Hitcast 35 – Reviews: Qual a importância deles no mundo dos games?

Compartilhe

hitcast-35-reviews-qual-a-importancia-deles-no-mundo-dos-games

Está no ar o Hitcast 35 falando da importância das análises / reviews e como se guiar por eles, ou não.

- PUBLICIDADE -

Dê o PLAY AQUI EM BAIXO e JÁ OUÇA SEM ENROLAÇÃO!

[powerpress]

Nesta semana entramos num assunto polêmico: Qual a importância dos reviews no mundo dos games, do metacritic, a opinião de quem está revisando é tão importante assim? Como escrever um bom review? Escândalos, notas compradas e muito mais no Hitcast 35!

Dão um tostão de suas vozes Alepitecus (@alepitekus) e Ariel (@arielsis), o mestre das trilhas sonoras Marcelo Martins (Clefibts) e a grande estréia de Gilliard Lopes (@grunglopes), produtor que trabalha na EA Games na série FIFA! Tudo isso com edições do nosso mago do som, Guto Araújo (@gutovisks)

- PUBLICIDADE -

E como sempre amigos do Combo Infinito, deixem seus recados, e-mails, xingamentos, tiradas, sarros, pitacos, elogios, sugestões e críticas. Vamos continuar o Hitcast #35 nos comentários também =D!

Para realizar o download do episódio, clique com o botão direito em “Download” logo abaixo do player e selecione Salvar como. Para ouvir na página, basta dar um play.

Para vocês que preferem usar os feeds, aí estão os links do RSS e do iTunes! Se passarem por algum problema nos avisem pelos comentários ou pelo e-mail [email protected].

Para inscrever-se nos feeds, clique em uma das opções abaixo:

FEED RSS   Itunes

============================

Dê o PLAY AQUI EM BAIXO!

[powerpress]
Ou clique abaixo para realizar o download da versão ZIP

zip      

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

13 respostas

  1. eae beleza?
    Se realmente tivesse esse trofel de mijar jogando , eu
    platinava em alguns dias,
    Não vejo muitos reviews por dois motivos, primeiro
    por que não tenho tanto tempo de jogar e fico na febre para jogar após ler
    algum reviews, e segundo por que não confio em reviews, só vejo o do combo infinito
    e do zangado, por que são os mais
    transparentes,não consigo ver vídeos longos no meu trampo, então só escuto os vídeos
    do zangado, o que não me faz perder tanto como foi dito no cast , deixei de
    botar fé em reviews , quando tinha meu play2 , lia muitos reviews de jogos que
    diziam ser horríveis que não deveríamos jogar, porem eu jogava e me diverti
    muito com vários deles, o jogo de cards de zumbi que o Ariel citou no ultimo
    cast, realmente é um lixo, mas tive testar para por fé , realmente transparente , hoje como a moda é ser gamer, e fazer gameplay , os reviews são muito duvidosos ja que se trata praticamente de opiniões , que pode vir de um fã boy ou não.
    prefiro seguir o que meus amigos dizem, sempre temos os mesmos gostos.
    muito bom o cast galera e valeu.

  2. Iae rapaziada, tudo certo??

    São casts como esses que me fazem sempre voltar pro combo infinito e esperar sempre pelo próximo programa de vocês. Aplausos de pé para vocês. Cast de nível altíssimo galera!

    Também sou da época romântica que o Ale disse. Lia muito Nintendo World, Gamemaster, Gamepower… Bons tempos.

    Costumava frequentar muito a Gamespot para ver as reviews de jogos deles, mas confesso que não as lia, sempre buscava pelo resumo dos pros e cons dos games. Só lia a resenha completa quando era de um jogo que eu estava muito interessado em comprar ou quando não concordava com a nota deles, mas agora, pela queda da credibilidade deles eu costumo consumir mais vídeos de gameplay ou buscas rápidas por reviews no google que geralmente me direcionam para o IGN, que normalmente me agrada.

    Também concordo quando citaram que um jogo da série Zelda tem uma baita pressão por uma nota alta, e incluo GTA, Call of Duty e Assassin’s Creed nessa treta. Imagine alguém taxando um desses games de “abaixo da média”? Geral sai na rua queimando maluco em praça pública…

    Bom, sobre a leitura de comentários que está ficando longa demais (segundo vocês mesmos! Eu adoro essa parte do cast e sempre é a mais aguardada por mim, justamente pra saber suas opiniões sobre as minhas opiniões), eu tive uma ideia que parecia muito boa, mas agora que estou escrevendo me parece uma bela de bosta, mas como quem faz merda aduba a vida, vou adubar mais um pouquinho: que tal se vocês lançassem em arquivo separado, a leitura de e-mails e comentários dos casts anteriores? Assim o próprio cast ficaria menos extenso pra quem quiser pular direto pro conteúdo principal, vocês poderiam responder os comentários com mais tranquilidade e nós não ficaríamos sem resposta… Imagino que vá dar mais trabalho pra vocês mas, sei lá… Só uma ideia xDD

    Finalizando, essa semana eu comecei a jogar Brothers: A tale of two sons. Achei o jogo interessantíssimo, o que vocês do combo infinito e comentaristas de plantão acham? Se não jogaram, recomendo muito, acredito que vocês vão curtir muito.

    Abrocitos negads!
    Rods

    1. Rodrigo, muito obrigado pelo comentário detalhado.

      Falando sobre o último parágrafo, Brothers é um jogo incrível. Me lembrou o clássico Ico e é bem diferente dos jogos que estamos acostumados a ver nos consoles. Foi um grata surpresa pra mim também.

    2. O editor do cast aprova a ideia de um arquivo separado para os e-mails.
      Referente ao jogo Brothers, realmente é muito bom. o

    3. Eu também gostei da ideia dos arquivos separados, sinceramente.
      Assim eu fujo dos spoilers, seja nos casts de jogos que não joguei, seja nas leituras de mails e comentários de jogos que não joguei! huahuahuahuahua

  3. “Antes de mais nada”, vcs pediram que a gente faça review do cast? Estão certos disso? Meu comentário vai ficar maior que de costume, hein?

    Bom, eu só costumo ler reviews de jogos que já joguei. Fujo de spoilers ao máximo. Não entendo essa cultura atual das pessoas assistirem vídeos de gameplay pra ver se o jogo é bom ao ponto de verem meia hora ou mais e perdem essa experiência inicial. Sério, não entendo mesmo. Respeito, cada um no seu quadrado, mas não entendo.

    Sobre reviews de sites grandes, esses eu IGNoro sem nenhum peso na consciência. Deixei de confiar em todos eles depois de tanto escândalo e de tanto ver que eles preferem analisar as coisas de maneira muito mais “fria” do que falando de fato da experiência pessoal. Pra mim review é experiência pessoal e ponto. Outra coisa que me fez parar de ver também foi aquela situação de jogos de gêneros que não são do gosto do crítico serem debulhados sem o menor sentido. Já vi crítica dar nota baixa pq o jogo é difícil. Como assim? Dificuldade nunca deveria ser parâmetro pra dizer se um jogo é bom ou ruim, o cara pode até dizer que não curte jogos difíceis se ele for obrigado a analisar um jogo, mas meter o pau por causa disso é muito irritante. O ideal é o cara se recusar a avaliar, isso sim.

    Prefiro reviews de sites menores que não devem nada a ninguém e que não são papagaios de sites grandes ou não tem peito pra falar a opinião doa a quem doer do que achou do jogo. Aliás, a história de aguardar review da Eurogamer foi bem tensa, hein? Ridículo se realmente aguardaram esse review! Ou prefiro conversar com amigos quem sabem quais são meus gostos ou mesmo experimentar a Demo do jogo ou algo assim.

    Reviews mal feitos ou feitos com má vontade vão muito mais confundir o leitor/ouvinte/espectador do que dar um parecer sobre o que o jogo pode proporcionar.

    Mas triste mesmo é o pessoal que já pula direto pra nota e/ou lista de prós e contras de uma análise sem ler o conteúdo dela e já quer chegar dando voadora no peito de quem escreveu o artigo. Até quando isso, hein?

    Falando em notas, o Metacritic, meio que por definição, pode ser usado sim pra vc ter uma noção do que os críticos e o público estão achando dos jogos. Mas usar como muleta em discussão é a coisa mais sem noção que existe em discussões sobre videogames hj em dia. Essas de “vcs são loucos de dar uma nota diferente” me dói de ler/ouvir. A resposta mais correta seria um “não, não sou louco, eu tenho personalidade” (bem parecido com o “essa é a minha opinião e foda-se” que o Ariel, se não me engano, falou).

    Entendo que alguns termos como “lixo” e “merda” devam ser evitados mesmo, mas muito mais pela educação ou respeito do que pra ficar evitando discussão. Esses termos me parecem muito mais palavras de haters do que de críticos. A pessoa tem que dizer que não gostou pelos motivos X ou Y e não falar que o jogo é um lixo e foda-se. É muito hater isso.

    Acima de tudo, as pessoas precisam aprender a respeitar a opinião alheia. O que é ouro pra um, é lixo pra outro. Se aa pessoas soubessem escutar/ler a opinião dos outros de forma respeitosa, sem querer arrumar confusão, ameaçar e aquela história toda que a gente viu nos últimos tempos, com certeza o mundo virtual ficaria muito melhor. Povo precisa lembrar que videogame é apenas entretenimento, não precisa levar pro lado pessoal certas coisas que ouvem.

    E gostei do “estar confortável não significa que esteja melhor” que foi falado enquanto era discutido sobre mudanças no FIFA. Pensamento interessante que vale pra vida!

    É isso! Esse cast ficou acima da média (que já é alta), vcs todos estão de parabéns! Continuem com a evolução!

    Abraços, senhores!

    1. Cadu is on fire!!

      Então, só “discordei” de quando vc disse q a dificuldade era usada como ‘contra’ de um game. Quando um game se torna difícil pq a jogabilidade dele é bugada ou quando ele faz uso de recursos desleais, como por exemplo i Shao Khan do MK9 q tem o dobro de saúde e defesa no modo história e vc ainda é obrigado a jogar com um personagem especifico… Não tira toda a qualidade do game, mas é o tipo de dificuldade q é desleal. Diferente de dark souls, q é difícil, mas o sucesso depende única e exclusivamente da sua habilidade…

      1. Fala Rods!
        Cara, só pra explicar melhor… eu já vi gente tirando nota de um jogo pq ele é difícil. Tipo, imagina que nego vira pra vc e diz: “Dark Souls é uma bosta”. Vc pergunta pq e o cara responde pq é muito difícil. Então, é tipo isso… huahuahuahua
        O lance do Shao Khan eu considero muito mais decisões de design um tanto quanto arriscadas, que podem não agradar a todo mundo do que qualquer outra coisa. Eu por exemplo gostei, mesmo que sejam gêneros diferentes, me lembrou aqueles Beat’em Ups clássicos em que o chefão sempre tem umas 4 ou 5 barras de vida e vc se lasca muito pra conseguir vencê-lo. Gosto desse tipo de coisa, o cara é o chefão supremo do jogo, tem mais é que ser um casca grossa fdp que dá vontade de jogar o controle na parede e depois pisar até virar migalhas. Quanto ao personagem específico, dá pra vc deixar um pouco o modo história e treinar com o personagem em questão, então não acho que seja um grande problema. Claro, isso tudo é minha mera opinião (de merda), não a verdade absoluta… hehe.
        Mas trazendo pro lado do tópico do cast, vamos supor que se vc fizesse um review de MK9 e dissesse exatamente isso que vc falou (e da forma como falou), e eu fosse um fã da franquia (não sou, só gosto do 2 e do 9) que tivesse lendo o review, eu poderia até não concordar e não gostar, mas com certeza eu respeitaria. Pq vc estaria colocando a sua opinião pessoal ali baseando-se na sua experiência com o game, preferindo uma luta mais balanceada. Jóia, vc explicou seu ponto, não chegou dando uma “voadora de três pernas” no jogo pq é uma bosta, um lixo, etc etc etc. É mais ou menos isso que sinto falta em muitos reviews de sites grandes, o cara tendo coragem de falar o que pensa sem medo de ser feliz.
        E o que me mata é que muita gente que tem opinião contrária chegaria dando esporros ao invés de entender e respeitar seu ponto de vista. Que é a outra coisa que me incomoda pra caramba…
        Ufa… me empolguei, pra variar… aposto que seremos zoados no próximo cast… kkkkkkkkkkkkkkkkk
        Valeu Rods!

        1. Hahahahahah com certeza seremos zuados xDDD

          Entendi sua opinião… Seu relato me lembra de quando saiu GTA V e a gamespot deu 9,5 pro jogo. O universo caiu em cima da gamespot mimizando allaround q a nota deveria ser no mínimo 10 e coisas do tipo… Foi engraçado xD

          De qualquer forma, ainda acho q o Shao Khan do MK 9 poderia srt mais balanceado, MAS não reclamo muito disso pq sei q é marca registrada da série o último chefe ser o filho de uma jumenta leprosa. Nessa de controles q te prejudicam eu deveria ter citado um exemplo melhor, como o game Jeckyl & Hyde do NES (procure vídeos do angry video game nerd sobre o jogo, é bem lol xD)

          1. “filho de uma jumenta leprosa”… LOL!
            Vou procurar o video do Angry Birds Video Game Nerd… hehehe

  4. Vocês leêm todos emails enviados?Tipo,abrem e leem,não no programa eu digo..
    Aplaudindo de pé o podcast/site de vocês,meu ..demais mesmo.
    Vou começar a acompanhar e já estou ouvindo todos os outros programas..parabéns e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”