Reino Unido recua e sugere prejuízos na compra
Após uma investigação de cinco meses, nesta quarta-feira (8) a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido decidiu provisoriamente que a compra da Activision/Blizzard pela Microsoft pode ser prejudicial para o mercado de jogos. Em seu relatório, a entidade afirmou que a aquisição provavelmente levará a uma diminuição substancial da concorrência, resultando em “preços mais altos, menos opções ou menos inovação para os jogadores do Reino Unido”.
A CMA sugeriu, então, algumas alternativas para que a Microsoft consiga a aprovação do negócio. Dentre as soluções, está vender todas as divisões e empresas que cuidam diretamente de Call of Duty. A autoridade também sugeriu que a Microsoft venda especificamente a Activision ou então a Activision/Blizzard juntas.
Até o dia 22 deste mês, o regulador estará considerando “quaisquer outras soluções viáveis” que a Microsoft ou terceiros queiram apresentar. O relatório final do CMA, por sua vez, deve ser entregue até o dia 26 de abril.
Rima Alaily, vice-presidente corporativa da Microsoft, comentou:
“Estamos comprometidos em oferecer soluções eficazes e facilmente executáveis que atendam às preocupações do CMA. Nosso compromisso de conceder acesso 100% igualitário de longo prazo a Call of Duty para Sony, Nintendo, Steam e outros preserva os benefícios do acordo para jogadores e desenvolvedores e aumenta a concorrência no mercado”,
Ao todo, mais de 3 milhões de documentos internos das duas empresas foram analisados. A CMA publicou suas conclusões provisórias mais de um ano depois que a gigante da tecnologia divulgou o acordo para adquirir a Activision/Blizzard, liderada pelo CEO Bobby Kotick. No momento, os reguladores dos Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido já publicaram objeções ao acordo de US$ 69 bilhões.
A transação, que também enfrentou oposição de rivais como Sony e reguladores dos Estados Unidos, reuniria a Microsoft, dona da plataforma de jogos Xbox (que detém a Bethesda Softwork, a 343 Industries, entre outras editoras) e a Activision, das franquias Call of Duty, Warcraft, Tony Hawk e Candy Crush, remodelando a indústria dos jogos.
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Fonte: The Guardian
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