Inspirado por Doom e pela novela Kubanacan, Fish entra em financiamento coletivo

Compartilhe

Estreada em 2003 pela Rede Globo, a novela Kubanacan foi completamente atípica à sua época. Considerada esquisita pela maioria, a trama da atração das sete envolvia um país fictício de regime ditatorial baseado no Caribe, viagem no tempo e um protagonista de múltiplas personalidades, vivido pelo ator Marcos Pasquim. Atualmente, a novela se tornou um clássico cult pela sua história absurda e gera inúmeros memes por sites de humor, com diversos de seus episódios lançados no YouTube por fãs.

- PUBLICIDADE -

Mais de uma década depois, a telenovela inspirou Arthur “Tuba” Zeferino a desenvolver Fish, um shooter em primeira pessoa assumidamente influenciado por clássicos do gênero dos anos 90, como, por exemplo, Doom, Quake e Duke Nukem. O jogo está em processo de financiamento coletivo no Indiegogo, com uma meta inicial de 15 mil dólares.

Inicialmente, Tuba queria apenas desenvolver um jogo com uma pegada retrô, sem tomar a novela como inspiração. “A novela virou um meme na internet nacional por ela ser diferente da maioria, tem muita ação, até um pouco de scifi”, explica.

“No gamesfoda a gente tinha uma piada interna de fazer um jogo com o Marcos Pasquim. Então a princípio eu só queria fazer um FPS mais retro, comecei a pensar em temas que não fossem usados no gênero e meio veio a ideia da ilha caribenha, resolvi usar Kubanacan como base daí.”

- PUBLICIDADE -

Buscando se diferenciar da maioria dos jogos que mantêm elementos clássicos de shooters em primeira pessoa da década de 90, Fish apresenta o gancho como mecânica original. De acordo com Tuba, a inspiração da ferramenta veio de The Legend of Zelda e da temática do título. “Eu sabia que o personagem seria um pescador e os inimigos peixes, uma coisa levou a outra… mas eu sempre gostei muito do hookshot na série Zelda”, comentou o desenvolvedor.

A maior parte de Fish está sendo desenvolvida apenas por ele. Devido a diversas circunstâncias, muitos desenvolvedores têm apostado na produção solo de seus jogos, e, de acordo com Tuba, essa está sendo uma boa experiência. “Não está sendo fácil mas estou gostando muito do resultado e aprendendo muito com o processo de fazer quase todo o jogo sozinho”, contou ele. “Tenho sorte de ter vários amigos na área que tem me ajudado bastante.”

Com um grande teor de originalidade, misturando samba-rock e Cowboy Bepop, aclamado anime lançado em 1998, a trilha sonora do jogo de tiro em primeira pessoa está sendo composta pelo estúdio carioca Cafofo, também responsável pelas músicas de Distortions, premiado como Melhor Jogo Brasileiro na edição do BIG Festival deste ano.

Quando perguntado sobre a trilha de Fish, Tuba diz que “só queria algo diferente mesmo, sempre gostei muito de Cowboy Bebop e achei que aquele tipo de trilha combinava com um jogo de ação, em especial o episódio “Mushroom Samba”.

Até o momento em que este texto foi publicado, Fish ainda está longe de atingir a sua meta inicial de 15 mil dólares. O jogo conseguiu menos de 10% do total, embora ainda reste um mês para que o objetivo seja concretizado. As opções de apoio variam de um até mil dólares, tendo cada valor suas respectivas recompensas.

Segundo Tuba, mesmo que não consiga atingir a meta de financiamento de Fish, ele continuará a desenvolver o título, analisando os seus possíveis erros. “Não pretendo desistir do projeto mas acho que aí o melhor a fazer é dar um passo pra trás, entender o que não deu certo e mudar o que for necessário pra tentar de novo”, explicou o desenvolvedor.

Caso atinja a meta da sua campanha, Tuba acredita que finalizará Fish em fevereiro de 2019, embora frise que poderá levar mais tempo até que o jogo seja concluído e lançado. Até lá, é possível testar o título através de uma demonstração disponibilizada em sua página de financiamento.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”