Análise | Crash Bandicoot N Sane Trilogy – Nostalgia e diversão num mesmo pacote

Compartilhe

Na época do PSONE a Sony estava muito bem servida com diversos tipos de jogos de diferentes gêneros, já que naquele tempo a empresa dominava o mercado dos games sem ninguém em seu retrovisor. Mas o padrão ainda naquela época era que um console precisava de um mascote e de forma muito natural, a Naughty Dog acabou criando um personagem carismático que emplacou como um mascote diferente no console de 32 bits da Sony com seu jeito maluco em um jogo divertido e desafiante.

Crash Bandicoot trazia um mapa do mundo com muita cara de Donkey Kong, um Bandicoot (algo como um rato grande) como protagonista e um vilão pra lá de maluco cheio de querer fazer experiências com animais. Após mais um fracasso por parte do cientista da cabeça quadrada, Crash foge do laboratório de Neo Cortex e começava ali uma trilogia que continuaria com Crash Bandicoot 2: Wrath of Cortex e Crash Bandicoot Warped, que foi o terceiro game da saga produzido pela Naughty Dog.

- PUBLICIDADE -

Os anos se passaram e Crash foi parar na mãos da Activision, que após alguns games medianos deixou agora aos cuidados da Vicarious Vision a missão de reviver a franquia e o personagem. Após o anúncio de Crash Bandicoot N Sane Trilogy na E3 2016, logo que vimos os primeiros vídeos e imagens do Remaster com cara de Remake, foi possível perceber que o cuidado e fidelidade que o projeto tinha com a obra original era tremendo! E agora, com os três jogos em mãos, podemos garantir que a Activision e a Vicarious Vision seguiram pelo caminho mais correto possível.

Crash como sempre deveria ser

O primeiro momento com o jogo mostra uma máquina com o emblema da Vicarious Vision que transforma algumas caixas dos antigos jogos e logo em seguida o próprio Crash em versões melhoradas em alta definição. É possível perceber que o personagem (Crash) continua com seus trejeitos e animações na mesma pegada dos jogos da Naughty Dog e não o estilo boboca da Activision e seus jogos com o personagem.

Temos nos três games uma versão melhorada do personagem, com suas habilidades específicas para cada jogo. No primeiro Crash, o mais difícil dos três, ele somente pula e gira, enquanto que a partir do segundo jogo Crash ganha diversas melhorias relacionados à jogabilidade. Isso se mantém idêntico, demonstrando um grande respeito das empresas envolvidas com tudo que a Naughty Dog criou no passado, atualizando a experiência para uma audiência mais nova e para os velhos jogadores da franquia, que vão se sentir em casa. Ao não adicionar os movimentos do segundo e terceiro jogos ao primeiro, a jogabilidade continua intacta em todos os games.

- PUBLICIDADE -

Os mesmos jogos com visual arrasador 

Temos que admitir que os três jogos clássicos da franquia Crash Bandicoot são excelentes até hoje, com level design invejável para muitos games que vieram depois deles. Mas como não é possível jogá-los facilmente nos consoles da nova geração, além da resolução da época ser muito baixa para as grandes TVs de hoje, a saída seria a remasterização dos clássicos para os dias atuais. Mas o que a Activision e a Vicarious Vision fizeram foi algo muito além do que estamos acostumados.

Na primeira vista, Crash Bandicoot N Sane Trilogy tem uma aparência de Remake. Sabemos bem como uma remasterização é, já que geralmente este tipo de tratamento em um jogo traz os mesmos gráficos com poucas melhorias, mas com desempenho melhorado e uma coisa ou outra relacionada à textura. Com N Sane Trilogy o visual está tão bom, mas tão bom, que nem mesmo a definição de “Remaster de luxo” que a Vicarious Vision deu ao seu próprio trabalho, se encaixa de uma maneira justa. São muitos efeitos sensacionais de luz, a água, os inimigos, todas as vozes foram refeitas, as músicas que já eram incríveis foram rearranjadas e estão perfeitas. É um pecado dizer que este pacote é um remaster pela qualidade que tem.

Até mesmo a dificuldade dos games não foi alterada e penso que mesmo com algumas críticas a Activision e a Vicarious não deveriam nunca pensar em mexer neste aspecto dos três jogos, nem mesmo com patch no futuro. Crash Bandicoot 1 é um jogo bem difícil, principalmente se você gosta de pegar tudo que o jogo tem a oferecer e buscar todos os segredos. Crash Bandicoot 3 é o mais fácil, porém o mais divertido pela diversidade de cenários, fases maiores, muitos estilos de jogabilidade, muitos segredos e muitas horas de diversão. Crash Bandicoot 2 é um meio termo entre o 1 e 3, com uma dificuldade média. Novamente, ao não modificar os jogos, principalmente o primeiro a favor dos tempos atuais em que jogo difícil nem sempre é bem aceito, a Vicarious Vision dá mais uma prova de seu respeito e admiração pela trilogia original. Eu não tenho dúvidas que, além de profissionais, os caras do estúdio são fãs de Crash, pois isso se reflete no trabalho que executaram.

Uma coleção obrigatória 

Crash Bandicoot N Sane Trilogy é uma homenagem ao bom e velho Crash mantendo tudo que ele tinha de melhor na época da Naughty Dog, com uma dose de desafio e diversão bem alta, mas com aspectos técnicos importantes para que os jogadores dos consoles da nova geração se sintam bem com três games extremamente bonitos e bem feitos. Já que a Activision não vinha acertando em seus jogos com o personagem, a saída de buscar inspiração e posicionamento de mercado com os três primeiros jogos foi acertadíssima e agora o futuro para Crash parece brilhante!

A Vicarious Vision demonstra que está pronta para um desafio supremo, de criar um novo Crash aos moldes dos antigos, ou até mesmo remasterizar de forma luxuosa o fantástico Crash Team Racing. Agora é curtir os três jogos do pacote N Sane Trilogy que por si só já vão trazer muitas horas de diversão e aguardar para conhecermos os futuros planos da Activision para Crash Bandicoot. Se você jogou os games clássicos essa coleção é obrigatória, e se você nunca colocou as mãos em um Crash, essa é a melhor hora possível.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”