Rise of the Ronin tem lançamento marcado para 22 de março
A Team Ninja é um dos estúdios desenvolvedores de jogos mais populares da atualidade, responsável por sucessos como Ninja Gaiden e Nioh: Fallen Dynasty. Portanto, não é surpreendente que seu próximo jogo de samurai de mundo aberto, Rise Of The Ronin, seja um dos títulos mais esperados de 2024. Situado no período Bakumatsu do Japão, o jogo promete um enredo obscuro baseado em decisões, um mundo aberto rico e muita ação.
Anunciado em 2022 durante uma transmissão do State of Play, o cenário e a jogabilidade de Rise of The Ronin deram aos jogadores muitos motivos para ficarem entusiasmados. Com seu lançamento marcado para o próximo dia 22, a Team Ninja começou a divulgar mais detalhes sobre o título, revelando nuances que tanto marcaram sua assinatura em jogos: combate técnico, sólida evolução de personagem, contexto histórico robusto e uma estética única.
Para detalhar tudo o que foi nossa experiência, confira nossas primeiras impressões abaixo!
Primeiras impressões
No jogo, há três modos disponíveis para os jogadores escolherem como desejam experimentar a jogabilidade: modo de qualidade, de performance e Ray Tracing – sendo que o co-fundador do Combo Infinito, Alessandro Oliveira, escolheu o modo performance. De início, o visual não impressionou muito, já que é um jogo de mundo aberto que abre mão de muita qualidade gráfica para poder ter esse mundo bem preenchido e detalhado. A sensação que passa é que tudo poderia estar muito melhor – o que provavelmente será corrigido em um patch de lançamento.
Já em relação ao combate, a primeira resposta que podemos dar em alto e bom som é: não, Rise of the Ronin não é um soulslike. Ele aproveita, sim, alguns pilares dessa fórmula. Contudo, desta vez temos um produto mais acessível e convidativo a novatos, com seletor de dificuldade (fácil, médio ou difícil) e um menu com várias opções que podem ser habilitadas para tornar a experiência ainda mais amigável – e sim, você pode modificar sempre que puder.
De forma resumida, o sistema de combate é muito similar ao de Nioh e Wo Long. O combate permanece violento, rápido e intenso, sempre com a filosofia de risco vs recompensa. Ou seja, é preciso efetuar o contra-ataque com precisão e no momento certo. Isso já é algo que é difícil, mas torna muito satisfatório o momento em que atordoa o adversário. Essa é apenas a premissa básica do combate, que ainda inclui golpes especiais e diferentes estilos de luta — que, naturalmente, funcionam melhor contra inimigos diferentes.
Apresentando um mundo aberto que aparenta ser consideravelmente grande, Rise of the Ronin parece bastante promissor. Exclusivo de PlayStation 5, Rise of the Ronin tem lançamento marcado para 22 de março.