9 Years of Shadow vai te deixar P#$% e Feliz quase ao mesmo tempo | Análise

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9 years of Shadow é um jogo independente, cuja empresa desenvolvedora, a Halberd Studios, está em Guadalajara, México. O jogo é um Metroidvania que tem uma duração aproximada de 9 horas e pouco e segue a história de Europa, uma moça que precisa investigar o motivo o qual deixou o mundo todo sem cor. Assim sendo, a garota precisa reunir forças, batalhar contra inimigos altamente poderosos pra chegar na condição de enfrentar essa grande ameaça.

Um visual lindo de Pixel Art em 9 years of Shadow

9 Years of Shadow

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9 Years of Shadow utiliza a estética de pixel, que remete aos grandes metroidvanias clássicos, como Castlevania e Metroid. Não por coincidência, também faz alusão a um grande clássico dos animes, Cavaleiros do Zodíaco, pois Europa possui muitas armaduras que vão te fazer lembrar na hora de Seya e sua turma.

Os cenários são muito bem feitos e tem detalhes interessantes, bem como passagens secretas, NPCs e inimigos que estão a sua espera. O Design dos chefes de 9yoS também não deixa a desejar o que faz desse um jogo com um visual muito chamativo.

Trilha sonora é ótima e não poderia ser diferente

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As músicas do jogo são muito legais, muito gostosas de ouvir e ora até, quando tem combate tenso, se transformam de um jeito animal. Isso porque a composição ficou a cargo de grandes nomes da indústria como Norihiko Hibino (Metal Gear Solid) e Michiru Yamane (Castlevania). Contudo eu acho que eles podiam pesar a mão um pouco mais.

Digo isso porque o jogo tem uma veia musical muito forte, pois ao longo da jornada você encontra músicos que te entregam side-quests. Dessa maneira, certamente isso poderia ser ainda mais forte, angustiante e tenebroso. Não entenda errado, a música é ótima, mas senti falta de mais peso em momentos cruciais.

Gameplay de 9 Years of Shadow te faz rir e chorar

9 Years of Shadow chefe

Olha, se tem um jogo que eu tive momentos de prazer e de ódio, é 9 Years of Shadow. Isso porque há dois grande motivos – A escolha de gameplay, a qual depende não apenas da sua habilidade – já explico – mas também da dificuldade imposta pelos chefes do jogo.

Vamos lá. Europa tem ataques corpo a corpo. Essa é a maneira mais eficiente e a que você irá mais usar no jogo. Ao longo da jornada você vai coletando novas armaduras. São 4 no total: Armadura de Eletricidade, de Água, Fogo e Natureza. Cada uma tem seu próprio elemental e define um estilo de combate, bem como alguns poderes especiais. Por exemplo, a armadura da água, Poseidon, de deixar mergulhar, a de fogo passar por lavas, e assim por diante. Em 9YoS você também é capaz de fazer upgrades matando chefes e  encontrando relíquias. Até acho que os upgrades foram relativamente poucos, principalmente pra força da personagem e pra característica do gameplay especial, que vem a seguir.

O level design é muito interessante, mas muito do que os Metroidvanias já fizeram. Muitos segredos, muito backtracking, muitas descobertas e itens que servirão pra abrir uma porta que lá no início do jogo você não conseguia. Enfim, uma execução interessante.

Uma escolha de gameplay vai de genial a irritante

Isso é um dos elementos mais importante no gameplay. Europa encontra um poderoso aliado, Apino. Esse é um ursinho de pelúcia que além de salvá-la da morte, consegue trazer a cor de volta. Mas também não é só isso. Apino tem o poder de atirar canhões de luz e isso é um golpe poderoso, principalmente contra chefes. Porém, há uma questão: A sua vida é composta de luz, ou seja, se você atirar com o canhão, você perde vida.

Até aí tudo bem. Gerenciar a sua vida e a obrigatoriedade de dar tiros em certos inimigos, você se acostuma. Agora, normalmente, em quase todos os chefes de fase, é obrigatório atirar pra conseguir proferir dano. Sendo assim, há chances de você morrer “sem querer” ou morrer mais rápido porque perdeu a mão nos tiros. Vale destacar dois pontos ainda: Se você tomar dano, obviamente, o número de tiros diminui. E se você tiver a vida zerada, também óbvio, não pode atirar. E é aí, meu amigo, que a porca torce o rabo e a dificuldade triplica.

Em 9 Years of Shadow, algumas sombras precisam ser “ditas”

9 Years of Shadow review

Pois bem, nem só de coisas boas que vive o jogo. Há alguns problemas graves que precisam ser corrigidos, principalmente em momentos chave como salvamento e batalha com chefes. O meu jogo crashou MUITAS vezes. Uma no momento de salvar, ou seja, perdi toda a minha run. Um problema grave que a HS precisa resolver.

Outro ponto a se ter mais atenção é o desequilíbrio de chefes. Uns são bem cascudos, outros são beeeem fáceis.

Infelizmente o jogo não tem texto em português. Não tem muito texto e não tem uma linguagem difícil, mas ter a opção de jogar em PT-BR seria muito bom para o público daqui. Já emendo o fato de que alguns diálogos nos chefes demoram muito. Depois que você já morreu 6, 7 vezes, é irritante ter que ler e ficar passando tudo, por isso, seria importante ter um botão de skip pro texto e ir direto pra porrada.

Conclusão

9 Years of Shadow é um bom jogo, segue as normas dos metroidvanias adicionando uma pitada extra de dificuldade. Precisa rever algumas coisas como evitar do jogo crashar e melhorar o dinamismo nos diálogos, mas faz um bom trabalho. O gameplay faz algumas escolhas muito interessantes, outras que podem te deixar bem irritado, mas faz parte do desafio do jogo.

Nota 8.

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