A história nos mostra que o upgrade de hardware no Xbox não é uma boa ideia

Compartilhe

artigo-upgrade-do-xbox-01

Quando você cria um nicho dentro de outro nicho, a tendência é o fracasso

- PUBLICIDADE -

*Este artigo em momento algum condena o modelo de negócios dos PCs, a leitura é muito mais abrangente e sabemos muito bem do poderio e quantidade de jogadores que jogam na plataforma, que também possui diversas vantagens.

**Não somos “istas”. Adoramos todas as plataformas, porém o foco neste artigo é a estratégia da Microsoft.

A Microsoft, através do tio Phil Spencer, vem dando pistas sobre uma nova estratégia que pode tomar com relação ao Xbox, como uma plataforma e não mais como console. A ideia é fazer do Xbox One ou do próximo videogame da empresa um aparelho capaz de ser atualizável no que diz respeito ao hardware, com novas versões sendo lançadas de tempo em tempo e / ou a disponibilidade de peças para que cada jogador realize o seu upgrade, de forma livre. Seria uma estratégia semelhante ao que acontece com os smartphones, caso tenhamos novos modelos em um menor tempo do que o habitual, ou como acontece nos computadores onde cada um pode ter a configuração de deseja. No entanto, por enquanto tudo é conversa.

- PUBLICIDADE -

Apesar de jogos como Quantum Break já terem sido anunciados também para PC e somente para Windows, estamos falando de plataformas da Microsoft como um todo, o que acaba explicando a razão da nova estratégia como uma forma de monetizar ainda mais os games que as parceiras e a própria Microsoft produz.

No entanto, dado o tamanho barulho que a internet fez com a notícia, dizendo que com isso a Microsoft diminui o  valor seu próprio console tirando dele jogos que fariam valer a compra do aparelho, podemos estar diante de uma mudança ainda maior do que essa, e que pode nos levar a dois cenários: uma nova era para os consoles ou um tiro no pé por parte da Microsoft, transformando o Xbox em uma espécie de computador, com upgrades constantes. Phil Spencer comparou a “inovação” com o cenário de smartphones, tablets e o próprio PC, dizendo que esse tipo de evolução é rara nos consoles, como você pode ver no artigo do Polygon (link no final deste artigo).

Mas essa “evolução” nos consoles é rara por motivos óbvios.

A HISTÓRIA NOS ENSINA

sega32x_ad
Comercial do SEGA 32X, um tanto quanto sugestiva, levando em conta a pergunta do garoto e a resposta da mãe dele.

A história nos mostra que qualquer console que tentou criar um upgrade, caiu durante o caminho ou criou tamanha confusão na cabeça dos consumidores, fora diversos descontentamentos. A SEGA foi uma das empresas que buscou nessa solução equiparar o Mega Drive ao SNES em termos de desempenho, lançando o SEGA 32X. O equipamento servia para adicionar poder ao console de 16 bits da ex-desenvolvedora de videogames, mas acabou virando um tiro no pé, com poucos jogos lançados e criando assim um nicho dentro de outro nicho: era direcionado para o público que tinha um Mega Drive e seus jogos exclusivos somente rodavam em um Mega que tinha um 32X.

A confusão resultou em um aparato fracassado que fora substituído pouco tempo depois pelo Sega Saturn, o real videogame da nova geração dos 32 bits da SEGA. Mas o grande problema é que a SEGA e as desenvolvedoras não podiam esquecer que o videogame em questão ali era um Mega Drive e que a base instalada que a empresa tinha girava em torno dele e do que ele oferecia de fábrica, já que era o que a maioria tinha em mãos. Os jogos eram criados pra rodar tanto no 32X quanto no Mega, então pra que ter aquele upgrade?

x-men-vs-street-fighter-4mb
X-Men Vs Street Fighter fazia uso do cartucho de expansão do Saturn – Imagem: Reprodução

O Saturn, por sua vez, trouxe outra funcionalidade para aumentar a capacidade de memória do videogame, para que ele ficasse com mais que o dobro de memória do PSOne – o Saturn poderia chegar até 4MBs de RAM, o que hoje é um valor ridículo, diga-se de passagem. Novamente, foi usado em poucos jogos, em sua maioria games de luta como The King of Fighters e X-Men e que resultava sim num desempenho melhor, mas novamente os produtores não poderiam focar somente naqueles 4MBs de RAM, senão quem não tinha o cartucho de expansão não poderia jogar seus games e a base instalada não serviria pra nada.

O Xbox One não deve receber um aparelho extra como estes consoles receberam no passado, mas mostra um certo desespero para alcançar a concorrência ou mostrar alguma novidade. Seria necessário ter um novo console. Mas onde os exemplos acima podem influenciar na estratégia da Microsoft, além de lembrarmos que a SEGA já não está mais no mercado por causa de suas decisões?

O QUE PODE DAR CERTO E ERRADO NO XBOX EXPANSÍVEL

xbox one prototipos
Imagem dos diversos protótipos que a Microsoft criou até chegar no layout final do Xbox One. – Imagem: Gamespot

Com a ideia de expandir o poder do Xbox, a Microsoft leva a plataforma muito mais pra perto do Windows e o PC, e isso pode criar uma inovação no mundo dos consoles. Teríamos mais poder para as produtoras de tempo em tempo, elevando as características técnicas dos jogos em termos de produção. Poderia haver também a opção de modificar os gráficos para rodar dentro da especificação do seu Xbox, talvez até mantendo a opção das desenvolvedoras lançarem os seus jogos desde o Xbox One “puro” (o que temos hoje, com 8GBs de RAM) até o mais forte dos Xbox, pensando que se a ideia da Microsoft for colocada em prática poderemos ter diversas configurações de um mesmo console no mercado.

No entanto, se a Sony e a Nintendo não seguirem estes passos, a indústria vai continuar mantendo o mesmo modelo de negócios de hoje, com consoles fechados e jogos se adaptando as especificações dos aparelhos, fazendo essa aproximação do Xbox com o PC algo surreal e fora da curva. Afinal, porque você compraria um console que pode ser expansível se você pode comprar um computador e fazer muito mais com ele além de jogar? A premissa é a mesma: investir no aparelho para que ele tenha maior capacidade, sendo que a grande vantagem de se ter um console e conseguir jogar diversos games durante, no mínimo, 5 anos sem precisar investir novamente no hardware, somente nos softwares (jogos). E vale lembrar que a própria Microsoft começou a geração com um discurso totalmente diferente, de aumentar a longevidade do mesmo console. Veja abaixo:

A MICROSOFT NOS FEZ ACREDITAR QUE A NUVEM SERIA A EVOLUÇÃO DOS CONSOLES. NÃO É MAIS?

crackdown 3 cloud
Crackdown 3, um dos próximos exclusivos do One, faz uso da “Nuvem” para trazer cenários totalmente destrutíveis.

Devo dizer que esse artigo nasceu de outro artigo que li no VG247 e em determinada parte do texto de Matt Martin ele cita quando a Microsoft dizia que as funcionalidades do Xbox One em Cloud poderiam fazer dele um console único, com eterno upgrade. Ou seja, você poderia fazer o ciclo de vida do mesmo aparelho aumentar consideravelmente levando boa parte do processamento que exigiria da máquina local para servidores em nuvem.

Essa ideia é ótima, mas barra em quesitos técnicos como a velocidade da internet em determinadas regiões do mundo e a necessidade de se manter o console sempre online. No entanto não é algo para ser deixado de lado por uma estratégia totalmente diferente, isso soa incoerente. Se antes a nuvem era a solução, parece que já não é mais ou a Microsoft deixou a ideia de lado por outros motivos. 

É NECESSÁRIO TER UMA IDENTIDADE

xbox-one-jornalists

Se há uma coisa que a Sony e a Nintendo vem fazendo muito bem é entregar para o consumidor o que a grande maioria gosta: um console, um videogame, focado em jogos e sem firulas, tanto que o PS4 vem vendendo horrores e mostra que o formato de consoles ainda é muito forte (60 milhões de pessoas, somando o Xbox One e o PS4 não poderiam estar erradas, certo?). Estamos diante do Playstation VR, que também pode trazer uma espécie de Upgrade pro console da Sony, mas em nenhum momento há o papo de perpetuar isso como a única opção para o consumidor e o foco se mantém no console lançado em 2014 e no que ele oferece desde então.

Com os upgrades que a Microsoft pretende levar ao Xbox One, ela não somente sugere que teremos que arcar com novos custos no futuro próximo (imagine você que acabou de comprar seu Xbox One, ter que comprar outro console no ano que vem, ou daqui 2 anos), como também equipara seu aparelho a um PC, e novamente, perde-se a identidade. Desde o anúncio do console, a Microsoft parece perdida com o que pretende fazer com o Xbox One, mudando todas as suas ideias, criando novas, trazendo Phil Spencer que veio numa sequência de acertos, mas agora com suas novas ideias deixa um ar de dúvida no ar. O cenário ideal pra quem gosta de um console é ver diversos exclusivos pra ele, então bastaria a Microsoft trabalhar em cima disso com mais estúdios internos, que poderia rivalizar ainda mais com a Sony.

O UPGRADE EM CONSOLES É UMA PÉSSIMA IDEIA

consolegaming
Esse formato existe até hoje e não é por acaso

A maioria das pessoas que opta por um videogame no lugar de um PC para games pensa justamente no tempo de vida útil que o aparelho vai ter e na facilidade de se rodar os jogos nele. É claro que o PC também é uma ótima opção pra quem gosta de jogar, tanto que a comunidade é enorme, porém todos sabemos que o mesmo aparelho vai servir para muitas coisas, além dos games.

Esse modelo de negócios ainda não existe nos consoles porque simplesmente não funciona. O dia em que isso mudar, a morte dos consoes terá sido decretada e todos nós estaremos jogando em nossos computadores, porque todas as vantagens ou opções que um console nos traz terão sido dizimados. Ou, no melhor dos cenários, a produtora que manter o mesmo modelo atual vai despontar na frente das demais, que resolveram pular do barco, como a Microsoft, que há anos deixa escapar rumores de que quer acabar com a divisão Xbox e parece achar uma alternativa pra fazer isso de uma maneira mais branda.

ALÉM DE CAPACIDADE, OS VIDEOGAMES PRECISAM DE CRIATIVIDADE

É obvio que consoles mais poderosos vão trazer melhorias técnicas e trazer uma liberdade criativa maior para os desenvolvedoras. É lindo ver gráficos soberbos, efeitos de luzes nunca antes vistos, uma resolução absurda e uma quantidade maior de partículas. Mas nada disso supera o poder da criatividade que os games tiveram durante todos esses anos de existência. Não é a toa que diversos desenvolvedores indies ganham notoriedade por suas ideias, desenvolvidas em tecnologias muito mais simples que os da EA Games, Ubisoft e Activision, porém recheados de novidades e jogabilidades cativantes. Então, antes de pensarmos na evolução, é necessário pensar no uso daquilo que tanto cativa os jogadores: a criatividade, que nos faz sonhar acordados em mundos magníficos que muitas vezes nos fazem esquecer do 1080p e 60FPS.

———————

ReferênciasPolygon | VG247

Compartilhe

20 respostas

  1. O ideal seria a MS disponibilizar o
    1 HD com software do xbox.one
    Para vc instalar em seu pc assim
    Alguns teriam um xbox one Com
    Processador core i7 30gb ou mais de RAM 2 placas de vídeo de 4gb cada
    E poderiam jogar jogos exclusivos do one no ultra se for fazer vontade
    Podendo jogar com jogadores de
    xbox one até .
    E claro com um modo padrão para jogar contra games do one
    E claro que a um valor de um xbox one
    Pois se vc tem 10k p gastar em um pc . Por que não pagar 2k em um hd de 1tb do xone
    Já que tem tantos que esnobam o gráfico dos jogos de Play4 e xbox.one

  2. Eu adoraria sentar na frente do meu pc com windows 10, conectar o controle do One, abrir o aplicativo xbox e poder jogar todos os meus jogos da live ou blu rays de jogos sem precisar configurar nada alem de um usuario e senha.

    A falta de praticidade em jogar games no PC que me faz ainda ter consoles em casa.

  3. Que materiazinha tosca.
    Entenda, no futuro não fará diferença se você esta jogando no console, no computador ou no celular… vai ser tudo uma coisa só.

    1. Falou o dono da razão e exterminador do futuro, que já sabe o que vai acontecer daqui alguns anos e veio pro passado nos contar. Que futuro é esse que você tá dizendo? Daqui 5, 10, 20 anos? Não há como você afirmar isso.

      Fácil chegar aqui e falar que a matéria é tosca sem nenhum princípio. Explique como vão unificar tudo, se temos diversas empresas trabalhando no mesmo ramo de atividade. Não é tão simples assim e quem acredita nisso é muito ingênuo. Se a estratégia da MS fosse tão boa assim, não teríamos a EPIC Games, antiga parceira da empresa em Gears of War, dizendo que ela quer monopolizar os games em detrimento do benefício próprio.

      1. Não sou dono da razão amigo, em nenhum momento disse isso, só opinei. NA MINHA OPINIÃO a matéria é tosca sim.
        Vocês moderadores tem que saber respeitar a opinião do publico, afinal, vocês também não são donos da razão.

        A microsoft parece (PARECE) estar focada em unir as plataformas para aumentar ainda mais o seu numero de assinantes da Live, que pra ela é mais interessante do que vender Xbox. E quem ganha com isso? Nós , os jogadores, pois teremos mais opções de jogos, mais gente jogando online, mais apoio das produtoras e ainda o beneficio do serviço. Ou seja, Xbox passará a ser um serviço, onde você assina e tem acesso aos jogos, independente da plataforma onde está.
        A Nintendo estará seguindo o mesmo caminho, com o NX, que provavelmente e, segundo rumores, terá uma nova maneira de jogar… eu (novamente é a minha opinião) desconfio que o NX, tenha justamente esse nome de projeto fazendo alusão à Cross, Nintendo Cross, que será justamente isso, continuidade de jogo. Você incia o jogo na sua casa, joga mais um pouco no caminho da casa da tia/avó, e termina o jogo la, em outro console ou dispositivo….

        A sony que fique bobeando pra ver….

        O Video do nosso amigo bloqueiro faz muito sentido:
        https://www.youtube.com/watch?v=t9huQCdnrcE

        Mas novamente toda essa baboseira é minha opinião, tosca pra você =)

        Namastê!

        1. Cara, NUNCA vou contra alguém que está dando uma opinião, porém o que não vale é desmerecer o trabalho de alguém. Tosco é algo que não tem fundamento, e a matéria tem.

          E agora sim você adicionou um conteúdo no seu comentário. Você pode ter razão quanto ao formato que eles querem adotar, mas as chances disso dar errado é muito alta e é disso que a matéria trata.

        2. ”Formas para aumentar ainda mais o seu numero de assinantes da Live, que pra ela é mais interessante do que vender Xbox” – Sendo que no PC a live é de graça e não pagam pra jogar online.

          ”A Nintendo estará seguindo o mesmo caminho, com o NX, que provavelmente e, segundo rumores, terá uma nova maneira de jogar… eu (novamente é a minha opinião) desconfio que o NX, tenha justamente esse nome de projeto fazendo alusão à Cross, Nintendo Cross, que será justamente isso, continuidade de jogo. Você incia o jogo na sua casa, joga mais um pouco no caminho da casa da tia/avó, e termina o jogo la, em outro console ou dispositivo….” – Ela no mínimo, deve fazer crossplay ou crossbuy nos seus dois consoles, não tem mal NENHUM e muito menos será fracasso. A microsoft corre risco porque é PC, uma plataforma independente que só necessita do seu Software, e seu pc fraco, vulgo Xbox One. A porcentagem de sucesso seria maior se a unificação fosse com seu CONSOLE Xbox 360, mas juntar seu PC fraco com um PC independente e que, tem jogadores diferentes e bem mais exigentes, não irá colar.

  4. Matéria boa. Tenho um Xone e tenho visto meu console ficar pra trás. Retrocompatibilidade que não funciona, Ea acess que não lança jogos, nenhum exclusivo bom, salvo Halo, mas o 5 não tem um single player tão bom. Não vou trocar pq não sou rico, mas na próxima geração vou pro PS5.

    1. Como assim a retrcompatibilidade não funciona? É pra mim uma das vantagens do console. Os exclusivos são bem legais também, o problema é eles irem pro PC, pensando no valor que isso tem pro console, porque eu acho que é melhor quando mais pessoas podem jogar um game.

      O console não é o problema, o negócio são as estratégias que a Microsoft tenta implementar nele.

      1. Ela funciona, Ariel, se vc quiser zerar um jogo. Mas vai jogar FPS multiplayer pra vc ver. Há um pequeno atraso nos joypads que incomoda muito. O mesmo ocorre no streaming pra pc. Só que no streaming chega a dar revolta. Não funciona, mesmo que vc use o cabo.

          1. E tá rodando bem? Pq aqui sinto um atraso de meio segundo, mais ou menos. Claro que dá pra jogar, mas precisão é essencial em FPS multiplayer.

          2. Cara, tem um atraso sim, mas é beeeem irrisório. O único momento em que eu realmente noto isso é nos Gears of War, por conta da recarga ativa. Ainda assim, eu erro 2 ou 3 vezes e já acostumo o tempo de novo.

  5. Quando li isso do Phil Spencer eu meio que me lembrei das Steam Machines, que soam como uma idéia um pouco parecida, mas que até onde eu saiba o que já foi lançado ainda não vingou.
    E eu comprei um Xone mas tou meio arrependido de tê-lo feito. Mas ainda bem que tenho um PS4 que sem dúvida volta-se para os jogos principalmente. Vou dar mais um tempo com meu Xbox One e vou vender.

  6. Acho q a tecnologia tá um pouco mais avançada do que a época do sega saturno por exemplo.

    1. Exato. Mas o Povo quer um console que dure, e não que precise ficar trocando de pouco em pouco tempo.

  7. Buenas caros amigos,
    em primeiro lugar quero salientar que :
    Sou gamer antes de tudo, trabalho na area, mas testei , joguei e provei cada console que foi lancado do cce para cá.
    Creio que o futuro dos games seja focado em plataforma 100% via streaming, sem a necessidade de um hardware em sí. (claro, que…temos problemas sérios de viabilidade técnica, sendo isso um sonho?? talvez… afinal em 20 ou 30 anos teremos upStreaming e downStreaming de qualidade via satélite? Servidores com tecnologia suficiente para isso?? quem, sabe???)
    Mas vamos parar de sonhar e vamos nos focar em 2016…

    Quando tenho tempo, afinal trabalhar com manutenção e vendas de games, não te da tempo para aproveitar nada.Talvez,eu me classifique apenas por testar rapidamente algum game quando foi lançado para saber como ele funciona ou do que trata a história.
    Jogo em todas plataformas e oque mais vejo e noto na decisão da Micro$oft, é a intenção disfarçada de juntar dois setores da companhia.O xbox e windows 10.
    Todos que aqui falam ja notaram como o windows 10 funciona ? inclusive com arquitetura em seu algoritmo de segurança que pode ser implementado a qualquer OUTRO padrão de segurança, permitindo que sejam realizados checks de verificação de chaves para denunciar, se existem softwares com cracks? (nao mencionando nada sobre pirataria, mas ja demonstrando que poderia ser um fim real para a scene hack em geral.)
    Pode não parecer mas existe sim, um clamor contido entre todos gamers, que entre linhas desejam em silêncio (talvez nem tão em silêncio, pelo q vi na steam em streev v nos betas), uma maneira de termos servidores mistos e de qualidade que permitam que todas plataformas se unam e se comuniquem.
    Talvez seja o inicio deste caminho ?

    Pelo menos assim, 2 ja seriam unidas por serem parte de uma unica rede?

    Seria a possibilidade de realizar algo unico e muito mais completo?

    Talvez a Micro$oft esteja tentando não unificar apenas o console , mas toda sua gama de serviços com o windows 10 ao one. Oferecendo assim uma maneira unica para todos poderem utilizar não uma plataforma física.Mas,sim abrir o seu leque para algo maior, aonde os exclusivos tenham a logo Micro$oft por se tratar de estarem disponíveis na scene game do windows 10 e não apenas no xbox . Porém a empresa ao fazer isso esta matando um setor inteiro ou transformando -o em outro. Quem programa sabe do que eu vou mencionar agora ….NO WINDOWS 10 EXISTE UM PADRÃO LIBERADO PARA APLICATIVOS .XEX DESDE O SEU LANÇAMENTO (formato utilizado nos games de 360 e one), PORTANTO OBSERVANDO COM MAIS ATENÇÃO , NÃO SERIA ESTA A ESTRATÉGIA DA EMPRESA? TRANSFORMAR AO XBOX DE UMA PLATAFORMA FECHADA A ALGO QUE POSSA TER UMA EXPERIENCIA MAIS ABERTA EM REDE, PORÉM MAIS ACESSÍVEL ($$$$) AO USUÁRIO COMUM? E PERMITINDO AOS ENTUSIASTAS UMA EXPERIENCIA (QUE PODEM E GASTAM MUITO MAIS $$$$$$) MUITO MAIOR ?? SENDO QUE TUDO SERIA EXCLUSIVO MICRO$OFT. Entenderam agora pq eles estão sendo acusado de criar um monopólio ? pois a marca xbox pode ser migrada para windows10.

    Ca entre nós, voces realmente acreditaram na bondade do coração da titia M.$ ao permitir a migração do seu S.O antigo de forma gratuita para o 10 ? Pois apenas no w10 os gamers podem fazer uso de potencial da plataforma.
    Analisando com calma eu posso entender que:
    Vejam bem que o w10 pode ser uma plataforma que unifica celulares,tvs ( ainda nao sei de nenhuma empresa produzindo smart tv com w10,mas quem sabe…),pc e sim..videogames..

    Tambem , podemos estar as portas de uma nova revolução na area do entrerimento gamer, aonde a microsoft estaria abrindo um leque de comercio que permitiria upgrade em seu xbox , acabando assim com a geração de videogames , transformando em algo personalizavel. Aonde com o tempo o gamer tem que adquirir novo hardware para executar alguma função ou executar algum jogo que exija mais desempenho. Acabando por de frente com o atual mercado gamer nos pcs?? Ao meu ver poderia sim, baratear o custo para usuarios extremos.. mas os comuns com certeza sofreriam consequências com a degradação pela necessidade de uma tecnologia maior ,conforme os lançamentos de mercado (lembrando que em acordo internacional, todas empresas devem dar suporte de 5 anos a um produto lançado,sendo salvo em caso de falência que deve ser assumido por outra empresa a garantir a satisfação do consumidor. )

    Ainda tem mais…

    Se minha desconfiança estiver certa, em breve teremos uma tentativa de dominar o mercado gamer em 2 frente de comércio que hj em dia são separadas. Aonde somente serão permitidos que rodem aplicativos (steam ,origin,uplay etc etc etc) , se forem parceiros comerciais da micro$oft)

    Não deixando de existir os videogames fechados e mais baratos em sí, mas fazendo uma unica marca dominante para pcs e videogames que hoje tem seu mercado dividido,unificando os lucros.)
    Algo que a steam tentou com sua steam machine e fracassou ao meu ver, pois não conheco ninguêm que tenha uma aqui no meu estado. (sei de gente que tem o steam controler, mas nao uma machine)
    Cá entre nos, realmente …
    Esta é uma estratégia unica e arriscada, que se der certo, com certeza permitira um domínio imenso a area gamer.Obrigando a todas empresas que desejam ter seus produtos nos pcs a serem obrigatoriamente afiliados.
    SENDO ASSIM JUSTIFICANDO A ACUSAÇÃO DE TENTATIVA DE MONOPOLIZAR O UNIVERSO GAMER.

    Agora nos resta observar qual sera a atitude das concorrentes . Ja que estamos falando em um sistema integrado unico , ou seja plataforma unica. Qual sera a atitude das empresas em geral… desde a $ony com seu Orbyx, nintendo com seu nx,steam com sua plataforma de distribuição,uplay da ubisoft,origin enfim…todas. Em contra partida ao estardalhaço de algo que nossa geração poderá presenciar , na area comercial gamer. Seria essa uma tentativa de dominar a maior fatia de todo mercado gamer ?? A MAIOR ARRISCADA DE TODAS, MAS AINDA NAO PODEMOS ESQUECER QUE TEMOS A $ONY COM SEU GIGANTISMO QUE PODERA SURPREENDER (FALANDO EM PROCESSOS MESMO,PARA CONTER ESTA TENTATIVA EXTREMA DE MUDAR E MONOPOLIZAR A AREA COMERCIAL GAMER)

    Meus caros o umbigo pode ser bem mais embaixo , não apenas na area gamer, mas no momento , é principalmente na area gamer. spencer não exita em falar A PALAVRA ENTRETERIMENTO DIGITAL, ao inves de games.

    Bom amigos, essas são minhas duvidas e opiniões, permitam que eu erre em meu português arcaico. Pois me orgulho de minha burrice, que transparece quando eu escrevo de maneira errada.
    se eu falei alguma bobagem por favor, conteste e adicione informações, pois assim como eu compartilhei com todos aqui meu conhecimento que pode ser errado, que pode ser certo. Pois sua correção me ensinará mais e com certeza irei dominar muito mais sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”