A PlayStation vem fazendo um desserviço com seus consumidores nesta nova geração | Opinião

PlayStation 5

Compartilhe

Dona de grandes exclusivos, mas também de um péssimo serviço para com seus consumidores

Desde o anúncio do PS5, a PlayStation vem nos oferecendo uma comunicação cinzenta e sem muita transparência com seus consumidores. Esse desserviço começou durante seu Showcase de revelação do PS5 – onde tivemos anúncios dos próximos títulos que chegariam ao novo hardware, embora, posteriormente, esses tais títulos também chegariam ao PS4, como o caso do Sackboy: Uma Grande Aventura, Spider-Man: Miles Morales e Horizon: Forbidden West

Para muitos, a chegada deste título também ao PS4 iria limitar o desenvolvimento do game no PS5. Contudo, a Sony garantiu que estes respectivos títulos teriam sua gênesis voltada para o novo hardware.

- PUBLICIDADE -

De todo modo, no fim do dia, o que ficou claro foi que a PlayStation não estava sendo transparente com seus consumidores, pois demonstrava um produto inicialmente com tudo para ser exclusivo de um novo console, mas na verdade ele estaria em seu console anterior.

“a PlayStation deu mais um aula de como não ser uma companhia que presta um bom serviço para com seus consumidores” 

Embora acostumados com essa má comunicação da parte da Sony, esperávamos uma mudança de postura da companhia. Afinal, como consumidor merecemos uma informação genuína e transparente. Contudo, para não surpresa de muitos que conhecem a postura da companhia para com seus fiéis consumidores, a PlayStation deu mais um aula de como não ser uma companhia que presta um bom serviço para com seus consumidores.

Minutos depois de revelar seu um novo evento para o dia 9 de setembro, próxima quinta-feira, a companhia em seu blog oficial trouxe novidades acerca das edições que serão comercializadas de Horizon: Forbidden West. Assim, para a surpresa de todos, foi confirmado que Horizon: Forbidden West não terá update gratuito para quem comprar a versão de PS4. Sendo assim, o cross-gen só estará disponível na versão Digital Deluxe e nas edições mais robustas do game. Em outras palavras, você que tem um PS4 e vai jogar Forbidden West no respectivo console quando você adquirir um PS5 e quiser jogar o game novo console você terá que comprar o game novamente para a versão de PS5. Caso contrário, simplesmente, desembolse R$400,00 para fazer jus das versões de PS4 e PS5 do  game. 

- PUBLICIDADE -

Horizon Forbidden West

Deste modo, a novidade chegou com gosto amargo para os jogadores, embora toda essa comoção dure apenas minutos e no final do dia, em 18 de fevereiro de 2022, todos terão suas cópias, digitais ou físicas, de Horizon: Forbidden West.

“isso só prova o quanto a companhia vem fazendo um desserviço para com seus consumidores nesta nova geração” 

No entanto, não para nossa surpresa, mas pelo fato da Sony ter se superado na sua falta de empatia com seu consumidor, desta vez, estamos diante de um caso onde a companhia faltou com a verdade onde outrora, mais especificamente em setembro de 2020, em entrevista ao The Washington Post, Jim Ryan, atual CEO da SIE, afirmou que os títulos que também chegariam ao PS5 (Sackboy, Spider-Man: Miles Morales e Horizon: Forbidden West) chegariam também ao PS4, embora tais versões teriam um update gratuito para o PS5 como forma do usuário de PS4 ter a liberdade de onde escolher jogar – mas que liberdade não é senhora Sony? Confira!

“Ninguém deve ficar desapontado. As versões PS5 desses jogos são construídas desde o início para tirar proveito do conjunto de recursos do PS5, e temos um caminho de atualização para que os usuários do PS4 obtenham as versões PS5 gratuitamente. É sobre as pessoas terem escolha. Estou muito satisfeito com a situação.”

Portanto, o grande questionamento é como a Sony mudou de ideia da data desta declaração até este presente momento. Problema de memória ou total desrespeito com seus fiéis consumidores? Fico com a última opção. Pois bem, mais uma vez, isso só prova o quanto a companhia vem fazendo um desserviço para com seus consumidores nesta nova geração. Lamentável, revoltante e desrespeitoso, mas ainda há quem defenda e justifique a mais nova pérola da companhia.

“Será mesmo possível jogar sem limites com tanto desserviço com seus consumidores?” 

Em última análise, após essa mentira escancarada por parte da companhia, só esperamos um pouco de empatia para seus consumidores que fizeram do PS4 um fenômeno em vendas e do PS5 um sucesso em seus primeiros meses de vida. É o mínimo que podemos esperar da companhia. Particularmente, depois deste recente episódio, não espero mais nada e não me surpreendo com o que ainda há de vir da Sony para com sua comunidade ao longo desta geração que apenas começou.

Por fim, fica a reflexão se de fato o tão famoso slogan da companhia condiz com suas recentes atitudes dentro da indústria de games. Será mesmo “Play Has No Limite” (“Jogar Não Tem Limites) com preços altíssimos de seus jogos e forçando seus consumidores a comprarem duas vezes seus títulos? Será mesmo possível jogar sem limites com tanto desserviço com seus consumidores?

Para ficar a par de tudo que rola no mundo dos games, clique aqui

Confira mais:

Psychonauts 2 é a aventura mais genial e diferente do ano | Análise

Horizon: Forbidden West entra em pré-venda; Confira os valores e diferentes versões!

Horizon: Forbidden West não permite upgrade entre as versões do PS4 e PS5

Sol Cresta: Novo jogo da PlatinumGames já tem data e ganha novo gameplay

Abandoned não é o título “oficial” do jogo, diz Blue Box

Guardians of the Galaxy ocupará quase 42 GB no PlayStation 5!

Project Magnum terá versões para PS4 e PS5!

Midnight Suns: Confira o primeiro vídeo com gameplay!

Compartilhe

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”