Uma nova forma de combater
Embora tido por muitos como um Persona Medieval – o que eu concordo – Metaphor Refantazio tem muitos aspectos que se diferem da popular franquia da Atlus. E um deles é seu sistema de combate “Fast & Squad”.
Assim, apostando em uma dinâmica de combate que mescla ação em tempo real com o tradicional combate por turnos, o diretor de Katsura Hashino em entrevista à Famitsu (créditos a Persona Central) explicou mais sobre este conceito presente do vindouro RPG da Atlus.
“Embora acelerar o ritmo do jogo fosse certamente um objetivo, queríamos especialmente sincronizar o ritmo do pensamento com o andamento. Por exemplo, em conversas da vida real, há momentos em que falamos rapidamente com entusiasmo e outros momentos em que escolhemos cuidadosamente as nossas palavras.”
“Da mesma forma, nas batalhas, nosso processo de pensamento muda frequentemente. Poderíamos despachar rapidamente inimigos mais fracos, enquanto traçamos estratégias e mantemos distância ao encontrar inimigos formidáveis. No campo da psicologia comportamental, existe um livro chamado “Thinking, Fast and Slow”, que inspirou o nome do sistema “Fast & Squad”.”
Além do combate, o sistema de laços, no game sob o nome de “Seguidores”, se diferenciará do sistema de relacionamento da franquia Persona. Embora com a mesma dinâmica de criar conexões com os NPCs espalhados do mundo, em Metaphor: Refantazio não haverá opção de romance. A justificativa, por sua vez, é que os jogadores serão capazes de formar laços profundos e explorar narrativas mais profundas através de sub-histórias, ao invés de um namoro momentâneo.
Em suma, Metaphor: Refantazio chega ao mercado em 11 de outubro de 2024 no PS5/ PS4, Xbox Series PC com legendas e interface em nosso idioma nativo.