Análise | Dead by Daylight reúne todos seus pesadelos e os transforma em diversão!

Compartilhe

Jogos de terror são sempre temidos pelo público gamer, pois são poucos que possuem coragem de jogar. Mas o que acontece quando você coloca diversão com amigos junto a atmosfera de jogos de terror? A resposta está na experiência que obtive jogando Dead by Daylight. É algo tão valioso, que estamos trazendo essa análise meio atrasada. Mas sentimos que era importante passar isso para vocês que nos acompanham.

Desenvolvido pela Behaviour Interactive, o game conta com uma formula de jogabilidade simples que consegue se tornar viciante, divertido, assustador e até mesmo competitivo. Não é à toa que depois que Dead by Daylight chegou ao mercado, tivemos diversos jogos inspirados no estilo como “Friday The 13th: The Game”. Mas ao contrário do seu concorrente, Dead By Daylight consegue trazer uma vasta variedade de elementos que poderão tornar o gameplay pouco repetitivo e mais divertido. Mergulhe em seus maiores pesadelos e confira nossa análise abaixo.

Medo vs Diversão

- PUBLICIDADE -

Em Dead By Daylight, o medo e a tensão te atormentam. Mesmo que você jogue com três jogadores na partida, a sensação de que algo está te observando é presente a todo momento. O objetivo do game é simples, basta ligar os geradores do mapa e abrir o portão de saída. Enquanto o objetivo do assassino, bom… acredito que todos já saibam. A parte legal disto tudo, é que você pode jogar de sobrevivente ou assassino. A experiência do game muda completamente em ambos modos de jogo. No modo sobrevivente a tensão e o medo predominam. E no modo assassino irá exigir um comportamento mais tático e estratégico por parte do jogador para capturar suas vítimas.

Não seria sincero da minha parte dizer que os assassinos presentes no elenco de Dead by Daylight não são poderosos. Mas para contornar e equilibrar todas as habilidades entre o bem e o mal, o game conta com os cooldowns de habilidade”. Outra técnica utilizada pelo jogo para equilibrar a “apelação” do assassino é a animação de ataque. Após acertar algum sobrevivente, o assassino fica mais lento e executará uma rápida animação dele se preparando para um segundo ataque. Desta forma, o jogador que está sendo perseguido consegue ter uma pequena chance para escapar.

- PUBLICIDADE -

Os sobreviventes são frágeis, apenas dois ataques para que o personagem caia no chão e fique vulnerável para o assassino levar ao gancho no qual será sua luta contra a vida e a morte. O primeiro ataque não irá te derrubar, mas seu sobrevivente ficará gemendo e mais lento do que normalmente. Jogadores que estiverem caídos no chão, podem ser levantados por outros sobreviventes.

Não tente fazer tudo sozinho

Trabalhar em equipe em Dead by Daylight é fundamental, caso queira ter sucesso na fuga e garantir muitos pontos para trocar por experiência. O game traz mecânicas que permitem que os jogadores possam trocar itens e até mesmo curar um ao outro. A comunicação não é obrigatória, mas é necessária em muitas situações. Se todos trabalharem em conjunto, acredite, quem estiver controlando o assassino passará muita raiva.

O jogo conta também com um “mini-game” durante alguns processos, como o de consertar o gerador de energia. Um circulo irá surgir com um indicador, que efetuará um pequeno giro, o jogador deverá pressionar o botão correspondente assim que o indicador passar pela área correta. Caso o contrário o gerador irá estourar, emitindo um ruído alto que revelará sua posição para o assassino.

Classes… ou melhor, personagens!

Você fica a dispor de uma grande variedade de sobreviventes e assassinos com habilidades únicas. Na categoria de sobreviventes, o game oferece onze personagens. Enquanto isso na categoria de assassinos, os jogadores têm a dispor dez tipos diferentes. A parte triste é que o jogo possui uma quantidade considerável de DLCs que incluem novidades relevantes. Assim limitando a experiência do jogador caso ele opte pela versão básica.

O mais interessante é o cuidado que os desenvolvedores possuem com a direção de arte dos assassinos. Todos sempre com aspectos, mecânicas e gameplay diferenciado dos demais. Inclusive existem DLCs que permitem jogar com grandes ícones dos filmes trash de terror como Michael Myers (Halloween)Junior Sawyer (Massacre da Serra Elétrica)Freddy Krueger (Hora do Pesadelo). Tudo isso com direito a detalhes chaves de cada assassino, como por exemplo, jogar com Freddy ao som da terrível música tema do assassino.

Além dos “figurões” dos filmes trash, é possível jogar com uma seleta quantidade de assassinos originais do game. Todos com um excelente trabalho de desenvolvimento para colocar medo em qualquer jogador que cruzar o seu caminho no gameplay. Um dos assassinos que me chamaram a atenção foi Herman Carter, da DLC “Spark of Madness”. Ele possui visual extremamente bizarro e perturbador, além de habilidades que faz qualquer jogador pular da cadeira, por criar os famosos “jumpscares”. A criatura Lisa Sherwood da DLC “Of Flesh and Mud”, é outra do elenco original que possui um visual peculiar e assustador gerando bons sustos nos sobreviventes. Esse sem dúvidas é o ponto mais forte do game, sua variedade e exclusividade de sobreviventes e assassinos.

Arvore de Desbloqueios e Ranking

A arvore de habilidades do elenco de sobreviventes e assassinos se renova a cada vez que a conclui. Elas são pequenas, mas com a renovação da arvore, acaba lhe tornando infinita. No geral podemos defini-la como uma arvore de desbloqueios ao invés de habilidades. A maior parte dos “upgrades” se ganha itens consumíveis. Os consumíveis vão desde caixas de ferramentas para sabotar armadilhas e efetuar a manutenção dos geradores rapidamente, até lanternas que cegam o assassino temporariamente, ao apontar para o rosto dele. É possível também desbloquear perks que atribuem habilidades passivas nos personagens. Os desbloqueios são efetuados com o XP ganho a cada partida, que são nomeadas de “fragmentos”.

O game conta também com um sistema de ranking para o modo sobrevivente e assassino, definindo seu nível de experiência com cada categoria e te alocando em partidas com jogadores da mesma experiência (ranking). São vinte posições de ranking, começando inicialmente pelo 20º lugar.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

Espalhado pelo mapa, é possível encontrar diversos armários para se esconder. O “intenso” disto tudo é o fato do assassino poder abrir os armários para encontrar os sobreviventes, deixando ao jogador a sensação de vulnerabilidade. Contudo podemos dizer que a maior arma dos sobreviventes em Dead by Daylight é “enganar”. Os cenários na maioria das vezes são ricos em vegetação densa, permitindo que o jogador engane o assassino ao se esconder em plantações de milho, mata alta ou até mesmo atrás de grandes arvores. A perspectiva de visão do assassino, diferente dos sobreviventes que é com campo de visão aberto e em terceira pessoa, é em primeira pessoa com campo de visão pequeno. Isso garante que o assassino não enxergue tão bem quanto o sobrevivente.

Sobreviventes podem ser salvos do gancho por outro aliado caso sejam capturado pelo terrível assassino. Ao ser colocado no gancho, sua vida será reduzida lentamente e constantemente. Este período é o momento em que seus amigos poderão te ajudar a escapar. Quanto mais sobreviventes escaparem, mais pontos ganharão no fim do jogo.


Dead by Daylight consegue transformar seus medos e pesadelos em diversão. No entanto a diversão pode ser garantida apenas se jogar com os amigos. Sozinho pode frustrar devido a necessidade da comunicação e do trabalho em equipe durante a jogatina como sobrevivente. Jogando como assassino, esses problemas são extintos, mas surge a repetição por ficar preso em apenas um modo de jogo. A experiência do game se limita também a quantidade de DLCs (dependendo da versão que adquirir), já que o jogo base não possui muitos assassinos no elenco com a soma de que o game só possui um modo de jogo.

Dead by Daylight está disponível para PC, Playstation 4 e Xbox One.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”