BGS 2023: JOGAMOS a demo de ‘Enigma do Medo’, jogo BRASILEIRO de terror do Cellbit e da Dumativa

Enigma do medo

Compartilhe

A Nuuvem teve presença oficial na Brasil Game Show 2023, em parceria com a editora Cygames, onde apresentou uma estande de 300m² repleto de atrações. Entre o espaço, estavam demonstrações dedicadas a jogos inéditos da franquia Granblue Fantasy, Ruff Ghanor, Rasek e Enigma do Medo, todos acessíveis ao público.

“Enigma do Medo”, em particular, tem gerado muita expectativa entre o público brasileiro. Trata-se de um jogo ambientado no universo de “Ordem Paranormal”, o RPG do streamer Rafael Lange, conhecido como Cellbit. Desenvolvido em parceria com a Dumativa (a Lenda do Herói) ele está em produção há dois anos, com previsão de lançamento para PC e posteriormente para PlayStation, Xbox e Nintendo Switch. O jogo foi financiado coletivamente no Catarse, arrecadando mais de R$ 4,2 milhões, superando em oito vezes a meta inicial de R$ 500 mil.

- PUBLICIDADE -

Durante o evento, o Combo Infinito teve a oportunidade de jogar a demo do jogo, onde tivemos a chance de explorar mais dos ambientes onde nossa personagem principal, Mia (dublada por Pamella Rodrigues), e seu cãozinho, Lupi, precisarão explorar e desvendar alguns segredos importantes – e apavorantes.

Entendendo a história

Enigma do Medo

“Enigma do Medo” é um jogo de investigação e suspense que combina elementos de Pixel Art e 3D, no qual os jogadores assumem o papel de Mia, uma jovem detetive que se dedica a investigar o paranormal em uma área misteriosamente conhecida como “Perímetro – O lugar que não existe.” Ela é acompanhada por seu fiel cãozinho, Lupi, e outros amigos, incluindo Agatha (com voz de Karen Padrão) e Samuel (dublado por Fred Mascarenhas). Sua missão é desvendar o desaparecimento de seu pai, Sr. Veríssimo, um dos agentes mais habilidosos do mundo e o líder da Ordo Realitas, uma organização de detetives paranormais.

O jogo foi concebido como um produto independente com o objetivo de atrair um novo público, incluindo aqueles que não têm familiaridade com o universo da Ordem. Seu criador, inclusive, define o jogo como “um puzzle de mistério com elementos de terror e exploração”. Dessa forma, o jogador precisa investigar e resolver enigmas para conseguir compreender e entender o que acontece na história.

- PUBLICIDADE -

Um jogo promissor

Enigma do Medo

Durante nosso teste, o ambiente a ser explorado foi o Perímetro, uma área aberta e não-linear. Controlando Mia, o jogador inicia sua jornada através de uma floresta densa e obscura, onde deverá seguir para uma mansão abandonada. Ela, entretanto, não se encontra sozinha neste primeiro momento. Junto de Lupi, há dois agentes muito especiais da Ordem que darão apoio a Mia durante sua exploração: Samuel e Agatha. 

É nítido neste primeiro momento a direção de arte única e exorbitante que mistura o carisma da Pixel Art e a imersão dos ambientes em 3D com iluminação dinâmica. A trilha sonora o mantém atento o tempo todo, o que contribui ainda mais para a imersão do jogo. Porém, os controles não são apresentados diretamente aqui, ficando a posse do jogador descobrir os comandos.  

Ademais, no que tange à gameplay, Lupi é extremamente importante quanto Mia, podendo passar por obstáculos menores e mais difíceis que a personagem não conseguiria seguir. Portanto, o jogador poderá alterar entre eles para seguir, além de usar um sistema de inspeção e investigação (como lanterna de luz negra, rastrear cheiros específicos com Lupi e decifrar enigmas) que permitirá sentir-se como um verdadeiro detetive analisando pistas para desvendar os segredos da história.

Enigmas, inimigos e mais enigmas

Enigma do Medo

O sistema de combate é simples e intuitivo, semelhante aos jogos antigos da franquia Resident Evil. Os jogadores devem mirar corretamente nos inimigos para acertar partes vitais. No entanto, não é uma tarefa fácil, e quando se depara com muitos e tenta fugir, torna-se mais desafiador atingir os alvos, seja com ataques ou atordoamentos. Portanto, uma abordagem furtiva em certos ambientes, evitando fazer barulho, pode ser uma estratégia inteligente. É crucial lembrar que a munição é um recurso limitado, portanto, a cautela é necessária para não desperdiçar todos os cartuchos.

Certamente, como muitos fãs de Cellbit já esperavam, em “Enigma do Medo”, os jogadores precisarão resolver inúmeros enigmas para avançar na história. Ao entrar na mansão, a sensação de ser um detetive se intensifica. Os ambientes são escuros, e há diversos itens que precisam ser examinados minuciosamente. É evidente que os jogadores devem prestar muita atenção aos itens que coletaram, pois, como Cellbit explicou anteriormente, “nada está ali por acaso.” Entre esses itens estão folhas, mapas, documentos, fotografias, rádios e até gravadores antigos, que os jogadores podem desvendar e ouvir para obter detalhes essenciais sobre a trama.

Uma dublagem impecável

Enigma do Medo

Além de todos os elementos mencionados, a dublagem em “Enigma do Medo” se destaca por sua qualidade excepcional. O jogo conta com um elenco de dublagem liderado por Fred Mascarenhas e inclui um grande número de talentos notáveis ​​que não foram revelados nesta fase inicial da demonstração. Entre esses, estão nomes como Guilherme Briggs, que dubla o personagem Sr. Veríssimo, Manolo Rey, Raphael Rossatto, Helena Palomanes, Hércules Franco, Thiago Zambrano, Marco Ribeiro e por fim, Carol Crespo.

Além disso, vale ressaltar que o jogo já está disponível para pré-venda exclusiva para PCs diretamente no site da Nuuvem, acessível através do link nuuvem.com/medo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”