versa overwatch tem semelhanças ao team fortress (jogo da Hi-Rez) o paladins é apenas uma recriação do próprio jogo deles pesquise mais antes de falar algo assim!!!( critica construtiva gostei mt da matéria)

    1. os 2 jogos pertencem ao mesmo gênero, querendo ou não ser um fps já é alguma semelhança a se levar em consideração. o design dos campeões/heróis também segue o mesmo padrão a la Pixar, bonitinho e colorido, obviamente o gameplay de ambos os jogos se sentem diferente, mas há sim algumas semelhanças de design, modo de jogo e etc. De modo algum isso é ruim, Battleborn apesar de ser totalmente MOBAish, também compartilha dessas “semelhanças”, é comum nesse “novo” gênero de jogo.

    2. Ooooooorra, acabei de descobrir que o WikiPedia mentiu pra mim, genial KK
      De acordo com a data de lá, Paladins “saiu” em Setembro, e o Over em Maio.

      Falha minhaaaaa

    3. Realmente, antes de falar algo assim, pesquise.
      Hi-Rez nem existia quando Team Fortress foi criado e tanto TF 1 quanto o 2 são da VALVE, que não tem porra nenhuma haver com a Hi-Rez.

      Vamos pesquisar mais e falar menos né?

  2. Uma correção: Paladins não tem semelhanças com Overwatch, Overwatch que tem semelhanças com Paladins. A Blizzard que se “inspirou” tanto no design quanto nas habilidades de vários personagens do jogo Global Agenda (da Hi Rez). Paladins seria meio que uma reinvenção de Global Agenda, assim eles reformularam as idéias e fizeram um novo jogo, pegando várias das ferramentas de GA (já que o jogo era deles, eles tinham esse direito). Detalhe: Paladins começou a ser desenvolvido primeiro que Overwatch. Sendo assim, quem tem semelhanças com quem? Se pesquisarem um pouco mais fundo vão saber do que eu estou falando. E sim, estou do lado Hi Rez da força ashuashuashuas <3

    1. Eu sei, eu sei, toda a inspiração do TF e tals. Com relação a data, o Wikipedia mentiu pra mim :/.
      “I’m sorry” define.
      Não foi nem questão de falta de pesquisa aprofundada – e acredite, eu evitei quaisquer fontes BR pra fazer isso – mas infelizmente fui muito humano. E eu também to do lado da Hi-Rez. Smite >>>> all

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