Jogamos a versão final de PES 2014 – Primeiras impressões

Compartilhe

Revelados-os-Achievements-do-PES-2014

Nós sabemos que já existem reviews completos pipocando pela internet da nova versão de PES 2014. Entretanto, a versão tupiniquim chega apenas na semana que vem, e nós ainda não botamos as nossas mãos nela. No entanto, ontem o Combo Infinito marcou presença no Konami Gamers Night, evento que aconteceu em São Paulo, fechado para a imprensa que contou com versões de Pro Evolution Soccer 2014 (versão final) e a demonstração jogável de Lords of Shadow 2, que logo aparecerá por aqui com nossas primeiras impressões. Portanto, seguem abaixo tudo que os dois malucos e fundadores do Combo Infinito, Ariel e Alepitecus, acharam sobre a versão deste ano de PEs 2014.

- PUBLICIDADE -

Não é segredo pra ninguém que a Konami está tentando ano após ano (re)consolidar a série PES como a melhor franquia no que diz respeito aos gramados virtuais. FIFA há alguns anos mantém uma hegemonia, e sempre melhores notas e críticas, tanto da mídia especializada quanto dos próprios consumidores.

Entretanto neste ano com PES 2014, a Konami tenta de todas as formas voltar a conquistar a coroa de melhor franquia de futebol, e depois de experimentarmos o novo game em sua versão final, podemos dizer que a série está no caminho certo.

PES 2014 estava a disposição em diversas TVs durante o evento. Muitos jornalistas experimentaram o novo game em sua versão final.
PES 2014 estava a disposição em diversas TVs durante o evento. Muitos jornalistas experimentaram o novo game em sua versão final.

Uma coisa que percebemos logo de cara foi a evolução gráfica. Apesar de o game ainda apresentar alguns serrilhados, algo que é praticamente impossível de eliminar na plataforma atual, os modelos dos jogadores estão impecáveis. Falando por mim (Ariel), achei a nova versão anos luz à frente de PES 2013, game que eu joguei uma semana e logo abandonei por ter gostado mais de FIFA 13, e principalmente por ter visto muitos problemas em PES 2013 que poderiam ter sido eliminados, mas ainda persistiam. E falando do concorrente (ou do “outro”, como a Konami citou o game da EA durante o evento), é nítida a tentativa de se parecer mais com FIFA e ao mesmo tempo manter a característica da série PES. O espírito da franquia continua intacto, ou está de volta, tanto que enquanto eu jogava contra o Alepitecus, um deja vu me vinha à cabeça, do tempo em que jogávamos Pro Evolution Soccer no PS2, e aquele tipo de diversão nós nunca conseguimos de volta na série PES desta geração, e muito menos em FIFA, talvez pela série da EA ser tão realista, que em alguns momentos os jogos contra tornam-se chatos. Mas desta vez, mesmo com poucas partidas, este sentimento estava de volta, justamente pelo game ter demonstrado poucos problemas, e acima de tudo apresentar a diversão característica de um game de futebol virtual.

- PUBLICIDADE -

Veja bem, não estou comparando ainda com FIFA, até porque a versão 2013 pra mim foi uma das melhores experiências que tive com jogos de futebol, e imagino que mesmo em nossos reviews a comparação entre ambas as séries sejam pequenas, pois o que queremos é mostrar a evolução dos dois jogos tanto no que diz respeito às versões anteriores de cada um quanto no quesito de evolução do gênero. Olhando por este lado, PES 2014 nos pareceu ir na direção correta, com uma jogabilidade fluida, que de início nos assustou bastante. Na primeira partida nos sentimos deslocados, e de imediato nós colocamos em nossas cabeças que o game não era bom. Pareceu ser um jogo lento, sem controle de bola, que deixava o jogador perdido – ledo engano – pois quem estava perdido com a nova jogabilidade éramos nós mesmos. Após a quarta partida, os controles se encaixaram muito mais, aprendemos a controlar a bola, a bater falta (está bem diferente e melhor que nas últimas versões, mesmo que o game já fosse bom neste quesito) e nossa primeira impressão mudou completamente (por falar nisso, é incrível como PES e FIFA conseguem criar a necessidade de um reaprendizado de suas jogabilidades todos os anos). O jogo está fluido, com uma velocidade na medida certa, gráficos espetaculares para essa geração, bons goleiros, nova física bastante aprimorada e muito, muito divertido!

Os gráficos estão realmente muito bons! A Fox Engine adicionou muita qualidade ao visual do jogo.

Alepitecus, que há muitos anos abandonou os jogos de futebol justamente por não ver em nenhum deles a diversão que antes encontrava nas gerações anteriores, de cara também estranhou o novo jogo, mais do que eu principalmente por estar um tempo longe dos gramados virtuais. Eu acompanho as duas séries para sempre tentar escolher uma delas em cada ano, e acabo jogando um dos dois jogos durante o ano vigente. Alepitecus tentou fazer desta forma em todos estes últimos anos, mas nem PES e nem FIFA o cativaram a esse ponto, e muitas vezes tenho que concordar com ele. Desta vez pude ver que PES 2014 também criou aquele sentimento de diversão que há muito tempo ele não via, e se FIFA não mudar muito do que demonstrou na versão 2013 para a versão 2014, facilmente este novo PES será o jogo de futebol preferido desta geração para nosso amigo. Lembrando que não jogamos as demonstrações, pois acreditamos que as versões finais apresentarão melhorias, e que nossas opiniões devem se formar à partir daí.

Mas não só de coisas boas devemos falar aqui. Em alguns momentos percebemos alguns velhos erros e falhas da série, e mesmo que o código do novo game tenha sido reescrito do zero, ainda persistem. Alguns jogadores demoram para tomar a decisão de correr para cima da bola, caso ela sobre de um combate ao lado dele, e principalmente o erro mais grave que vimos veio do goleiro. Apesar dos goleiros demonstrarem uma evolução absurda, com novos movimentos e saltos incríveis e realistas, eles ainda dão bobeira com bolas rasteiras na área. Em determinado momento, eu jogava com o Milan e Alepitecus com a Juventus da Itália. Em um contra ataque toquei a bola em profundidade para Robinho e enquanto dois zagueiros vinham em minha direção, apostando corrida comigo, El Shaarawy subia sozinho na ponta esquerda da área. Então eu toquei com o triângulo na direção dele, para sobrar sozinho na frente do gol. Alepitecus segurou triângulo para que o goleiro se adiantasse e ele chegou antes na bola, muito antes de El Shaarawy. Entretanto, Bufon (goleiro da Juve) olhou a bola passar na sua frente lentamente, sem agarrar, sem pular e sem fazer nada. A bola chegou aos pés do atacante que fez o gol com muita tranquilidade, e Bufon nem pulou na bola, faltou apenas comemorar junto com El Shaarawy e comigo.

Apesar de pequenos problemas como estes acontecerem raramente, não comprometeram a diversão que conquistamos ao jogar a nova versão de PES, e é bem possível que com algum patch isso se resolva. Os outros detalhes característicos dos problemas que a série apresentou até aqui, tenho certeza que serão solucionados apenas na próxima geração. Mas novamente, a série mudou de rumo, e está no caminho certo.

Portanto, se você espera por uma versão de Pro Evolution Soccer que faça jus à história da franquia, PES 2014 é a pedida. Mesmo que você seja jogador de FIFA, é muito provável que você venha a gostar também dessa nova versão de PES, e quem sabe venha a jogar os dois, porque não?

E espere por um review completo do novo game, com os modos de jogo e os novos aspectos da jogabilidade mais detalhados. Se você já jogou a nova versão da franquia da Konami, deixe seu comentário, vamos discutir as evoluções do game neste ano!

Compartilhe

4 respostas

  1. Estou achando o jogo muito difícil de marcar gols, os chutes sem muito fraco, aguardo ansioso FIFA 14

    1. Ontem chegou minha versão completa, e joguei mais tempo pra testar. Aconteceram mais problemas que me deixaram meio nervoso com o jogo, mas ainda quero testar mais, principalmente antes de testar o FIFA. Imagino que esta semana tenhamos o review completo e detalhado!

  2. a cada ano me decepciono mais com um jogo novo , ou eh correria demais ou lerdo demais ou chutes fortissimos ou chutes fraquissimos , umas coisas que eram boas nas versoes anteriores tiraram como por exemplo a batida de tiro de meta vc dava um toque com o botao analogico e podia ir selecionando pra qual jogador a bola seria lancada e isso tiraram , colocaram akele maldito pontilhadinho denunciando onde vamos tocar a bola em faltas ou escanteios .. nao sei mas prefiro mto o pes 2012 e 2013 esse futebol cada vez mais realista me incomoda eu quero jogar uma partida de game se eu kiser realidade visto meu meiao e vou jogar no campo 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”